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sexta-feira, 8 de julho de 2011

COMUNICAÇÃO NO TRABALHO




A comunicação sempre foi a base do relacionamento humano. Como sons emitidos pelas pessoas, gestos peculiares, sinais escritos etc. significavam necessidades e/ou sentimentos para situações específicas.
Atualmente, a comunicação é fator primordial na vida do ser humano, o que resultou o aperfeiçoamento dos canais de comunicação a fim de torná-los os mais claros e rápido possíveis.
Enfim, a evolução social e organizacional é facilitada, em grande parte, pela abrangência da comunicação, que faz com que um maior número de pessoas, seja qual for a distância, possa transmitir e receber mensagens através dos mais diversos meios. Por outro lado essa abrangência pose dificultar o processo se houver algum bloqueio à comunicação, originado por quem envia ou recebe a mensagem ou até mesmo pelo meio (canal) de transmissão.

Instrumento que reduz ruídos na informação – A Comunicação com os funcionários deve ser considerada tão importante quanto à realizada com os consumidores. E isso é pensar estrategicamente no negócio: o público interno não deve ser deixado de lado. Mesmo porque, ele entra em contato com o cliente. Não importa a posição que ocupe, o funcionário deve saber o que se passa dentro da empresa. Empresas que investem em comunicação interna reduzem a circulação de informações erradas pelos corredores, ou seja, evitam a ação da chamada rádio peão.
É claro que os temas não precisam ficar apenas centrados na empresa. De qualquer maneira, uma boa comunicação contribui para diminuir mal entendidos internos. É preciso saber identificar o que é notícia e o que é relevante divulgar.
Aspectos da comunicação interna que devem ser considerados:
Conceito: a comunicação deve ser ágil, seguir um planejamento estratégico e ter uma linha editorial;
Temas: a comunicação interna serve para transmitir aos funcionários mudanças operacionais e estratégias feitas na empresa, informações administrativas, ações da empresa e participação da companhia no mercado. Pode ainda tratar de assuntos ligados a responsabilidade social, meio ambiente e eventos culturais. Há empresas que reservam espaço para notícias dos próprios funcionários;
Responsáveis: o ideal é que o setor de Recursos Humanos participe da ação de comunicação, mas o responsável deve ser um profissional de Relações Públicas. Os gestores do negócio também devem estar envolvidos no processo;
Canal de comunicação: são diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação para os funcionários. Os mais utilizados são jornais, revistas, informativos, intranet, quadro mural e vídeos;
Pequenas empresas: a comunicação não é privilégio de grandes empresas. As empresas menores também podem implantar projetos de comunicação, como, por exemplo, promover encontros entre funcionários e criar pequenos informativos.
A comunicação pode e deve ser um fator que alavanca o sucesso de uma empresa.  

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