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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

12 MIL ACESSOS!!! OBRIGADO!!!!


Pedra no caminho!


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas, nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota, escrita pelo rei, que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu:

"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição". 

BOA SEMANA À TODOS!!!

sábado, 29 de outubro de 2011

A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!!!!!




                                                            BOM FIM DE SEMANA!!!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acompanhamento financeiro das operações



Assim como no orçamento trabalhamos com uma visão financeira antecipada, o fluxo de caixa também é uma ferramenta que demonstra de forma antecipada as entradas e saídas de recursos, porém com a finalidade de permitir ao Administrador, em tempo real, a tomada de decisões referentes à disponibilidade de caixa.

Na elaboração de um fluxo de caixa devemos considerar:

  • Período a ser coberto pelo fluxo de caixa
Em geral, um fluxo de caixa deve ser dividido por oito semanas, o que corresponde à visão antecipada das entradas e saídas de recursos de dois meses, período este suficiente para garantir um gerenciamento financeiro adequado. Todavia, há de se deparar com instituições com atividades operacionais mais complexas que optam pelo controle diário dos desembolsos e recebimentos e por um período de até seis meses.

  • Agilidade nas possíveis alterações
No momento em que se toma conhecimento que a entrada de um recurso não mais se efetuará ou que o pagamento a um fornecedor foi postergado, o fluxo de caixa deverá ser retificado de imediato, visto que o reflexo desse acontecimento atingirá os demais eventos através do efeito cascata. Daí a necessidade imperativa de se retificar o fluxo de caixa em tempo real.

  • Periodicidade na emissão do relatório
A confecção do relatório de fluxo de caixa deverá ser uma rotina normal da instituição e, em datas pré-determinadas, ele deverá estar disponibilizado para os administradores tomadores de decisão. Normalmente, a rotina estabelecida segue o seguinte cronograma:
"Toda sexta-feira o relatório de fluxo de caixa das oito próximas semanas deverá esta atualizado e disponibilizado para o(s) administrador(es) da instituição."



Adaptado: Equipe Financeiro 24 Horas.com
Autor: Mário Silveira

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

APRENDA A FAZER UM CURRÍCULO EM INGLÊS E CONQUISTE O MUNDO


Oportunidades no mercado de trabalho internacional pedem um currículo mais conciso, porém contextualizado; confira o modelo



São Paulo -- Surgiu uma oportunidade de emprego em uma empresa estrangeira e, para se candidatar, você precisa enviar um currículo em inglês. A sua primeira reação é adaptar seu currículo em português com o auxílio de uma ferramenta de tradução da internet? Cartão vermelho.

"Fazer um currículo do inglês não é um trabalho de tradução", afirma Carol Olival Trovó, diretora pedagógica do Wall Street Institute. "A orientação de currículo é diferente".

Além de mais objetivo e curto, o currículo feito sob medida para empresas estrangeiras deve ser mais focado nos resultados. Por outro lado, para que o recrutador entenda seu perfil profissional, é preciso também contextualizar algumas informações - como incluir uma breve descrição da importância das companhias nacionais em que você trabalhou.

Confira o modelo de currículo em inglês e os sete passos para elaborá-lo:

1.    Informações Pessoais
Seja em inglês, em português ou em outro idioma, currículo bom precisa ter informações objetivas. Então, nada de rodeios na hora de elaborá-lo.

Essa lógica já deve estar presente no campo de informações pessoais. Por isso, não é necessário incluir número de documentos, endereço ou mesmo uma foto do candidato. Segundo Carol,  basta informar  o nome completo, telefone e e-mail para contato.

2.    Objetivo
Nesse ponto, não vale ser pós-moderno e plural. Defina claramente a posição para a qual você está se candidatando. Não ultrapasse uma linha.

3.    Resumo
Em quatro linhas, apresente-se para o recrutador. Aponte suas principais realizações e habilidades coerentes com a oportunidade em questão.

4.    Competências
Para os candidatos mais seguros, a dica é listar suas principais características no campo Core Competencies.

Escreva no máximo seis aspectos do seu perfil profissional que sejam relevantes para o processo seletivo em questão. Mas lembre-se: não basta jogar adjetivos vazios nesse espaço. Você precisa ter dados e fatos suficientes para justificá-los na hora da entrevista.

