Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

quinta-feira, 15 de março de 2012

QUERO SER AMIGO (A) DO MEU CHEFE! O QUE EU FAÇO???



Tornar-se amigo do chefe é um assunto delicado, pois pode ser interpretado como um desejo de obter benefícios em relação aos demais colegas de trabalho. Desde o inicio você deve ter claro qual é o seu objetivo: uma amizade no ambiente profissional ou fora dele. 

Caso seja no ambiente de trabalho a conquista da amizade pode ser mais fácil. Por mais formais que sejam as relações interpessoais nas corporações permitem que o colaborador consiga se aproximar de seus colegas e chefes. 

Ter a liberdade de um amigo, dentro e fora do local de trabalho, poder conversar sobre todo o tipo de assunto como futebol e novela, é um risco já que misturar as duas áreas, a profissional e a pessoal, pode se tornar uma armadilha para futuros desafios da empresa impactando em uma possível promoção ou demissão. 

O ideal é mostrar dedicação, resultados e compromisso com o trabalho antes de almejar uma "amizade com o chefe". Evitar conversas pessoais, ao menos no começo, fofocas e vexames em festas da empresa ou promovidas por colegas, sempre, a ajudarão a conquistar o respeito das pessoas que dividem o ambiente de trabalho com você e abrirá as portas para um possível relacionamento mais próximo. 

Outra forma de se integrar e iniciar uma relação mais próxima é sugerir um almoço para celebrar um projeto bem sucedido. Na ocasião aproveite para conversar sobre outros assuntos além de trabalho contando um fato curioso/divertido pelo qual você passou, introduza o tema de forma sutil, e perceba se ele é bem aceito. Não fique frustrada caso não ocorra uma empatia já que tornar-se amigo de alguém leva tempo, mesmo do seu chefe. 

Lembre-se: pessoas são diferentes e podem mudar seu comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho, portanto estar preparado para lidar com essas alterações deve ser uma constante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário