"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem".
(Fernando Pessoa)
(Fernando Pessoa)
Todos nós gostamos de ganhar brindes ou produtos sem precisar pagar por eles, nem comprar algo em troca, não é mesmo? Basta preencher um formulário e pronto. Se tivermos sorte, podemos ganhar um celular de última geração, um lançamento em DVD, um livro, um CD etc.
E na web, o processo é mais simples ainda, pois é só digitar os dados e clicar no botão ?Enviar?. Aliás, essa é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum, desde que o advento da Internet no Brasil trouxe embutida a cultura do ?tudo grátis?. Tem até provedor gratuito que paga para o internauta navegar.
E é nisso que reside o valor das promoções online. Não há ser humano que resista a participar de uma ?promoçãozinha? a qualquer hora e lugar. É uma ação quase que automática. Você mesmo já se pegou preenchendo um formulário um dia desses.
Pois bem, neste contexto, as promoções culturais feitas via Internet são apenas uma das ferramentas do ?marketing promocional? e as ações podem ser aplicadas tanto para produtos quanto para serviços, websites, marcas etc. No entanto, um detalhe é importante: para ser caracterizada como ?cultural?, a promoção deve ser desvinculada de qualquer tipo de ação comercial ou que envolva a compra condicionada de algum produto. A Lei 5.768 define por cultural, toda promoção que não envolva sorteios e, sim, concursos que premiam talentos artísticos, desportivos ou de caráter recreativo. Por exemplo: concursos literários, de desenho, cinematográficos, provas esportivas, gincanas etc. Em outras palavras, promoções culturais são eventos cujos vencedores são premiados única e exclusivamente por mérito próprio.
As promoções claramente culturais trazem inúmeras vantagens para o anunciante: geração de audiência (para websites); captação de novos usuários e dados para o seu mailing (cadastros); estimulação do interesse no seu negócio; atração de público qualificado para o seu produto; aumento do potencial de vendas (produtos, serviços); fidelização de clientes; base para construção de marca; economia (a relação custo/benefício é das mais baixas); ausência de necessidade de autorizações pelo Ministério da Fazenda (e conseqüente pagamento de taxas).
Mas, apesar de as empresas estarem utilizando cada vez mais essa ferramenta de marketing interativo, o sucesso das campanhas depende de uma série de fatores tradicionais tais como: planejamento, adequação ao perfil do público-alvo e os tipos dos incentivos oferecidos (brindes, prêmios).
E lembre-se que cada necessidade específica do seu negócio exige uma estratégia adequada para atrair a atenção de quem você deseja. Para isso, elaboramos algumas dicas básicas que aumentam a eficiência da sua campanha.
10 dicas básicas
1) Use seus próprios produtos para distribuir como prêmio. Aproveite o lançamento de um novo produto e realize uma promoção cultural para dar visibilidade ao lançamento.
2) Caso não possa usar os seus produtos, invista na aquisição de alguns ítens de baixo valor e grande aceitação pelo público em geral, tais como: CDs, livros e até vale-compras em lojas virtuais.
3) Os brindes ou prêmios devem ser relevantes para o público-alvo. Isto é, quanto mais próximo do interesse do seu target, mais resultados positivos irá gerar.
4) Escolha um site ou portal cujo público-alvo seja semelhante ao seu e que tenha credibilidade no meio.
5) Faça com que a participação na promoção e
steja condicionada ao preenchimento de um formulário online para captação de dados.
6) Certifique-se de que as regras para participação sejam simples, claras e dentro da lei. Seja claro em relação aos prêmios oferecidos, às limitações, às restrições e aos prazos da promoção.
7) Divulgue a promoção em todos os canais onde for possível.
8) Comprometa-se a publicar os nomes dos ganhadores e avisá-los pessoalmente por email ou telefone.
9) A fim de manter a fidelidade do público e criar expectativas, estabeleça uma periodicidade constante para as suas promoções (mensais, trimestrais etc.).
10) Estabeleça metas concretas para a promoção (por exemplo: captação de 1000 cadastros, direcionamento de 5000 visitantes para o seu site etc.). Aproveite a interatividade que a web proporciona e use a criatividade. Há um mundo de oportunidades nessa área.
Enfim, as promoções culturais são capazes de gerar uma grande simpatia junto ao público. Em outras palavras, você está oferecendo às pessoas oportunidades de ganhar alguma coisa e isso é algo que todos reconhecem e respeitam. Essa filosofia o ajudará a construir uma base sólida de usuários e clientes, podendo levar o seu negócio a níveis cada vez mais altos rapidamente.
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William Riga é editor do site Popmídia Talentos ( www.popmidia.com.br ) e produtor cultural especializado em promoção de negócios e talentos via Internet. Este artigo pode ser copiado e distribuído livremente, desde que sejam mantidos os créditos do autor. Envie um e-mail para o autor: wriga@popmidia.com.br
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