5.    Experiência Profissional
Nesse campo, inclua apenas as principais ocupações que teve ao longo da sua carreira.

Se você só trabalhou em companhias nacionais, vale adicionar uma breve descrição da empresa. "Explique, em uma linha, a área de atuação e a relevância para o mercado brasileiro", diz a diretora. 

6.    Educação
A melhor maneira para organizar toda a sua trajetória educacional é seguir uma ordem cronológica. Assim, comece dos cursos mais recentes para os mais antigos.

Dê preferência àqueles que ofereceram certificação internacional e que são coerentes com o cargo em questão. Exceto graduação e outras experiências acadêmicas, exclua cursos concluídos há mais de cinco anos.

7.    Idiomas
"Na hora de falar sobre suas capacidades linguísticas, as pessoas têm o costume de mentir sutilmente", afirma Carol. Nem sempre, essa postura é resultado de má-fé. "É um problema de mercado mesmo. É difícil classificar os nívels de fluência".

A dica para driblar esse risco é tirar um diploma de proficiência em língua estrangeira, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System). 



F: exame.abril.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho


Nem todas as pessoas são iguais. Existe um certo grupo que apresenta algumas limitações, ou falta de habilidade na realização de uma atividade comparada ao desempenho da média de um total de pessoas; a este grupo, dá-se o nome de portadoras de necessidades especiais (PNE'S).


Mesmo com algumas habilidades reduzidas, deve-se apoiar a inclusão das pessoas portadoras de deficiência na sociedade e no mercado de trabalho.Elas podem apresentar potencial e desenvolver um talento tanto quanto os indivíduos que não são considerados deficientes.


Incluí-las não é fácil. A sociedade, as empresas e as próprias pessoas às vezes, mesmo que não intencionalmente são um pouco preconceituosas. Muitos acreditam que incluir pessoas deficientes principalmente no mercado de trabalho, pode vir a gerar muitos problemas, pois consideram este grupo de pessoas incapazes de trabalhar, desenvolver e pensar direito, portanto, passam a ser consideradas pessoas que não dão um bom rendimento e podem até causar prejuízos.


Baseado neste preconceito existente, e também para tentar amenizar o problema de que algumas empresas não empregam pessoas portadoras de deficiência foram criadas leis de proteção ao deficiente. Estas leis não visam apenas diluir o preconceito existente, mas também, facilitar a inclusão deste grupo de pessoas na sociedade.


De acordo com o art. 93 da Lei 8.213 de 24 de julho de 1991(Plano de Benefícios de Previdência Social), Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) fica instituída a obrigatoriedade de reserva de postos em empresas privadas à portadores de deficiência de acordo com os percentuais abaixo listados:


"A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção":

- até 200 empregados................. 2%
- de 201 a 500 empregados.............3%
- de 501 a 1000 empregados............4%
- de 1001 em diante...................5%

A lei já está em vigor, e as autoridades (Ministério Público do Trabalho, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência e Assistência Social e Ministério do Trabalho e Emprego) têm a responsabilidade de zelar pelo seu cumprimento.


A preocupação das instituições em manter e passar para a sociedade uma imagem de empresa cidadã, está relacionada com o processo de recrutamento de uma força de trabalho mais diversificada, e também de cumprimento da legislação em vigor, que exige que as empresas possuam um quadro funcional diversificado.Recrutar uma força de trabalho diversificada não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma necessidade.


Ainda existem muitas empresas que resistem ao emprego da minoria, principalmente no caso de portadores de necessidades especiais. Pode-se atribuir esta resistência à falta de preparo e de programas de incentivo a recolocação desta parte da população. Existem milhares de portadores aguardando por uma oportunidade de colocação profissional, graças à Legislação e a constante fiscalização este sonho tem se tornado realidade para muitas pessoas. As organizações tem colaborado efetivamente para esta recolocação, algumas abrem processos seletivos paralelos e não discriminatórios para que não haja constrangimento e exposição dos candidatos, assim como utilizam parâmetros diferenciados para a seleção. 


A inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho não pode mais ser considerada um problema individual; do portador e de sua família. Ao incluir uma pessoa com necessidade especial, estará se proporcionando à ela uma razão para lutar e amenizar os problemas enfrentados com a sua deficiência, é uma maneira de estar reconhecendo-a e lhe dando oportunidade iguais no mercado de trabalho tão competitivo dos dias de hoje.


Muitos problemas que afligem a vida dos portadores de deficiência têm origem na sociedade. Uma parte da redução da capacidade de andar, pensar, aprender, falar ou ver está ligada às limitações que possuem, mas, uma boa parte decorre das barreiras que lhes são impostas pelo meio social. Isso é fácil de ser observado,basta atentar para o fato de que em muitos casos, a pessoa deixa de ser deficiente no momento em que a sociedade lhe proporciona condições adequadas; é o caso de um cadeirante, por exemplo, para se locomover na escola e no trabalho são necessárias providências no transporte e na arquitetura, como uma simples rampa de acesso.


A inserção e a retenção de portadores de necessidades especiais no mercado regular de trabalho depende basicamente de três providências: 

1. Preparo do portador;
2. Educação do empregador;
3. Disposição de boas políticas públicas.


Para enfrentar as dificuldades atuais de identificar e recrutar pessoas qualificadas, as empresas brasileiras terão de envolver-se com programas de educação e treinamento dos candidatos.Isso pode ser feito de maneira direta ou indireta. É bem provável que as grandes empresas optem pela implantação de programas próprios nesse campo, e que as médias prefiram utilizar os serviços de escolas e entidades de portadores de deficiência através de convênios e outros tipos de articulações.
Sobre o AutorThais OliveiraBacharel em Administração de Empresas pela PUCRS, é Consultora de Empresas. Atua em grandes instituições no sul do país. Possui sólidos conhecimentos na área Administrativa e de RH. Elaborou projetos voltados para a área de Gestão de Pessoas.
F:artigos.com

Planeje seu futuro hoje


Só economizar não é suficiente. Para garantir um futuro sem problemas financeiros, é preciso fazer um bom planejamento, tomar as decisões certas e escolher os melhores investimentos para você
 
Faz uma década que o patrimônio dos planos de previdência privada cresce, em média, 25% ao ano. Somente no primeiro semestre deste ano, mais 10 bilhões de reais foram injetados nessas aplicações. Essas são evidências de que vem crescendo a preocupação com a aposentadoria no Brasil. Guardar dinheiro, porém, é só parte do que precisa ser feito por quem pretende ter um futuro tranqüilo. "O verdadeiro segredo da previdência é planejar", diz Luciano Snel, diretor de vida e previdência da seguradora Icatu Hartford. "Tomar as decisões certas faz muita diferença no retorno que as pessoas vão conseguir de suas aplicações." Para ajudar os futuros aposentados, EXAME preparou um roteiro que resume os principais passos que o investidor deve seguir (veja quadro abaixo).
O fator fundamental de qualquer planejamento para a aposentadoria é o tempo. Como se trata de um projeto de longuíssimo prazo, quem começa antes leva vantagem, porque consegue formar uma reserva maior com menos sacrifício. O conselho dos especialistas é poupar desde cedo, mas sem exageros. "Os jovens têm necessidades financeiras mais urgentes que a aposentadoria, como a compra de um carro ou da casa própria", diz Renato Russo, vice-presidente de previdência da seguradora SulAmérica. "O ideal é guardar uma quantia que não faça falta, menos de 5% da renda, para não cair na tentação de cortar essa poupança." Quem economiza apenas 150 reais por mês desde os 20 anos, por exemplo, chega aos 70 com uma reserva de 57 0000 reais, calculada em termos reais, isto é, já descontada a inflação. Para chegar ao mesmo montante a partir dos 40 anos, é preciso investir quase quatro vezes mais.
Cifras de seis ou sete dígitos impressionam, mas é difícil dizer qual é o valor ideal para garantir uma aposentadoria tranqüila. "Pode faltar dinheiro ou até mesmo sobrar", diz Laurence J. Kotlikoff, professor de finanças da Universidade de Boston e dono de uma empresa que faz estimativas de renda para aposentados. "Há pessoas que sofrem durante a aposentadoria por não ter acumulado recursos suficientes, e outras que sofrem antes, poupando cada centavo para o futuro, para depois ver que não precisariam de tudo aquilo para viver na velhice." Segundo Kotlikoff, isso ocorre porque é difícil estimar quanto um investidor vai precisar para viver bem daqui a 20 ou 30 anos. Muitos analistas financeiros sugerem uma simplificação: a regra é considerar que um aposentado precisa de 70% do último salário para manter o mesmo padrão de vida. "As despesas com saúde aumentam, mas outros gastos, como a educação dos filhos e a prestação da casa própria, diminuem", diz Russo, da SulAmérica. Quando o assunto é previdência, porém, até mesmo simplificar dá trabalho. Saber qual será seu último salário na ativa é fácil para quem está prestes a se aposentar, mas não passa de uma aposta para quem está no auge da vida profissional, ao redor dos 40 anos, por exemplo


Fonte:Portal Exame -  Abril.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PRATO FINO LANÇA A MAIOR PROMOÇÃO DE ARROZ DO BRASIL!


Para participar é simples:
  • Compre qualquer produto da Linha Prato Fino (promoção válida somente para os produtos que possuem os códigos numéricos impressos no verso das embalagens).
  • Localize o código impresso no verso da embalagem, logo abaixo da data de validade.
  • Envie o código por torpedo SMS* para 49210 sem pontos e espaços ou acesse o site www.ganheodiacompratofino.com.br e responda à pergunta: “Qual o arroz faz você ganhar o dia?”. Ex.: PFNNNNNN+Resposta da Promoção.
  • Você receberá retorno de confirmação de participação e pronto. Fácil, né?
  • Guarde a sua embalagem, pois ela é a garantia do recebimento do seu prêmio.
Com prêmios assim, dá gosto participar. Boa Sorte!
Existe promoção. E existe promoção Prato Fino.
*SMS tarifado R$ 0,31 (trinta e um centavos) + impostos.

Período de participação:

De 10/10/2011 às 08h00min até às 23h59min horas (horário de Brasília) do dia 27/12/2011.

http://www.ganheodiacompratofino.com.br/

Para começarmos bem a Segunda-feira!!! Muito bom mesmo! Veja


Foto da frente de combate ao incêndio que devastou a Austrália.

NÃO BASTA APAGAR O FOGO...
"Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação... 
Que linda imagem! Olha a troca: olhar, gesto....maravilhoso! 
O universo é um, não importa se somos um monte de pessoas que forma a espécie (animal, humana, vegetal). Somos poeira do mesmo sistema, não somos nem mais nem menos. O que nos faz maior ou menor é isso, o “gesto”, a “atitude” de cada um, que alguns esquecem ou desconhecem que possuem dentro de si.
O destino decide quem você encontra na vida... suas atitudes decidem quem fica!.....

    BOA SEMANA!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TELETON 2011 - FAÇA A SUA DOAÇÃO


Com o objetivo de ampliar a quantidade de atendimentos, que até 1998 eram centralizados na unidade de São Paulo, a AACD criou o Teleton, uma maratona televisiva que busca conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico, gerando grande mobilização social.

Além de prestar contas das atividades realizadas pela entidade, é uma das principais ferramentas de captação de recursos da instituição.

Em 2010, o evento arrecadou R$ 23,9 milhões, valor destinado à construção de uma nova unidade da instituição, em Mogi das Cruzes (SP), que deve ser concluída em outubro de 2011. 

A 14ª edição do Teleton será realizada nos dias 21 e 22 de outubro de 2011. Mais uma vez a AACD contará com a parceria do SBT, responsável pela geração e transmissão do evento para todo o país, durante mais de 24 horas, ao vivo.

Você pode doar para o Teleton a qualquer momento. Com a sua contribuição, a instituição poderá manter os atendimentos que já realiza e atender mais de 32 mil pacientes que estão na fila de espera.

Curiosidade

Criado em 1966 nos Estados Unidos pelo ator Jerry Lewis, que teve um filho deficiente físico, o Teleton é realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul, anualmente. A América Latina possui uma organização dos países que realizam o Teleton, a Organização Internacional dos Teletons (Oritel). O objetivo da Oritel é favorecer a troca de conhecimento entre os países e instituições, além de possibilitar uma melhor integração entre aqueles que visam uma sociedade mais justa e produtiva para os deficientes físicos de todo o mundo.

As empresas que apoiam causas sociais, como o Teleton, são preferidas por consumidores e formadores de opinião. Contribua para melhorar a vida de milhares de deficientes físicos.

Como doar:

0500 12345 05 – R$ 5,00
0500 12345 10 – R$ 10,00
0800 774 2011 – para doações acima de R$ 30,00
www.teleton.org.br – doação de qualquer valor acima de R$ 5,00





4 dicas para que seus vendedores atinjam as metas




Todos nós já sabemos da repetitiva história nas empresas: todo final de mês ou período contratado entre gerentes e vendedores para o atingimento das metas é muito estressante e, às vezes, de desespero. A "síndrome do fim do mês", infelizmente, é um mal que ainda atinge muitas empresas e negócios.

A seguir temos algumas dicas para evitar que essa síndrome acometa sua equipe ou empresa:

1. Planejamento e acompanhamento contínuos (não apenas próximos ao término do período de fechamento) 
Em todo final de período (mês e trimestre) se repetem o excesso de trabalho e um alto nível de estresse. Sabemos que várias atividades e responsabilidades se acumulam, tais como bater metas, cumprir o orçamento, fazer a pós-venda programada, agendar novas visitas, participar de reuniões com a diretoria, sair para as visitas já agendadas, acompanhar a concorrência, visitar o cliente que chamou de última hora, etc.

É geralmente uma correria só. Sabemos que o nível de estresse gerado por tantas atividades e pressão compromete a produtividade, o humor e as atividades em geral. Portanto, por que não planejar melhor com a equipe todas as atividades a serem desenvolvidas e acompanhar pontualmente os resultados obtidos?

É importante lembrar que o planejamento não se encerra na sua execução, mas na avaliação, que se dá com um acompanhamento. Cobrar pontualmente por resultados pode não ser uma tarefa tão agradável, mas ser um chefe ausente e omisso, que deixa para o último momento a tomada de decisões e a determinação de mudanças de rumos, é muito pior.

2. Contrate vendedores apaixonados pelo que fazem e pelo que vendem e não simplesmente um vendedor tirador de pedidos

Segundo o consultor Tom Coelho, "o vendedor comum vende coisas; o apaixonado, benefícios. O vendedor comum tira pedidos; o apaixonado oferece soluções. O vendedor comum cultiva uma carteira de clientes; o apaixonado, uma rede de relacionamentos. O vendedor comum tem um olhar ‘apagado’, uma postura arqueada, um tom agressivo, a voz, às vezes ‘pastosa’ ; o apaixonado tem vida e brilho nos olhos, postura confiante, voz bem articulada”.

3. Tenha humildade
Um líder que se sente superior, detentor do poder absoluto e trata os membros de sua equipe como meros robôs e/ou instrumentos/ferramentas à sua disposição, tenderá a ignorar as idéias e sugestões das pessoas, que poderiam melhorar o seu desempenho e da área. Poderá, ainda, estimular uma atitude de competição acirrada entre os membros de sua equipe, gerando comportamentos rígidos, que os impedirá de correr riscos.

4. Tenha uma visão voltada para o cliente
Para atingir metas é preciso ter uma preocupação com o conhecimento do produto e do cliente/consumidor. Com o conhecimento que se tem do produto e do cliente fica mais fácil trazer o comprador para dentro de casa.

O vendedor deve se preparar bem antes de fazer uma venda e/ou visitar um cliente. Pesquise sobre o cliente. Procure saber quem são seus concorrentes, qual a posição deles nos mercados nacional e internacional, quais são seus fornecedores, entre outros itens. Pesquise mais sobre o produto/serviço ofertado. O vendedor deve ser incentivado a ler manuais, buscar informações sobre suas dúvidas fora e dentro da empresa, deve pesquisar informações na internet, etc. Discipline os vendedores para programar as suas visitas, conhecer o cliente com antecedência e conseguir abstrair por que o produto pode ser importante para ele.

Cecília Junqueira é psicóloga e administradora de empresas, com MBA em Recursos Humanos e em Gestão e Empreendedorismo Social. Possui também especialização em Orientação Profissional e de Carreira.

F: lideraonline.com.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Guardar ou Gastar

Preste Atenção!

Para começar a cuidar do seu dinheiro é importante pensar em objetivos. Antes de escolher a melhor forma de investir sua grana, é preciso pensar bem:•   Para que estou poupando? O que eu quero comprar com esse dinheiro •   Quanto tempo terei que poupar para alcançar meu objetivo? 
•   Eu quero arriscar mais para que futuramente eu possa ter um maior retorno ou prefiro poupar meu dinheiro em alguma aplicação mais segura?


Por exemplo:Objetivos a curto prazo
      Objetivos a longo prazo
            (menos de 1 ano)                                 (mais de 1 ano)
Roupas                                 CarroCD’s                                     Bicicleta,Vídeo Game                           Viagens,Aparelho de som                              Faculdade


       
Mudando seus hábitos

Antes de começar a investir, faça as contas de tudo que gastou durante um mês. Isso vai ajudá-lo a separar o necessário para as despesas e o que poderá ser poupado. Separe um valor por mês e vá acumulando economias. Já no primeiro mês você poderá ter uma idéia de quanto conseguirá guardar mensalmente para atingir suas metas. Controlar gastos também é muito importante. Por exemplo, se aparecer R$ 5 no bolso de alguma roupa que não usa há algum tempo, em vez de gastar esse dinheiro, você poderá guardá-lo. Se isso acontecer três vezes em um mês, você terá R$ 15 a mais para investir.
Poupando 35 centavos por dia, você terá R$ 125, sem juros, em um ano. Se poupar R$ 1, em vez de comprar um doce todo dia, você terá aproximadamente R$ 400, sem contar a chamada correção monetária do período que nada mais é do que descontar o efeito da inflação em um ano. Pequenas quantias podem se tornar grandes somas em um período não muito longo.

De onde vem o meu dinheiro?

Ganhar dinheiro é a parte mais difícil. Pense em como você vai começar a juntá-lo. Veja alguns exemplos de como pode conseguir isso:

-Da mesada

Receber, todo mês, aquela graninha dos pais ou de parentes é muito bom. Mas essas quantias podem ser pequenas para poupar e gastar tudo que você quer. Porém, pense que pequenas quantias da sua mesada, podem se tornar grandes somas se começar a poupar logo. Por isso, comece agora a fazer suas contas!

-Presentes

Em vez de ganhar roupas ou brinquedos no seu aniversário ou no Natal, você pode ganhar dinheiro. Diga que prefere assim, para poder guardar ou poupar quanto você quiser. Então, se ganhar algum dinheiro, não saia gastando e pense em seu objetivo.

-Trabalhar é bom...

Começar a trabalhar pode ser uma forma divertida de começar a ter seu dinheiro. Você pode fazer pequenos serviços, que não atrapalhem seus estudos e assim aumentar seu dinheiro no final do mês. Fique atento, às lojas que em datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, etc., que contratam jovens para reforçar o time de vendedores. 

O primeiro emprego: uma procura que dá trabalho.



As estatísticas não animam: o nível de desemprego no País é muito grande e, para piorar, mais da metade dos jovens brasileiros estão desempregados. No Brasil, apenas 36% dos jovens, entre 15 e 24 anos, tem emprego, de acordo com uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo. Normalmente, os jovens demoram 15 meses para conseguir o primeiro emprego ou uma nova ocupação.
Mas, a realidade para os jovens empregados, se mostra mais satisfatória. A remuneração mensal é fator de satisfação para 17% dos novos trabalhadores, mesmo que a maior parte (27%) ganhe entre 1 e 2 salários mínimos (entre R$ 200,00/300,00) e apenas 19% tenham rendimento acima de 3 salários mínimos (aproximadamente R$ 600,00). A maioria (57%) ajudam no orçamento familiar e somente 30% ganham só para si.
É isso aí! É difícil para o jovem entrar no mercado de trabalho e, ainda mais, conseguir uma grana para fazer um investimento. Se você já está ligado em tudo isso e está de olho no seu futuro, comece a investir no seu sucesso profissional e futuro.


Adaptação Equipe Financeiro 24Horas.com
Adaptado: Equipe Financeiro 24Horas.com
Autora : Cláudia Lopes


Motivação para o resto da semana!!



Já está acabando a quinta-feira, ainda temos a sexta-feira e o sábado para trabalhar e precisamos estar motivados.
Ainda há tempo para fechar bons negócios, fazer amizades, ligarmos para quem queremos, marcarmos algumas visitas e reuniões, concretizar os sonhos, bater as metas, enfim, ainda há tempo!
Vamos deixar para descansar no domingo.


E para incentivar vocês trouxe uma mensagem que induz a reflexão.


Veja..



" Só existe um pessoa capaz de limitar o seu crescimento: você mesmo.
  Você é a única pessoa que pode fazer a diferença em sua vida. 
  Você é a única pessoa que pode atrapalhar o seu desenvolvimento.
  Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
  É na sua mente que você vai encontrar a energia, a decisão e a determinação para promover mudanças. 
  O resto é desculpa."



4 Passos para sair das dívidas

Para uma pessoa com endividamento excessivo, nada é mais importante que tranqüilidade. Não faz sentido falar de planejamento financeiro e de conquistas de objetivos futuros para alguém que está com alto nível de endividamento e deseja, no curto-prazo, apenas ter um sono tranqüilo.
Como identificar se você tem endividamento excessivo? Se você está no cheque especial ou no empréstimo rotativo no cartão de crédito, pagando entre 5% e 12% de juros ao mês, já se pode dizer que seu endividamento está elevado, pois paga juros altíssimos e desperdiça muito dinheiro.

Veja um exemplo:
Se você estiver devendo R$ 100,00 ao seu banco por uma taxa de juros de 8% ao mês:
• Em 5 anos você estará devendo R$ 10.125,71;
• Em 10 anos você estará devendo R$ 1.025.299,93;
• Em 20 anos você estará devendo R$ 103.818.195,12;
Se você está pagando esse tipo de juros, fatalmente está jogando dinheiro no lixo.
Se você deseja buscar tranqüilidade financeira e sair deste pesadelo chamado dívidas, deve seguir os quatro passos indicados abaixo:

1.Saiba exatamente quanto você deve, para quem e qual o custo desta dívida.
  a.Faça uma planilha com as dívidas em ordem de custo – as mais caras (juros altos) terão prioridade para pagamento.

2.Conheça a sua capacidade de pagamento das dívidas.
  a.Faça um Fluxo de Caixa para saber como você pode pagar a dívida.

3.Desenvolva uma programação para pagamento das dívidas com base na sua capacidade de pagamento e em ordem de prioridade.

4.Negocie todas as dívidas e pague conforme planejou.

Depois de se livrar deste peso, repense a sua vida financeira e defina objetivos para o futuro – caso contrário você provavelmente voltará a cair no buraco das dívidas.
Se não se tem preocupação com o Futuro, não há motivo para se dedicar a ele. O problema é que o Futuro um dia será o Presente.

F:
Adaptado: Equipe Financeiro 24Horas.com
Autor: Raphael Rodrigues Cordeiro - Planejadores Associados

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pai rico, Filho nobre, Neto pobre


Crenças populares ainda hoje comandam a vida de muitas pessoas, porém, quebrando conceitos e se atualizando não é necessário viver do passado.
Ainda nos dias de hoje você já deve ter ouvido o famoso dito popular, comum entre famílias com negócios próprios, quer sejam fazendeiros, industriais ou comerciantes “Pai Rico, Filho Nobre, Neto Pobre”, e talvez até acredite que este ciclo histórico seja normal. Esteja certo que esta história mudou. Ninguém precisa se espelhar repetindo os erros de seus antepassados. O passado já se foi e está ligado a uma outra realidade social e econômica. Se hoje você deseja seguir um caminho diferente de seus pais e avós, basta planejar seu próprio sonho e depois torná-lo realidade. Veja qual é o segredo.

1. Não tente dar continuidade ao sonho de seu pai ou avô. Viva o seu próprio sonho. 

2. Não fique preso ao passado, projete-se no futuro e trace um caminho para tornar seu sonho realidade.

3. Aprenda como “fazer dinheiro” e como multiplicar a riqueza com seus talentos, são dois ingredientes básicos para realizar seus sonhos.

4. Todo sonho verdadeiro gera riqueza. Não estamos falando de devaneio, desligado da vida prática.

5. Para tornar o próprio sonho realidade é preciso começar pelo querer/ vontade em direção ao alvo, e não pelos recursos financeiros. Se você inverter a ordem, suas chances de sucesso estarão reduzidas.

6. Se você é hoje filho nobre, está na hora de se ligar! O planeta Terra está iniciando a 3ª Revolução do Dinheiro, a qual iguala a todos. Daqui para frente só o mercado é nobre e você é livre para negociar com o mercado.

7. Se Você é hoje Neto Pobre, está na hora de se libertar do passado, parar de chorar e começar a “fazer dinheiro” com seu próprio sonho. Você tem definido qual é o seu sonho?

8. Se você é o Pai Rico, com todo respeito, saiba que neste mundo de hoje a maior riqueza que um pai pode transmitir ao seu filho é encorajá-lo a sonhar, levantar vôo próprio, a partir do que você já construiu. Não espere que seu filho continue o seu sonho, a sua obra. Ele poderá não se sentir realizado como pessoa.

