Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É COACHING?




Coaching é a palavra em inglês para o trabalho de consultoria pessoal, nas áreas de negócios e de administração, objetivando a melhoria da qualidade de vida do empreendedor e/ou do executivo frente às situações de ansiedade e stress que permeiam o dia-a-dia do ambiente empresarial. Em termos técnicos, é uma confluência da Administração de Empresas com a Psicanálise, não sendo, no entanto, uma psicoterapia.
Os trabalhos de coaching surgiram nos esportes. Em 1974, Timothy Gallwey, então técnico de tenistas, escreveu seu famoso livro, O jogo interior do tênis, que assinalou o início do conceito atual de coaching e que, não obstante tratar sobre tênis, tem fundamentos que podem ser aproveitados em qualquer feição da vida, inclusive na atividade empresarial.
Vale explicar que, conquanto a tradução de coach esportivo para o português pudesse ser treinador ou técnico, essa mesma tradução nada tem a ver com o coach aqui tratado: no nosso caso, o coach não tem respostas prontas, mas tem as perguntas que levam o cliente a encontrar as respostas que lhe são certas.
O Coaching é, assim, antes de tudo, uma parceria poderosa em que o coach (consultor pessoal) ajuda o cliente a conseguir o seu "melhor" e a determinar os resultados que ele almeja em sua vida, tanto pessoal como profissional.
O trabalho de Coaching é desenvolvido geralmente em sessões presenciais, normalmente de 1 hora por semana, acompanhados por contactos pela Internet ou por telefone, pelo prazo de interesse do cliente.
É um relacionamento onde o coach está preparado para escutar o cliente sem julgamentos de suas palavras, mas "ouvindo" o que está por trás delas. Nesse relacionamento são tratadas as dúvidas e as ansiedades do executivo, oriundas do seu trabalho, de modo a que as mesmas sejam consideradas no devido nível de importância, tanto para a empresa como para o executivo e sua família. Nesse caminhar, o cliente é o responsável pelas conseqüências do que ele alcança no coaching. O consultor pessoal ajuda, porém, os sucessos são do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário