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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ser competente!


Ser competente, hoje, é saber aliar o conhecimento técnico com a habilidade
de transformar esse conhecimento. Isso é atitude.

Se você já ouviu que o profissional tem de fugir do lugar-comum e buscar um diferencial para o mercado de trabalho, é isso mesmo. Mas se acredita que conquistar a diferenciação é só adquirir conhecimento e experiência, a história não é bem essa. A vantagem competitiva é muito mais uma questão de atitude. Ou seja, é preciso fazer acontecer.

Ser competente, hoje, é saber aliar o conhecimento técnico com a habilidade de transformar esse conhecimento. Isso é atitude. Não basta, por exemplo, ter um curso que tantos outros colegas da sua área podem ter se não há iniciativa.

Atualmente, o profissional que se destaca é aquele que sempre tenta buscar uma solução diferenciada. E para que isso ocorra, é preciso ter paixão pelo que faz, nunca descartar as oportunidades e estar sempre disposto a trocar informações - seja por meio de revistas especializadas, seminários, workshops, cursos ou bate-papo com os colegas e amigos.

Mais uma vez: o profissional diferenciado faz acontecer. Ele busca algo a mais no que faz, sai do comum e se destaca na multidão. Via de regra, tem uma visão generalista da empresa e do seu trabalho, mas é um especialista no que faz. Ou seja, é um multiespecialista.

Há também alguns requisitos que são básicos e vão variar de acordo com a área, o posto exercido e onde se quer chegar. O conhecimento de inglês, por exemplo, pode ser essencial para a secretária de uma empresa multinacional, mas apenas um diferencial para a vendedora.
Daí a importância de saber o que quer da carreira, gostar do que faz e conhecer muito bem suas habilidades e suas deficiências. Isso facilita traçar estratégias para mudanças e se tornar um profissional que toda excelente empresa quer ter e reconhecer no time.

Veja as características e habilidades mais fortes de um profissional que se diferencia na multidão:
- Facilidade de relacionamento
- Capacidade de trabalhar em equipe e gostar de pessoas
- Autonomia para resolver problemas
- Espírito de liderança
- Perfil empreendedor
- Gostar de desafios e inovar sempre
- Controle emocional
- Elevado nível de autoconhecimento
- Disposição para melhorar sempre
- Visão e foco nos seus objetivos

Surama Jurdi é conferencista, empresária e pesquisadora no campo das emoções e comportamento humano.
http://www.shinyashiki.com.br

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