Após tarde volátil, Ibovespa fecha em alta de 5,10%; estrategista da Itaú Corretora, entretanto, alerta que compasso ainda deve ser de cautela
Mesmo após a volatilidade exibida durante a tarde desta terça-feira (9), o Ibovespa conseguiu se firmar no território positivo e encerrou o dia com forte alta de 5,10%, recuperando a casa dos 51 mil pontos. O respiro da bolsa brasileira acompanhou de perto o desempenho dos mercados norte-americanos. O índice Dow Jones subiu 4%, o S&P 500 avançou 4,75% e o Nasdaq ganhou 5,29%.
O estrategista da Itaú Corretora Rodrigo Correa explica que o movimento de hoje se respalda menos em fundamentos e mais em um movimento de ajuste às quedas recentes. Somente ontem, a bolsa brasileira cedeu 8,08%, enquanto os mercados dos EUA perderam mais de 5%. Apesar da aparente atratividade de ações baratas, Rodrigo destaca que o compasso de cautela deve ser mantido entre os investidores, já que o cenário econômico negativo continua.
As preocupações com a situação fiscal dos EUA persistem. Nem mesmo o tão aguardado aumento do teto de endividamento do país, aprovado no início da semana passada, foi suficiente para aliviar os temores do mercado. A gravidade da situação fiscal norte-americana acabou culminando no rebaixamento do rating AAA do país pela primeira vez na história.
A crise fiscal europeia também segue no foco dos investidores. No último final de semana, o BCE (Banco Central Europeu) anunciou a retomada do programa de compra de títulos, visando estimular a liquidez do mercado europeu. Após a aprovação há algumas semanas de um novo pacote de resgate à Grécia, persistem os temores de disseminação da crise para outras economias da zona do euro, como Portugal, Itália e Espanha.
Fique de olho
Na agenda econômica de quarta-feira (10), destaque para o IGP-M, índice de inflação que serve como base para os reajustes dos aluguéis. Nos Estados Unidos, serão divulgados os estoques no atacado e o orçamento do Tesouro.
Publicado em 09/08/2011, às 17h40.
F:itau.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário