A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral.
Ela ajuda todos os tipos de organizações a obter sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.
Série de Normas ISO 9000
A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus produtos/serviços a seus clientes. A série ISO 9001 de normas consiste de:- ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário: esta norma introduz o usuário aos conceitos de sistemas de gestão e especifica a terminologia usada.
- ISO 9001 – Requisitos: esta norma define os critérios que você terá que cumprir caso deseje operar de acordo com a norma e obter a certificação.
- ISO 9004 – Diretrizes para melhoria de desempenho: baseada nos oito princípios de gestão da qualidade, estas diretrizes são desenvolvidas para serem usadas pela alta administração como uma estrutura para guiar as suas organizações em direção à melhoria de desempenho, ao levar em conta as necessidades de todas as partes interessadas, não somente dos clientes.
Para quem ela é relevante?
A ISO 9001 é adequada para qualquer organização que busca melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada, independentemente de tamanho ou setor. Entretanto, os melhores retornos sobre o investimento são obtidos pelas companhias que estão preparadas para implementá-la em toda a organização, ao invés de fazê-lo em localidades específicas, departamentos ou divisões.Adicionalmente, a ISO 9001 foi desenvolvida para ser compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, tais como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Elas podem ser integradas perfeitamente através de Gestão Integrada. Estas normas compartilham muitos princípios comuns, portanto a escolha de um sistema de gestão integrada pode agregar um excelente valor pelo investimento.
Porque nos escolher?
Como criadores da primeira norma de sistema de gestão da qualidade BS 5750, a predecessora da série ISO 9000, e como membro contínuo dos comitês técnicos da ISO 9000, nosso conhecimento e experiência das normas é insuperável. Nós sabemos como explorar completamente os benefícios de seu sistema de gestão da qualidade para assegurar uma abertura do verdadeiro potencial de sua organização.BENEFÍCIOS:
- Vantagem competitiva
A ISO 9001 deve ser liderada pela alta direção, o que garante que a alta gerência tome uma abordagem estratégica a seus sistemas de gestão. Nosso processo de auditoria e certificação assegura que os objetivos de negócio alimentem constantemente seus processos e práticas de trabalho, para assegurar que você maximize os seus ativos.
- Melhora o desempenho e gerencia o risco do negócio
A ISO 9001 ajuda os seus gerentes a elevar o desempenho de sua organização acima e além de seus concorrentes que não estejam usando sistemas de gestão. A certificação também facilita a medição de desempenho e a melhoria da gestão do risco do negócio.
- Atrai investimentos, aumenta a reputação das marcas e remove barreiras comerciais
A certificação na ISO 9001 vai alavancar a reputação da marca de sua organização e pode ser uma útil ferramenta de propaganda. É uma clara mensagem a todas as partes interessadas de que esta é uma companhia comprometida com padrões reconhecidos e com a melhoria contínua.
- Economiza seu dinheiro
A evidência demonstra que os benefícios financeiros para as companhias que investiram e certificaram seus sistemas de gestão da qualidade na ISO 9001 incluem eficiências operacionais, aumento nas vendas, retorno aumentado sobre os ativos, e maior rentabilidade.
- Otimiza as operações e reduz o desperdício
A auditoria de seu sistema de gestão da qualidade foca nos seus processos operacionais. Isto incentiva as organizações a melhorar a qualidade de seus produtos e o serviço provido, e ajuda a reduzir desperdícios e as reclamações de clientes.
- Incentiva a comunicação interna e aumenta o moral
A ISO 9001 assegura que os colaboradores se sintam mais envolvidos por meio da comunicação. As visitas de avaliação contínua podem apontar mais cedo quaisquer fraquezas nas competências e descobrir quaisquer problemas no trabalho de equipe.
- Aumenta a satisfação dos clientes
A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) da ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes estejam sendo consideradas e atendidas.
Tanto a partir de cursos de introdução com duração de um dia até treinamentos de implementação ou cursos de auditor líder, a variedade de treinamentos abertos e “in company” da BSI podem ajudá-lo em todos os estágios do processo. A experiência da BSI em como organizações de todos os tipos e tamanhos interagem com a norma é inigualável – a BSI pode conduzir o treinamento que você necessita para entender, implementar, auditar e certificar seu sistema de gestão da qualidade.
Um programa abrangente de cursos, cobrindo todos os aspectos da ISO 9001:2008 é oferecido para:
Participantes inexperientes quanto a sistemas de gestão da qualidade
Um programa abrangente de cursos, cobrindo todos os aspectos da ISO 9001:2008 é oferecido para:
Participantes inexperientes quanto a sistemas de gestão da qualidade
- Cursos sobre a compreensão e a implementação de um sistema novo
- Cursos sobre auditoria, avaliação e melhoria de um sistema existente
F: bsibrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário