Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Melhorar a dicção – Como falar melhor



Aprenda como falar melhor em público melhorando a dicção  com exercícios e dicas em vídeo da fonoaudióloga – Saber se expressar bem é fundamental, pois além de ganhar destaque no seu local de trabalho ou de estudo, falando bem e corretamente você consegue ser entendido e evita constrangimentos ou confusões. Entretanto, perder a vergonha de falar em público, preparar palestras, aulas ou até mesmo falar de improviso e evitar o “branco” decorrente do nervosismo é uma tarefa difícil, mas que pode se tornar fácil com treinamentos, dicas técnicas e truques que ajudam muito na hora em que você mais precisa. Por isso vamos ensinar agora o que deve ser feito para melhorar a dicção e se sair bem em uma palestra, reunião etc.
Naturalidade, essa é a primeira dica para quem deseja falar bem em público. Isto quer dizer que quanto mais natural você for, mais fácil será para as pessoas que estão te ouvindo, entender a mensagem que você quer passar. Sendo assim, treinar, aperfeiçoar a sua naturalidade é de extrema importância.
Outro ponto chave é intensidade que você está dando a sua fala, pois se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Por outro lado, falar muito alto traz as suas desvantagens, uma vez que você logo se cansará, podendo até irritar os convidados. Dessa forma, você deve falar numa altura adequada para cada ambiente e nunca esqueça de dar ao seu discurso entusiasmo e vibração.
Velocidade e ritmo adequado são essenciais ao bom entendimento, nunca fale rápido ou devagar demais, o ideal é construir um ritmo agradável de comunicação. Evite termos pobres e vulgares, como palavrões ou gírias, mas também não use palavras difíceis de ser compreendidas, pois isso prejudicará bastante a sua fala. Para quem não tem o hábito de falar em público, manter uma postura correta é uma grande dificuldade, a dica do Resumo do Dia é não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação.
Por fim, para uma palestra ter sucesso é preciso que ela tenha começo, meio e fim. No início, procure conquistar os ouvintes, seu interesse e atenção em no fim faça uma breve recapitulação de tudo que foi abordado. Treine bastante e aproveite todas as dicas. A seguir, aprenda como melhorar a dicção com exercícios práticos.

Exercícios para melhorar a dicção






Como falar bem em público: Postura, qualidade e tom, voz (dicção), entonação e pausa










F: Resumo do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário