Trabalhar bem é muito importante, porém o retorno do cliente com esta percepção é simplesmente sensacional.
Simples assim: o cliente perceber que você trabalha bem, retornar para você e para o mercado. Sensacional. Referência. Espaço para novos trabalhos. Espaço para atuar mais estrategicamente. Crescer.
As questões que consideram este retorno são muito mais profundas e tem de ter o entendimento do que está nas entrelinhas.
Elas refletem o trabalho realizado desde o contato “1” com o cliente até a utilização pelo usuário final com sucesso e freqüente da solução implantada. Seja esta solução um “palito de fósforos” ou um projeto de abrangência mundial considerando vários países.
O que se considera para ouvir “vocês trabalham bem”, são:
- Os valores como pessoas e empresas estarem à vista e serem praticados;
- A forma como se aborda o cliente e se faz os contatos com ele;
- Organização;
- Entendimento da necessidade e da forma como o cliente precisa trabalhar;
- Informação constante e correta;
- Velocidade;
- Respeito à estrutura do cliente;
- Cumprimento de cronograma acordado (mesmo quando é necessário se realizar ajustes, porque o que vale é o acordo ser realizado sempre com o cliente);
- Escopo respeitado e quando há necessidade de ajustes, deixar claro ao cliente e negociar o que fazer com o cliente (antes de fazer);
- Equipe alinhada à estratégia do projeto tendo clara a sua responsabilidade e a sua importância;
- Documentação atualizada, completa e divulgada;
- Trabalho pela equipe, fazendo os talentos individuais focarem o resultado do projeto;
- Gerenciamento atento ao projeto e
- Constante busca da satisfação para gerar os alinhamentos que farão o projeto manter o “eixo” centrado.
Enfim, se comprometer.
O comprometimento é que gera a relação de confiança com o cliente. E claro, gera o retorno do cliente.
Então, quando um cliente disser isso a você, à sua equipe ou à sua empresa, está considerando muito mais do que se imagina.
Valorize o retorno. O peso dele é o seu futuro.
F:baguete.com.br
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