Em tempos de crise é natural que o consumidor busque alternativas mais econômicas na escolha de seus presentes. Em muitas situações ele se vê forçado a substituir o “presentão” pela “lembrancinha”. Mesmo assim, todos nós desejamos causar o maior impacto possível com o presente que podemos comprar.
Desenha-se assim um desafio para o consumidor: como causar a melhor impressão, gastando pouco? E outro para os empresários: como ajudar o consumidor a fazer isso, consequentemente, conquistando esta venda?
A receita é bastante conhecida: para valorizar um produto por mais simples que ele seja basta colocá-lo numa belíssima embalagem de presente.
Uma embalagem bem elaborada torna o produto visualmente mais atraente, alterando significativamente a percepção de valor de quem recebe o presente. Além disso, embalagens diferenciadas criam a impressão de exclusividade, personalização.
Um exemplo de sucesso é O Boticário que sempre entendeu a importância das embalagens para valorizar o produto. Além de produtos de alta qualidade, a empresa se esforçou no desenvolvimento de embalagens virtuosas, notadamente valorizadas por seus clientes.Por outro lado, a competição intensa, tem levado as empresas a praticar preços bastante agressivos, reduzindo significativamente suas margens e consequentemente os recursos necessários para oferecer embalagens mais elaboradas.
Se existem consumidores com orçamento apertado que buscam o menor preço e não se importam com a apresentação do produto, também existem aqueles que entendem a importância da embalagem e vão optar pela empresa que oferecer o melhor embrulho para presente.
Um caminho para atender esses dois tipos de consumidores é oferecer uma boa e modesta embalagem para todos os clientes sem custo adicional e alternativas de embalagens mais sofisticadas, cobrando à parte, para aqueles clientes mais exigentes.
Sabemos que é possível criar embalagens de presentes bastante atraentes utilizando materiais de custo acessível. Mas para isso é necessário que o empresário pesquise bastante e invista no treinamento próprio e da equipe que irá fazer o embrulho.
Embalagens bonitas agradam tanto quem dá como quem recebe o presente, portanto são poderosas armas para conquista de clientes. Basta que os empresários estejam preparados para oferecer boas opções a custos acessíveis para aproveitar esta importante oportunidade de incrementar suas vendas.
Gustavo Carrer
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