1º DICA: |
Antes de fazer uma pesquisa de satisfação, faça uma pesquisa sobre o que o público-alvo da sua pesquisa deseja, necessita, quer, almeja, tem interesse. |
O início de uma pesquisa de satisfação deve ser saber, entender o que o público-alvo pretende, quer, deseja, almeja, tem interesse, necessita para considerar-se satisfeito. Fazer uma pesquisa com o que se oferece - não o que o público-alvo quer - é pavimentar o caminho para o fracasso. |
2º DICA: |
O objetivo da pesquisa não deve ser a obtenção de um retrato do passado, mas ser a alavanca de mudanças para o futuro imediato. |
Ou isto, ou não deve ser realizada. |
3º DICA: |
Os resultados da pesquisa devem ser divulgados aos participantes e interessados. |
Isto é obrigatório para o caso das pesquisas de satisfação de empregados. Para clientes, freqüentemente, isto não é possível, mas é desejável. |
4º DICA: |
Itens ou assuntos de difícil aceitação - tabus - para as lideranças, devem ser evitados. |
O desejo e a ânsia de mostrar e demonstrar que há problemas, que a liderança não quer falar ou debater, pode motivar a inclusão na pesquisa desses itens e assuntos tabus. Seria mais uma tentativa de esclarecimento à liderança. Não faça isso. A possibilidade da pesquisa ser abandonada, após a sua realização, ao serem conhecidos os resultados, invalida os possíveis benefícios. Veja a próxima dica. |
5º DICA: |
Só faça pesquisa sobre itens ou assuntos que possibilitem ação real. |
Se você faz uma pesquisa é porque está querendo saber algo e, em seguida, tomar as providências - ações - cabíveis. Toda pesquisa pressupõe uma ação futura, cria expectativas. Se as expectativas são frustradas, isso pode levar ao desalento, à descrença e à apatia. |
6º DICA: |
A ação a ser tomada deve ser dependente dos resultados obtidos. |
As ações pós-pesquisa, e oriundas desta, devem ser tomadas em função dos resultados dos dados, de acordo com a realidade detectada. A realidade detectada é que fundamenta o conjunto de ações. |
7º DICA: |
Uma ação deve ser tomada independentemente dos resultados serem os esperados, ou não. |
A existência da ação posterior à pesquisa não deve ser dependente dos resultados serem os esperados ou não. O resultado obtido com a pesquisa permite, possibilita a confrontação com a realidade; esquecer a pesquisa é se desligar dessa realidade detectada. A ação deve ser tomada sempre, independente dos resultados serem os esperados ou não; o tipo de ação é que é dependente dos resultados. |
8º DICA |
Formas de pesquisa: |
Para exemplificar as formas mais comuns de pesquisa vamos utilizar um assunto: benefícios não financeiros para os empregados da empresa XPTO. Frase com concordância ou discordância (escala de Likert)A XPTO tem benefícios ajustados para cada empregado. ( ) Concorda totalmente ( ) Concorda ( ) Nem concorda, nem discorda ( ) Discorda ( ) Discorda totalmente Questão diretaQual a sua satisfação com relação aos benefícios oferecidos pela XPTO? ( ) Muito satisfeito ( ) Satisfeito ( ) Nem satisfeito nem insatisfeito ( ) Insatisfeito ( ) Muito insatisfeito Solicitação direta:Avalie os benefícios oferecidos aos empregados da XPTO. ( ) Excelente ( ) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Pode ainda haver pesquisa com relação: - à freqüência:Com qual freqüência os benefícios da XPTO atendem suas expectativas? - ao tamanho, à medida:Qual o nível de atendimento das suas expectativas de benefícios pela XPTO? - questões com orientação positiva ou negativaOs benefícios oferecidos pela XPTO são suficientes. (positiva)Os benefícios oferecidos pela XPTO são insuficientes. (negativa) Esta forma de orientação positiva-negativa deve ser evitada, pois é polarizadora, tende levar para um lado. Uma sugestão possível seria: Os benefícios oferecidos pela XPTO são: ( )Bastante suficientes ( )Suficientes ( )Nem suficientes, nem insuficientes ( ) Insuficientes ( ) Bastante insuficientes As pesquisas também podem ser: - por telefone, - pela internet, - presencial; - preenchimento individual ou preenchimento por pesquisador, - entre outras. |
9º DICA: |
A pesquisa tem que estar centrada no público-alvo. |
A redação, a linguagem, o vocabulário, a forma da pesquisa e a quantidade de perguntas têm que ser, cada uma delas, apropriada ao público-alvo. Cada forma de pesquisa tem pequenas diferenças. Independente de qual tipo for utilizado é recomendável utilizar somente um tipo por pesquisa. Lógico que depende, e muito, do público a ser pesquisado, e da necessidade de obtenção de informações sobre o mercado, qualquer que seja ele, nessa ordem: primeiro o público-alvo, depois as necessidades de informações. |
10º DICA: |
Agradeça a cada participante da pesquisa. |
Faça chegar aos participantes da pesquisa um agradecimento pela colaboração. Pode ser utilizado o mesmo meio que se fez com que a pesquisa chegasse até o público-alvo. O anonimato pode impedir este agradecimento posterior, neste caso, faça o processo de coleta terminar com um agradecimento formal. Brindes entregues, ao final da coleta de dados, relacionados aos produtos e serviços pesquisados, podem dar um toque especial ao agradecimento, além de atingir o público que você tem interesse, sem custos adicionais. |
Façamos todos uma ótima semana!
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F: merkatus.com.br
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