Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O retorno do cliente

Trabalhar bem é muito importante, porém o retorno do cliente com esta percepção é simplesmente sensacional.
Simples assim: o cliente perceber que você trabalha bem, retornar para você e para o mercado. Sensacional. Referência. Espaço para novos trabalhos. Espaço para atuar mais estrategicamente. Crescer.
As questões que consideram este retorno são muito mais profundas e tem de ter o entendimento do que está nas entrelinhas.
Elas refletem o trabalho realizado desde o contato “1” com o cliente até a utilização pelo usuário final com sucesso e freqüente da solução implantada. Seja esta solução um “palito de fósforos” ou um projeto de abrangência mundial considerando vários países.
O que se considera para ouvir “vocês trabalham bem”, são:
- Os valores como pessoas e empresas estarem à vista e serem praticados;

- A forma como se aborda o cliente e se faz os contatos com ele;

- Organização;

- Entendimento da necessidade e da forma como o cliente precisa trabalhar;

- Informação constante e correta;

- Velocidade;

- Respeito à estrutura do cliente;

- Cumprimento de cronograma acordado (mesmo quando é necessário se realizar ajustes, porque o que vale é o acordo ser realizado sempre com o cliente);

- Escopo respeitado e quando há necessidade de ajustes, deixar claro ao cliente e negociar o que fazer com o cliente (antes de fazer);

- Equipe alinhada à estratégia do projeto tendo clara a sua responsabilidade e a sua importância;

- Documentação atualizada, completa e divulgada;

- Trabalho pela equipe, fazendo os talentos individuais focarem o resultado do projeto;

- Gerenciamento atento ao projeto e

- Constante busca da satisfação para gerar os alinhamentos que farão o projeto manter o “eixo” centrado.

Enfim, se comprometer.
O comprometimento é que gera a relação de confiança com o cliente. E claro, gera o retorno do cliente.
Então, quando um cliente disser isso a você, à sua equipe ou à sua empresa, está considerando muito mais do que se imagina.
Valorize o retorno. O peso dele é o seu futuro.

F:baguete.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário