O Dia dos Namorados é, sem dúvida, uma das principais datas do ano para o comércio, fato que torna junho um mês importante para o setor. Ainda que a princípio, o que é inclusive verificado por pesquisas, a intenção dos consumidores seja não comprar, na última hora o que se vê são lojas cheias. O fato é que ninguém resiste a presentear, ainda que com uma lembrancinha.
As compras relacionadas a esta data têm mais do que outras, um componente imensurável, que é a motivação e a razão daquele investimento. Por isso, impressões provocadas no cliente neste momento são definitivas para que ele se torne ou não um consumidor fiel. Impressões da loja, do vendedor e do produto, registradas durante o atendimento, a escolha e a decisão de compra, serão fatores fundamentais para a conquista desse cliente. Por isso, a recomendação é reforçar a atenção, porque justamente nessa data de crescimento da demanda, é que a qualidade do atendimento pode cair. Lojas cheias, consumidores exigentes e, de repente, o lojista não consegue se dedicar com a atenção necessária. A adoção, desde antes, de procedimentos adequados e o treinamento dos vendedores pode ajudar a contornar o problema, garantindo atitudes corretas na relação com os clientes. Atender bem é então questão de atitude!
Cinco atitudes fundamentais promovem a plena realização de expectativas na relação de compra e venda. De forma resumida, são elas:
1) Competência - manter sempre pessoal treinado, e orientado a oferecer ao cliente informações que facilitem a escolha da melhor solução para a sua necessidade. Lembre-se que seu cliente não compra apenas artigos, mas sim, busca benefícios e conveniências. Um bom vendedor é quem sabe também demonstrar e utilizar o que está oferecendo.
2) Cortesia - estas atitudes são extremamente valorizadas pelo cliente. Delicadeza no trato, amabilidade na comunicação, linguagem apropriada, e de fácil entendimento, são essenciais para deixar a marca de seu negócio na lembrança de sua clientela.
3) Presteza - a sábia atitude de valorizar o tempo do seu cliente. Ninguém gosta de enfrentar filas de atendimento, ou de pagamento. Por exemplo, num mundo de pagamentos eletrônicos, não faz sentido que todas as operações com cartões de crédito dependam de uma única linha telefônica, aumentando o tempo de espera.
4) Credibilidade - a atitude ética de não enganar, ou tirar vantagens ilícitas de seus clientes. É o zelo e o respeito ao cliente. Esta atitude é fundamental na imagem positiva que a clientela espalha pelo boca-a-boca.
5) Receptividade - estar sempre preparado para fazer de sua loja um ambiente, no qual os clientes sentem prazer em entrar, e confiar, para poder indicar a outros interessados. O ambiente e as pessoas contribuem para bem receber e apresentar boas soluções de mercado, de forma agradável e honesta.
Se vender bem é uma questão de atitude, que tal você transformar o Dia dos Namorados num grande momento para que, a empresa como um todo, passe a encantar e namorar sua clientela, criando um envolvimento duradouro e permanente, buscando acima de tudo, aquilo que todo namorado espera: fidelidade.
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