Para refletir: para que serve o dinheiro senão para a realização de seus sonhos? Não será cumprindo ditos e crenças populares que você terá uma boa relação com a riqueza. É hora de descobrir quais são seus sonhos atuais e gerar energia para alcançá-los. Lembre-se que para realizar suas conquistas é preciso, em primeiro lugar, você desejar e querer, depois criar um planejamento para realização, por último colocar-se em ação. E o dinheiro virá em conseqüência do seu sonho que motivou todos os aspectos da vida. Por isso, afirmo que “Quem não tem sonhos não tem motivo para viver” . Afinal, para que serve o dinheiro senão para realização de sonhos pessoais, familiares e coletivos? 

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Adaptado: Equipe Financeiro 24Horas.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Proteja sua energia no trabalho



No cotidiano do escritório, algumas situações podem acabar com a produtividade, a criatividade e a motivação.
E pior: colocam em risco sua saúde. Enfrentar um ambiente inseguro, estar sobrecarregado de trabalho ou ter brigas constantes com o chefe minam sua energia. Se o clima ruim se prolonga e o mau humor é parte do dia a dia na empresa, você tem um problema.
Saiba quais são os principais "sugadores" de energia e descubra como lidar com eles. Acredite, há como se proteger.

Insegurança

Sintomas: queda de produtividade e motivação. "Quem está inseguro não se concentra e desenvolve apatia e depressão", diz Guilherme Falchi, sóciodiretor da consultoria Hera Brasil.
Esses fatores levam ao presenteísmo - quando o profissional está no escritório, porém seu rendimento é baixo -, pois a pessoa está mais preocupada com a manutenção do emprego do que com a qualidade do que faz.
Como sair dessa: converse com os colegas e avalie o ambiente para entender se a insegurança é real ou uma paranoia. Se a instabilidade existir, a melhor saída é não se deixar afetar pelo clima ruim. Concentrando-se em seu trabalho, você fica bem com o chefe e rende mais.

Sobrecarga de trabalho

Sintomas: nervosismo, irritabilidade e insônia. Uma bomba-relógio de estresse que desencadeia doenças cardíacas e gastrointestinais. Os danos para a saúde se refletem em baixa produtividade e falta de criatividade.
Como sair dessa: Roberto Heloani, professor de gestão, da FGV-SP, dá a dica: "Mostre para seu chefe que você também tem limites". Não deixe de conversar com seu superior para negociar a diminuição da sobrecarga, estabelecer prazos realistas e priorizar as atividades a serem concluídas. Fora do escritório, praticar um esporte três vezes por semana vai fazer uma grande diferença para sua qualidade de vida.

Sentir-se desvalorizado

Sintomas: baixa na autoestima e insatisfação com a empresa.
Isso acontece quando você faz um ótimo trabalho e não recebe o devido reconhecimento.



Como sair dessa: nas reuniões de feedback, mostre para seu chefe os projetos dos quais você se orgulha de ter realizado e pergunte se você mereceria ser premiado por isso. Descubra com seu gestor o que é necessário fazer para ter uma bonificação. Aos líderes, um conselho: pequenas atitudes ajudam a equipe a se sentir recompensada. Elogios sinceros e um café da manhã para comemorar o cumprimento de metas estimulam o time. Parece besteira, mas faz uma grande diferença.

Conflitos com chefe ou colegas

Sintomas: isolamento, irritabilidade, estresse alto e depressão.
Como sair dessa: Ana Maria Rossi, presidente da Isma-Brasil, aconselha: "Nunca leve para o lado pessoal". O ideal é avaliar friamente a situação para entender qual é a gravidade do conflito. Você se sentiu exageradamente traído ou sua insatisfação tem fundamento? Se achar que tem razão, converse sobre a situação com o colega de trabalho que o magoou. Ficar remoendo o problema vai minar ainda mais sua energia. Os conflitos continuam? Procure ajuda para resolvê-los. Fale com seu chefe ou com uma pessoa de confiança dentro da empresa.

Estar no cargo ou empresa errada

Sintomas: falta de significado no trabalho. Se os valores da empresa não batem com os seus, surge um conflito interno entre o que você gostaria de fazer e o que precisa fazer para garantir sua sobrevivência. "Isso prejudica a saúde mental e física de uma pessoa", diz Tânia Casado, professora de gestão de pessoas, da FIA.
Como sair dessa: converse com a liderança ou com o RH para uma eventual realocação. Buscar uma atividade que o interesse em outra área pode ser a solução. Se o problema for com a cultura da empresa, não tem jeito. O ideal é mudar de emprego e encontrar um lugar que tenha valores semelhantes aos seus.


F: http://info.abril.com.br