Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Megafone Retrô - MÁRIO BARBARÁ DORNELLES cantando a música "Onde o cantor expõe as razões do seu canto".


No quadro "Megafone Adm Retrô" de hoje vamos voltar no tempo e assistir o talentoso são-borjense Mário Barbará Dornelles com a música - Onde o cantor Expõe as razões do seu canto - na Califórnia da Canção Nativa.

Califórnia da Canção Nativa é um evento artístico musical que ocorre no Rio Grande do Sul desde 1971, considerada patrimônio cultural do Estado, sendo modelo de divulgação da música regional gaúcha. 
Ocorrendo durante o ano provas eliminatórias em diversas cidades gaúchas, e por fim, após a triagem de mais de 500 músicas, as finais ocorrem na cidade de Uruguaiana, fronteira oeste do Rio Grande do Sul, onde, conforme o grau de vitórias, é concebido o prêmio máximo: a Calhandra de Ouro.

O evento surgiu em 1971 em meio aos anos de chumbo, reunindo as mais diversas variações musicais nativas do Rio Grande do Sul organizada pelo CTG Sinuelo do Pago e prefeitura municipal, ambos de Uruguaiana. Inicialmente, sua primeira edição não teve tanta repercussão porém, algumas edições tiveram mais de 60 mil pessoas e atualmente é o maior evento cultural regional do Brasil.


Essa música é nobre, é bela, isso é arte!




Mário Barbará é um poeta, cantor e compositor gaúcho. Sua música de maior sucesso foi "Desgarrados", escrita junto com Sérgio Napp, vencedora da 11ª Califórnia da Canção Nativa de 1981, em Uruguaiana.
Outras canções memoráveis de Barbará são "Roda Canto", "Campesina", "Era Uma Vez", "Colorada", "Querência Maior", "Portas do Sonho", "Mala de Garupa", "Onde o cantor expõe as razões do seu canto", "Retirante", "Laços", "Se eu me chamasse Lourenço", "Velhas brancas", "Xote da Amizade", "Xote da ponte", "Xotes do sul", "Amanhã será setembro", "Canto de clã", "Gaúcho bronze", "Numa estação" "Quando eu fui embora", "Couro cru".


Vamos ouvir a música "Desgarrados", uma feliz parceria com Sérgio Napp.


Barbará canta suas músicas até hoje e é uma emoção ouvi-las. Parabéns Mário Barbará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário