Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

sexta-feira, 17 de junho de 2011

As 10 Franquias mais caras do Brasil e suas histórias

Fraquias hoje em dia parecem ser opções simples e garantidas para quem quer abrir um negócio próprio e tem um pouco mais de dinheiro para investir. Somente parece mesmo. Uma franquia apesar de ajudar, não é sinônimo de sucesso e muito menos de economia. Todo negócio precisa de seus devidos conhecimentos e cuidados e franquias podem ser desde taxas irrisórias a taxas milhonárias. Vejam a seguir algumas das franquias mais caras do Brasil. Tenho certeza que depois de conferir esses números, não vão olhar da mesma forma para aquelas pequenas estruturas e quiosques de algumas delas.
Confira abaixo a lista…

1º. Accor Hotels – R$ 4.650.000 a R$ 55.600.000

Presente em 100 países com 150 mil colaboradores, o Grupo Accor é uma cadeia européia que anda tomando o mundo da hotelaria de assalto. Aqui mais comumente conhecido pela linha Ibis de hotéis, também possuem outras “redes” hoteleiras. Conhecido por ter em grande maioria hotéis com menor luxo, porém maior eficiência. Representa a nova tendência de mercado de praticidade ao invés de “desperdício”. Com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, EtapHotel, Formule1 e Motel 6, somam mais de 4 mil hotéis, cerca de 500 mil apartamentos, em 90 países.

2º. Ragazzo – R$ 1.305.000 a R$ 1.610.000



Rede de comida italiana. Ragazzo é parte do Grupo Alsaraiva, também conhecido como o criador e detentor da rede Habib´s, a maior rede de fast food de comida árabe do mundo. Com o surgimento e o sucesso da primeira loja Habib´s, em 1988, na cidade de São Paulo, os negócios da empresa expandiram-se com a criação de novas lojas e franquias. Esse crescimento levou à formação do Grupo e de uma série de empresas que apóiam e fornecem serviços para as redes Habib´s e Ragazzo e também para clientes externos. Apesar de ter sido fundada depois do Habib’s, note que ela hoje tem um valor ainda mais elevado de franquia que a original fast food árabe. O grupo Alsaraiva possui ainda a Arabian Bread, o Ice Lips, o Promilat e o Voxline.

3º. Organoeste – R$ 1.300.000 a R$ 1.850.000



 É uma empresa especializada na aplicação de biotecnologia para degradação acelerada de resíduos orgânicos de classe II – não inertes. O processo é realizado através de compostagem a céu aberto, livre da geração de chorume ou pingue e sem emissão de gases de efeito estufa. Em um prazo médio de 15 (quinze) dias o processo é finalizado e resulta num produto caracterizado como fertilizante orgânico multinutriente de alto potencial agrícola. Ou seja, fazem adubo orgânico. São divididas em cinco regiões chamadas de Master Franquias.


4º. Café Cancun – R$ 1.221.000 a R$ 1.961.000

Criada em 1992, a marca Café Cancun foi craida pelo grupo Gama-Forte, com o propósito exclusivo de desenvolver o projeto de implementação de um restaurante com tema mexicano e caribenho em São Paulo. Apesar de ser colocado como um restaurante, se tornou uma grande franquia de boate temática, onde seu principal produto atrativo é a tequila. O ramo das casas noturnas pelo visto dá muito dinheiro O.o.

5º. Pizza Hut – R$ 1.090.000 a R$ 1.590.000

A Pizza Hut está presente em 88 países, a rede conta com mais de 12.000 restaurantes ao redor do mundo e emprega mais de 250.000 funcionários apenas nos Estados Unidos. No Brasil, são 63 restaurantes distribuídos em diversos estados. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo.
A Pizza Hut é uma marca pertencente à Yum! Brands Inc. que é a empresa de restaurantes detentora de 5 marcas reconhecidas internacionalmente: A&W All American Food, KFC, Long John Silver´s, Pizza Hut e Taco Bell. Até 1997, a Yum! Brands era uma divisão da PepsiCo responsável pela operação de 3 marcas: Pizza Hut, Taco Bell e KFC. Nessa época, seu nome era “Tricon Global Restaurants”. Mais de 20 anos depois, são mais de 34.000 restaurantes com as marcas da Yum! Brands distribuídos em mais de 100 países e territórios.
OBS: Este novo nome, “Yum!”, foi escolhido com base em uma expressão americana, correspondente ao nosso “Huum” e que expressa o prazer de comer algo muito gostoso.

6º. McDonald’s – R$ 1.090.000 a R$ 1.195.000

Presente em 118 países, a rede possui 31,8 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhão de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes. No Brasil, a rede chegou em 1979. Além disso, trata-se de um dos oito maiores mercados da corporação e está entre os cinco com o maior crescimento desde 2000, sendo que em 2006 registrou um crescimento de 14,% no faturamento anual.
Atualmente, possui 1.158 pontos-de-venda, entre restaurantes, quiosques e McCafés, distribuídos em todas as regiões do País. A empresa ainda emprega cerca de 34 mil funcionários e arrecada por ano aproximadamente R$ 249 milhões em impostos e contribuições sociais. Não é por acaso que o McDonald’s é hoje um reconhecido núcleo de formação profissional, no qual os jovens são expostos a atividades educativas, visando à qualificação técnica, ao senso de comprometimento com o negócio e a valores como espírito de equipe e responsabilidade social. Cerca de 70% dos atendentes tiveram sua primeira oportunidade profissional no próprio McDonald’s. Do atual quadro de funcionários, 87% têm menos de 21 anos de idade, o que consolida a imagem da empresa em ser um grande gerador de postos de trabalho para jovens no país.

7º. Capital Steak House – R$ 820.000 a R$ 1.368.000

Uma casa de carnes com sede em Brasília. A começar pelo cardápio que, reúne uma grande variedade de pratos, que vão dos Steaks (carnes com cortes especiais) aos pratos genuinamente americanos, como os nachos e seus temperos picantes, a integração com a comunidade uma das principais preocupações dos empreendedores, que asseguram participação e parcerias em todos os eventos comunitários e de interesse comum. A integração com as atividades sociais com certeza representa um diferencial e valorizador a franquia.

8º. Gula Gula – R$ 819.000 a R$ 1.087.000

Era 1984… No começo eram apenas três amigos: Fernando de Lamare, Pedro Salgado e Cláudio Bernardes. Um cuidava da cozinha, o outro do dinheiro e o terceiro do ambiente. Juntos, criaram um clássico, o Gulinha da Rita Ludolf, no Leblon, com apenas duas mesas e muita vontade de oferecer aos clientes o mesmo que tinham com a companhia um do outro. .
O Gula Gula oferece um mix variado de saladas e pratos quentes com sedes principais no Rio de Janeiro.

9º. Habib’s – R$ 785.000 a R$ 1.500.000

Quando a rede Habib’s inaugurou em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo, certamente o mercado de alimentação não imaginaria o crescimento vertiginoso por qual o Habib’s iria trilhar nas últimas duas décadas, alcançando a marca atual de 305 endereços distribuídos pelo Brasil.

10º. Fast Runner – R$ 647.200 a R$ 747.200


Rede de materiais esportivos onde se encontra modernos calçados e equipamentos. Possuem também uma série de serviços para quem leva o esporte a sério, como Test Run dos tênis em esteiras, Gift Card, Compra via internet, Fast Home (serviço de entrega), além de parcerias com assessorias esportivas, médicos, nutricionistas, massagistas, entre outros.


Esse post foi inspirado pelo Lista10.org. Baseado em dados da Associação Brasileira de Franchising, em Junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário