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terça-feira, 19 de julho de 2011

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO



Atender e conviver bem com as pessoas não é mais simplesmente recepcioná-lo dentro do estabelecimento hospitalar, não é mais ser cordial ao telefone, ou responder de imediato a sua demanda. Atender bem seja usuário ou colega de trabalho é poder antecipar-se às suas necessidades. Para que isso se torne efetivo, temos que levar em consideração alguns requisitos, informações e posturas muito importantes.



Seguem algumas regras básicas:

· RESPEITO HUMANO - é importante termos sempre em mente que o outro, exatamente como nós, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um de nós possui sentimentos e que nos guiamos por escala de valores diferentes. Por isso: "Trate o outro como você gostaria de ser tratado!"
· INTERESSE-SE PELAS PESSOAS - por mais diferentes que possam ser, todos queremos que se interessem por nós, e por nossos problemas. "Para os outros a nossa vida pode parecer uma comédia, mas para nós que a sentimos, é uma tragédia."

· OUÇA COM ATENÇÃO E INTERESSE - as pessoas precisam de tempo para falar sobre si mesmas, seus interesses e problemas. Portanto precisamos ouvir com atenção, interesse e respeito.


· NUNCA QUEIRA SER O DONO DA VERDADE - por mais que possamos conhecer sobre um assunto, mesmo que vivamos mil anos, ainda assim haverá muitos aspectos com relação a ele que desconhecemos, sempre haverá algo mais a aprender, uma maneira diferente de ver, portanto nunca se considere o único capaz, ou correto.

· A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE CONTA - portanto não seja agressivo, ofensivo, descortês, lembre-se: "Seja gentil!". Se o primeiro contato for alegre, cordial, cortês, esta será a impressão que deixaremos para o outro. Porém se num outro contato formos grosseiros, mal-educados, sem dúvida toda aquela primeira impressão será apagada e substituída por essa nova.



· FAÇA PERGUNTAS ... para descobrir problemas, desejos e necessidades das pessoas. Mas faça perguntas abertas e não perguntas que levem a um "sim" ou "não". Ou aquelas que são invasivas na vida do outro.

· Para do seu relacionamento algo que se destaque dos demais FAÇA ALGO EXTRA e preocupe-se com o problema e se interesse em ajudar as pessoas! FAÇA SEMPRE TUDO O QUE PUDER!



Finalizando, é preciso:

Estar orientado para o serviço; Tente manter estreito relacionamento com os colegas e clientes; Mostre-se valor e calor humano ao cliente; Integrar seu tempo real as informações da unidade hospitalar; Tenha um canal de comunicação fácil de usar e acessar. E finalmente seja gentil. Isso irá emanar em você energia positiva e aproximará as pessoas.

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