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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que você não deve fazer numa redação

Escrever bem não é fácil. Exige conhecimento, trabalho e dedicação. E, para ajudá-lo nessa importantíssima atividade do vestibular, diremos o que você não deve fazer em um texto nestes dez fragmentos selecionados.
I.
"Hoje ao receber alguns presentes no qualcompleto vinte anos tenho muitas novidades para contar.

Temos aí um exemplo de uso inadequado do pronome relativo. Ele provoca falta de coesão pois não consegue perceber a que antecedente ele se refere, portanto nada conecta e produz relação absurda.
II."Tenho uma prima que trabalha num circo como mágica e uma das mágicas mais engraçadas era uma caneta com tinta invisível que em vez de tinta havia saído suco de lima."
Você percebe aí a incapacidade do vestibulando organizar sintaticamente o período. Selecionar as frases e organizar as idéias é necessário. Escrever com clareza é muito importante.
III.
"Ainda brincava de boneca quando conheci Davi, piloto de cart, moreno, 20 anos, com olhos cor de mel.
"Tudo começou naquele baile de quinze anos"
"...é aos dezoito anos que se começa a procurar o caminho do amanhã e encontrar as perspectiva que nos acompanham para sempre na estrada da vida."

Você pode ter conhecimento do vocabulário e das regras gramaticais e, assim, construir um texto sem erros. Entretanto, se você reproduz sem nenhuma crítica ou reflexão expressões gastas, vulgarizadas pelo uso contínuo. A boa qualidade do texto fica comprometida.
Tema
IV.
Para você, as experiências genéticas de clonagem põem em xeque todos os conceitos humanos sobre Deus e a vida?
"Bem a clonagem não é tudo, mas na vida tudo tem o seu valor e os homens a todo momento necessitam de descobrir todos os mistérios da vida que nos cerca a todo instante."
É importante você escrever atendendo ao que foi proposto no tema. Antes de começar o seu texto leia atentamente todos os elementos que o examinador apresentou para você utilizar. Esquematize suas idéias, veja se não há falta de correspondência entre o tema proposto e o texto criado.
V.
"Uma biópsia do tumor retirado do fígado do meu primo(...) mostrou que ele não era maligno."
Esta frase está ambígua, pois não se sabe se o pronome ele refere-se ao fígado ou aoprimo. Para se evitar a ambigüidade, você deve observar se a relação entre cada palavra do seu texto está correta.
VI.
"Ele me tratava como uma criança, mas eu era apenas uma criança."
O conectivo mas indica uma circunstância de oposição, de idéia contrária a. Portanto, a relação adversativa introduzida pelo "mas" no fragmento acima produz uma idéia absurda.
VII.
"Entretanto, como já diziam os sábios: depois da tempestade sempre vem a bonança. Após longo suplício, meu coração apaziguava as tormentas e a sensatez me mostrava que só estaríamos separadas carnalmente."
Não utilize provérbios ou ditos populares. Eles empobrecem a redação, pois fazer parecer que seu autor não tem criatividade ao lançar mão de formas já gastas pelo uso freqüente.
VIII.
"Estou sem inspiração para fazer em redação. Escrever sobre a situação dos sem-terra? Bem que o professor poderia propor outro tema."
Você não deve falar de sua redação dentro do próprio texto.
IX.
"Todos os deputados são corruptos."
Evite pensamentos radicais. É recomendável não generalizar e evitar, assim, posições extremistas.
X.
"Bem, acho que - você sabe - não é fácil dizer essas coisas. Olhe, acho que ele não vai concordar com a decisão que você tomou, quero dizer, os fatos levam você a isso, mas você sabe - todos sabem - ele pensa diferente. É bom a gente pensar como vai fazer para, enfim, para ele entender a decisão."
Não se esqueça que o ato de escrever é diferente do ato de falar. O texto escrito deve se apresentar desprovido de marcas de oralidade.

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