Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ciclo de vida de um sistema



Reconhecimento do problema

A idéia de desenvolvimento de um novo sistema ocorre ao usuário quando ele reconhecer Ter problemas com os meios com os quais ele desenvolve seu negocio. Esta consciência marca o inicio da fase "reconhecimento do problema". Tipicamente, o usuário está mais preocupado com a maneira pela qual ele está executando seu trabalho no que tange ás deficiências físicas do sistema que utiliza. Por exemplo, seu reconhecimento do problema pode culminar nesta avaliação: "Aqui na Albert Ross Seguro Marítimo, aumentamos nosso quadro de funcionários em 43%, em um período de dois anos. Duplicamos nossas metas e aumentamos nosso negócio em mais de 100%. O custo de todos os funcionários adicionais e supervisores que temos admitido está se tornando exorbitante. Eu acho que necessitamos de um computador..." Com esse relato, o usuário agora está pronto para iniciar a Segunda fase.


Estudo da viabilidade

Talvez o usuário precise de um computador - mas talvez não. Esta é uma das decisões que devem ser tomadas após o termino do próximo estagio do projeto: o estudo da viabilidade( também da avaliação). O estudo da viabilidade serve para: 



Identificar o escopo do sistema corrente a ser estudado; 
Identificar problemas com o sistema corrente; 
Identificar os objetivos principais para o novo sistema; 
Identificar um numero ( possivelmente nenhum ) de soluções que possam satisfazer as necessidades do usuário dentro de seu orçamento e planos; 
Desenvolver um macro estimativas das vantagens e desvantagens de cada solução; 
Desenvolver um macro plano de realização do projeto com estimativas dos recursos necessários; 
Obter o parecer do usuário e da administração incluindo alterações nos tópicos anteriores; 
Obter a decisão do usuário e da administração e o comprometimento deles ate pelo menos a parte da analise do projeto.
As seis primeiras funções acima devem ser abortadas atentamente. Caso contrario o estudo da viabilidade ira falhar em seu propósito de evitar as despesas de uma analise abrangente de um projeto sem perspectivas. Para a maioria dos projetos, o estudo da viabilidade consome em tempo menos de um mês. 




Análise

As informações reunidas durante o estudo da viabilidade, ainda que não estejam muito detalhadas ou mesmo precisas - serão o ponto de referencia para uma análise total. A análise ( também chamada projeto externo, análise de sistemas comerciais, ou fase de especificação) consiste em entrevistar o usuário sobre as atividades do sistema atual, quais características adicionais ele deseja em seu novo sistema e que restrições ( tal como o tempo de resposta ), o novo sistema deve satisfazer. Os resultados da analise devem incluir: 
Um relatório de custo/benefício por atividade;



Requisitos da base de dados ( data base );



Necessidades físicas ( isto é, novos "hardware", novos "software" e novas pessoas );



Necessidades para a conversão do sistema.

Mas o mais importante é que a análise deve produzir uma especificação funcional. Este documento determina o que é necessário para o novo sistema. No passado, a especificação funcional era um documento pesado desenvolvido por vários analistas, os quais tinham em comum no estilo de escrever somente a habilidade de combinar exaustivamente detalhes com falta de clareza. O usuário deveria lê-lo, digeri-lo e assiná-lo, aprovando a especificação como sendo um relato correto do que ele desejava.



Projeto ( design )

A fase do projeto ( ou projeto interno, análise de sistemas em computador ou projeto de programas ) utiliza as especificações produzidas durante a análise e estabelece como organizar as especificações de uma forma apropriada para a execução em computador. Convencionalmente, isso engloba o desenvolvimento do fluxograma do sistema, os passos da execução ( job steps ), as definições dos programas, e assim por diante, que é conhecido como projeto preliminar. O projeto preliminar é seguido pelo projeto detalhado, no qual são desenvolvidos fluxogramas de programa, layouts dos arquivos, descrição dos dados e outros com exceção da codificação dos programas. O projeto estruturado consolida o projeto preliminar e o detalhado em uma única fase do projeto, compreendendo conjunto bem definido de atividades de projeto.



Implementação

Nesta fase ( aliás programação u codificação ), o que foi produzido durante o projeto será então transformado em programas.



Teste

A fase de testes está as vezes interligada com a implementação e tradicionalmente envolve o teste, inicialmente de partes separadas e, finalmente, do sistema como um todo. O sistema é então submetido a testes de aceitação ( aliás controle de qualidade ). O teste de aceitação é acompanhado pelo usuário, seus representantes, analistas, grupo de padrões, auditoria externa de sistemas, ou outras combinações deles. 



Manutenção

Uma vez que o sistema passou pelos testes de aceitação ele esta pronto para entrega ( aliás implantação, inicio de produção, operação paralela e assim por diante ). Qualquer modificação que aconteça ao sistema a partir de agora é chamada manutenção. Poucos anos após a implantação de um sistema tradicional, suas alterações durante a fase de manutenção tornam-se monótonas, sujeitas a erro e dispendiosas. Idealmente, a administração reconhece o problema e faz o estudo de viabilidade visando substituir o velho sistema por um novo. Assim, o ciclo começa novamente...


Fonte(s):

PAGE-JONES, MEILIR
Projeto Estruturado de Sistemas
McGran-Hill.:C1988,396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário