quarta-feira, 29 de junho de 2011
Sede Serasa é pioneira em acessibilidade para deficientes
A Serasa tornou-se a primeira empresa a receber e a renovar a certificação NBR 9050:94, ao ser auditada no começo de setembro pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A organização manteve a certificação, conquistada em 2003, pelo seu modelo de gestão que abrange o moderno sistema de acesso e livre trânsito que seu edifício sede oferece a portadores de todos os tipos de deficiência. No ano passado, a Sede Serasa tornou-se o primeiro prédio no Brasil a receber essa certificação, conquistada por poucos edifícios no mundo, cujas instalações atendem a todos os requisitos auditados.
“A Serasa é pioneira na obtenção da certificação que oferece segurança e acessibilidade a portadores de todos os tipos de deficiência. Hoje, outras empresas estão começando a seguir o exemplo da Serasa. Todas as mudanças realizadas na sede, desde a primeira auditoria, estão de acordo com a NBR 9050, mostrando sua responsabilidade social”, afirmou Agostinho Tomaselli, engenheiro da Fundação Vanzolini, responsável pela auditoria realizada na empresa.
A NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), fixa os padrões e critérios que visam a propiciar às pessoas portadoras de deficiência condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos. A auditoria e a certificação da conformidade aos padrões da norma técnica são de responsabilidade da Fundação Vanzolini e foram realizadas na Serasa.
Assista um vídeo que fará você refletir sobre o assunto.
terça-feira, 28 de junho de 2011
LIBRAS
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.
Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.
Informações Técnicas
1 LIBRAS
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa.
As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.
Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
2 Sinais
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:
2.1 Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos.
Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.
2.2 Ponto de articulação: é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.
2.3 Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.
2.4 Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.
2.5 Orientação/Direção: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade.
3 Convenções da LIBRAS
3.1 A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificação, serão representados na Língua Portuguesa em letra maiúscula. Ex.: CASA, INSTRUTOR.
3.2 A datilologia (alfabeto manual): usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal, estará representada pelas palavras separadas por hífen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P-Ó-T-E-S-E.
3.3 Os verbos: serão apresentados no infinitivo. Todas as concordâncias e conjugações são feitas no espaço. Ex.: EU QUERER CURSO.
3.4 As frases: obedecerão à estrutura da LIBRAS, e não à do Português. Ex.: VOCÊ GOSTAR CURSO? (Você gosta do curso?)
3.5 Os pronomes pessoais: serão representados pelo sistema de apontação. Apontar em LIBRAS é culturalmente e gramaticalmente aceito.
Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.
F: www. libras.org.br
domingo, 26 de junho de 2011
ILUSÕES DE ÓTICA
Ilusão de ótica, como o próprio nome já diz, são ilusões, ou seja, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo assim uma falsa visão.
Essas ilusões podem aparecer naturalmente, ou aparecerem por acaso, para mostrar as condições do sistema visual do ser humano.
As imagens que mais causam a ilusão de ótica são as imagens usadas na arte.
Aproximadamente 50% de tudo o que enxergamos é ilusão, pois as imagens que vem direto para os olhos se unem com as que vem da nossa memória.
As cores, o brilho, o tamanho , as formas, são visões que se formam rapidamente, no nosso circuito neural.
As imagens que mais causam a ilusão de ótica são as imagens usadas na arte.
Aproximadamente 50% de tudo o que enxergamos é ilusão, pois as imagens que vem direto para os olhos se unem com as que vem da nossa memória.
As cores, o brilho, o tamanho , as formas, são visões que se formam rapidamente, no nosso circuito neural.
AGORA QUE VOCÊ ENTENDEU UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO, O BLOG MEGAFONE ADM TROUXE UM TESTE.
Tente falar a cor, e não o que está escrito. Rápido
AGORA MAIS ALGUNS EXEMPLOS INTERESSANTES:
As linha parecem se deformar quando os quadros andam, mas não!! as linhas continuam retas, a passagem dos blocos que causa o efeito.
A idéia é a mesma da ilusão anterior!!!As linhas aqui, também não se deformam.Não acredita , pegue uma régua e confira!!
sábado, 25 de junho de 2011
MEGAFONE Adm RETRÔ: Edifício Palace II é implodido após desmoronamento parcial (1998)
Palace II foi um edifício residencial construído na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que foi implodido no dia 28 de fevereiro de 1998, a despeito de investigações anteriores terem encontrado em registro como causa da tragédia um erro estrutural de cálculo (assinado pelo engenheiro responsável) nas vigas de sustentação.
VEJA A REPORTAGEM COMPLETA ABAIXO
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Megafone Adm na estrada CAXIAS DO SUL - RS
Caxias do Sul é um município da Região Sul do Brasil, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. A área era habitada por índios desde tempos imemoriais, mas foi povoada pelo homem branco somente no final do século XIX, quando o governo do Império do Brasil decidiu colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a serra gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.
FESTA DA UVA
A Festa da Uva remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito uma certa reverência à terra e à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. Em cadatravessão, os primeiros núcleos de casas e plantações, realizavam-se comemorações por ocasião da colheita da uva e de outros produtos da terra.
Com o crescimento da colônia, estas primeiras festas agrícolas dispersas foram fundidas em uma única, a Feira Agro-Industrial, realizada em 1881, que ocupou duas salas no edifício da Diretoria de Terras. Outras edições ocorreram depois, em intervalos que variaram de dois a doze anos, utilizando outros espaços da então Vila de Caxias, como os salões do Clube Juvenil, do Recreio da Juventude e do Quartel Federal.
A sétima edição, inaugurada em 13 de fevereiro de 1913, foi a primeira a incorporar participantes de outras cidades, como Guaporé, Antônio Prado e Bento Gonçalves. Também os objetivos da Feira mudaram algumas vezes: em 1898 foi realizada para angariar fundos para a construção da Catedral de Caxias do Sul, a de 1918 teve como motivo a visita do embaixador da Itália à região, e em cada novo festejo havia novidades nos itens expostos, passando a mostrar maquinário agrícola, ferramental e itens de uso doméstico produzidos na cidade, e outros elementos.
TUNEL DO TEMPO
quinta-feira, 23 de junho de 2011
No quadro MEGARODAS destacamos o Chevrolet Camaro
Este vídeo de divulgação da GM do Brasil mostra em detalhes o esportivo Chevrolet Camaro, que chega ao Brasil por importação em sua versão mais potente, a SS, com preço inicial de R$ 185 mil.
Fonte : UOL Carros
quarta-feira, 22 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
O HOMEM, O CARTEIRO, E O CACHORRO
O cachorro é o melhor amigo do homem, com exceção do carteiro. Mas primeiramente vamos tentar explicar para essa juventude o que é um carteiro. O carteiro seria uma espécie de provedor de e-mails biológico. Quando ele entrega as correspondências a pé, isto equivaleria a uma conexão discada e lenta. Se ele estiver de moto poderia ser considerado como uma conexão ADSL (banda larga), e o SEDEX é a internet empresarial, rápida, eficiente e muito mais cara.
SOBRE O AUTOR: Antonio Brás Constante se define como um eterno aprendiz de escritor, amigo e amante da musa inspiração. Lançou recentemente o livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE”, disponível pela editora AGE.
O que acontece é que essa realidade atinge também as empresas que precisam mandar seus boletos para os clientes ou fazer leituras de consumo da luz como é o caso da empresa fornecedora de energia elétrica, Aesul.
Quando recebemos a conta da luz para pagar, dentro do envelope vem um panfleto com dicas de cuidados com os cães para facilitar o trabalho dos profissionais da empresa. Veja:
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Melhorar a dicção – Como falar melhor
Aprenda como falar melhor em público melhorando a dicção com exercícios e dicas em vídeo da fonoaudióloga – Saber se expressar bem é fundamental, pois além de ganhar destaque no seu local de trabalho ou de estudo, falando bem e corretamente você consegue ser entendido e evita constrangimentos ou confusões. Entretanto, perder a vergonha de falar em público, preparar palestras, aulas ou até mesmo falar de improviso e evitar o “branco” decorrente do nervosismo é uma tarefa difícil, mas que pode se tornar fácil com treinamentos, dicas técnicas e truques que ajudam muito na hora em que você mais precisa. Por isso vamos ensinar agora o que deve ser feito para melhorar a dicção e se sair bem em uma palestra, reunião etc.
Naturalidade, essa é a primeira dica para quem deseja falar bem em público. Isto quer dizer que quanto mais natural você for, mais fácil será para as pessoas que estão te ouvindo, entender a mensagem que você quer passar. Sendo assim, treinar, aperfeiçoar a sua naturalidade é de extrema importância.
Velocidade e ritmo adequado são essenciais ao bom entendimento, nunca fale rápido ou devagar demais, o ideal é construir um ritmo agradável de comunicação. Evite termos pobres e vulgares, como palavrões ou gírias, mas também não use palavras difíceis de ser compreendidas, pois isso prejudicará bastante a sua fala. Para quem não tem o hábito de falar em público, manter uma postura correta é uma grande dificuldade, a dica do Resumo do Dia é não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação.
Exercícios para melhorar a dicção
Como falar bem em público: Postura, qualidade e tom, voz (dicção), entonação e pausa
F: Resumo do Dia
sexta-feira, 17 de junho de 2011
McDonald's x Subway
Com uma meta clara em mente superar a liderança hegemônica do McDonald's a rede de fast food Subway ultrapassa a concorrente em número de lojas são 34.225 lojas frente às 32.737 do McDonald's. Segundo a consultoria de marcas Intebrand divulgou, no último mês, o ranking das 100 marcas mais importantes de 2010 – pesquisa feita anualmente pela empresa.
Apesar de o faturamento em vendas ainda não ser maior Subway fatura 15,2 bilhões de dólares, enquanto a concorrente conta com 24 bilhões de dólares de receita anual.
Visando atrair um público que busca alimentos mais leves priorizam carnes brancas e ingredientes saudáveis, como saladas e vegetais, a Subway vem atingindo seu objetivo ser a primeira do mundo não somente em número de lojas, mas também em faturamento que será o próximo passo agora.
Investindo em marketing e estratégias promocionais para cada dia da semana, com lanches e preços diferentes. É a prova que um bom diferencial competitivo gera resultados tangíveis e que a disputa por ampliação na fatia de mercado não para, estar sempre atento em Administrar as pendências com o foco nas tendências, foi o que percebeu a rede onde aproveitou o nicho de mercado de naturais que a cada dia caia nas graças das pessoas que buscam qualidade de vida.
Mogi Guaçu só veio ter a rede Subway na cidade em 2009, alguns anos de já possuir uma franquia do McDonald's. De lá pra cá não pararam as inaugurações de lojas pelo Brasil.
Administrador, Consultor e Professor de Gestão de Negócios.
As 10 Franquias mais caras do Brasil e suas histórias
Fraquias hoje em dia parecem ser opções simples e garantidas para quem quer abrir um negócio próprio e tem um pouco mais de dinheiro para investir. Somente parece mesmo. Uma franquia apesar de ajudar, não é sinônimo de sucesso e muito menos de economia. Todo negócio precisa de seus devidos conhecimentos e cuidados e franquias podem ser desde taxas irrisórias a taxas milhonárias. Vejam a seguir algumas das franquias mais caras do Brasil. Tenho certeza que depois de conferir esses números, não vão olhar da mesma forma para aquelas pequenas estruturas e quiosques de algumas delas.
Confira abaixo a lista…
1º. Accor Hotels – R$ 4.650.000 a R$ 55.600.000
Presente em 100 países com 150 mil colaboradores, o Grupo Accor é uma cadeia européia que anda tomando o mundo da hotelaria de assalto. Aqui mais comumente conhecido pela linha Ibis de hotéis, também possuem outras “redes” hoteleiras. Conhecido por ter em grande maioria hotéis com menor luxo, porém maior eficiência. Representa a nova tendência de mercado de praticidade ao invés de “desperdício”. Com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, All Seasons, EtapHotel, Formule1 e Motel 6, somam mais de 4 mil hotéis, cerca de 500 mil apartamentos, em 90 países.
2º. Ragazzo – R$ 1.305.000 a R$ 1.610.000
Rede de comida italiana. Ragazzo é parte do Grupo Alsaraiva, também conhecido como o criador e detentor da rede Habib´s, a maior rede de fast food de comida árabe do mundo. Com o surgimento e o sucesso da primeira loja Habib´s, em 1988, na cidade de São Paulo, os negócios da empresa expandiram-se com a criação de novas lojas e franquias. Esse crescimento levou à formação do Grupo e de uma série de empresas que apóiam e fornecem serviços para as redes Habib´s e Ragazzo e também para clientes externos. Apesar de ter sido fundada depois do Habib’s, note que ela hoje tem um valor ainda mais elevado de franquia que a original fast food árabe. O grupo Alsaraiva possui ainda a Arabian Bread, o Ice Lips, o Promilat e o Voxline.
3º. Organoeste – R$ 1.300.000 a R$ 1.850.000
É uma empresa especializada na aplicação de biotecnologia para degradação acelerada de resíduos orgânicos de classe II – não inertes. O processo é realizado através de compostagem a céu aberto, livre da geração de chorume ou pingue e sem emissão de gases de efeito estufa. Em um prazo médio de 15 (quinze) dias o processo é finalizado e resulta num produto caracterizado como fertilizante orgânico multinutriente de alto potencial agrícola. Ou seja, fazem adubo orgânico. São divididas em cinco regiões chamadas de Master Franquias.
4º. Café Cancun – R$ 1.221.000 a R$ 1.961.000
Criada em 1992, a marca Café Cancun foi craida pelo grupo Gama-Forte, com o propósito exclusivo de desenvolver o projeto de implementação de um restaurante com tema mexicano e caribenho em São Paulo. Apesar de ser colocado como um restaurante, se tornou uma grande franquia de boate temática, onde seu principal produto atrativo é a tequila. O ramo das casas noturnas pelo visto dá muito dinheiro O.o.
5º. Pizza Hut – R$ 1.090.000 a R$ 1.590.000
A Pizza Hut está presente em 88 países, a rede conta com mais de 12.000 restaurantes ao redor do mundo e emprega mais de 250.000 funcionários apenas nos Estados Unidos. No Brasil, são 63 restaurantes distribuídos em diversos estados. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo.
A Pizza Hut é uma marca pertencente à Yum! Brands Inc. que é a empresa de restaurantes detentora de 5 marcas reconhecidas internacionalmente: A&W All American Food, KFC, Long John Silver´s, Pizza Hut e Taco Bell. Até 1997, a Yum! Brands era uma divisão da PepsiCo responsável pela operação de 3 marcas: Pizza Hut, Taco Bell e KFC. Nessa época, seu nome era “Tricon Global Restaurants”. Mais de 20 anos depois, são mais de 34.000 restaurantes com as marcas da Yum! Brands distribuídos em mais de 100 países e territórios.
OBS: Este novo nome, “Yum!”, foi escolhido com base em uma expressão americana, correspondente ao nosso “Huum” e que expressa o prazer de comer algo muito gostoso.
6º. McDonald’s – R$ 1.090.000 a R$ 1.195.000
Presente em 118 países, a rede possui 31,8 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhão de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes. No Brasil, a rede chegou em 1979. Além disso, trata-se de um dos oito maiores mercados da corporação e está entre os cinco com o maior crescimento desde 2000, sendo que em 2006 registrou um crescimento de 14,% no faturamento anual.
Atualmente, possui 1.158 pontos-de-venda, entre restaurantes, quiosques e McCafés, distribuídos em todas as regiões do País. A empresa ainda emprega cerca de 34 mil funcionários e arrecada por ano aproximadamente R$ 249 milhões em impostos e contribuições sociais. Não é por acaso que o McDonald’s é hoje um reconhecido núcleo de formação profissional, no qual os jovens são expostos a atividades educativas, visando à qualificação técnica, ao senso de comprometimento com o negócio e a valores como espírito de equipe e responsabilidade social. Cerca de 70% dos atendentes tiveram sua primeira oportunidade profissional no próprio McDonald’s. Do atual quadro de funcionários, 87% têm menos de 21 anos de idade, o que consolida a imagem da empresa em ser um grande gerador de postos de trabalho para jovens no país.
7º. Capital Steak House – R$ 820.000 a R$ 1.368.000
Uma casa de carnes com sede em Brasília. A começar pelo cardápio que, reúne uma grande variedade de pratos, que vão dos Steaks (carnes com cortes especiais) aos pratos genuinamente americanos, como os nachos e seus temperos picantes, a integração com a comunidade uma das principais preocupações dos empreendedores, que asseguram participação e parcerias em todos os eventos comunitários e de interesse comum. A integração com as atividades sociais com certeza representa um diferencial e valorizador a franquia.
8º. Gula Gula – R$ 819.000 a R$ 1.087.000
Era 1984… No começo eram apenas três amigos: Fernando de Lamare, Pedro Salgado e Cláudio Bernardes. Um cuidava da cozinha, o outro do dinheiro e o terceiro do ambiente. Juntos, criaram um clássico, o Gulinha da Rita Ludolf, no Leblon, com apenas duas mesas e muita vontade de oferecer aos clientes o mesmo que tinham com a companhia um do outro. .
O Gula Gula oferece um mix variado de saladas e pratos quentes com sedes principais no Rio de Janeiro.
9º. Habib’s – R$ 785.000 a R$ 1.500.000
Quando a rede Habib’s inaugurou em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São Paulo, certamente o mercado de alimentação não imaginaria o crescimento vertiginoso por qual o Habib’s iria trilhar nas últimas duas décadas, alcançando a marca atual de 305 endereços distribuídos pelo Brasil.
10º. Fast Runner – R$ 647.200 a R$ 747.200
Rede de materiais esportivos onde se encontra modernos calçados e equipamentos. Possuem também uma série de serviços para quem leva o esporte a sério, como Test Run dos tênis em esteiras, Gift Card, Compra via internet, Fast Home (serviço de entrega), além de parcerias com assessorias esportivas, médicos, nutricionistas, massagistas, entre outros.
Esse post foi inspirado pelo Lista10.org. Baseado em dados da Associação Brasileira de Franchising, em Junho deste ano.
O que é franquia?
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.
As franquias envolvem a concessão e transferência de:
- marca
- tecnologia
- consultoria operacional
- produtos ou serviços
No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.
Franchising
é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
O Franqueador
é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de mais acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele. A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos diversos ramos de atividade.
Assinar:
Postagens (Atom)