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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

7 passos para demitir corretamente



Existe uma tarefa no caminho de todo líder que não pode ser evitada: a demissão de um membro da equipe. Ela pode ser definida como a própria personificação do lado negativo da liderança, pois não há como ser delegada nem feita por e-mail ou telefone. É tarefa exclusiva do líder, frente a frente com o funcionário, que, muitas vezes, não merecia ser demitido, mas, devido a reestruturações, fusões, queda nas vendas, fechamento de unidades e outros fatores, acaba sendo dispensado. Entretanto, na maioria das vezes, você precisa demitir alguém por motivos certos e claros. Confira, a seguir, sete passos para tornar essa tarefa menos traumática para ambas as partes: 

1. Assegure-se de que todos saibam as regras – Temos leis que definem muito bem os motivos pelos quais uma pessoa pode ser demitida. Mas será que todos as conhecem? Certifique-se de que essas regras básicas sejam de conhecimento de sua equipe. Isso não vai evitar demissões, porém tornará sua tarefa um pouco mais fácil – afinal, todos sabem as regras do jogo – e diminuirá um pouco as especulações sobre o motivo da demissão do indivíduo. No entanto, tenha cuidado. Você não precisa ficar sempre lembrando essas regras a seu pessoal, pois pode prejudicar o moral da equipe, basta colocá-las em um manual do funcionário, seja em papel ou pela intranet.

2. Escolha o dia certo – Especialistas são contra demissão na sexta-feira à tarde por ser traumática para o demitido. A dispensa nesse dia é boa apenas para quem demite, pois fica com o fim de semana para esquecer a experiência. Já o demitido tem dois dias em que se sente totalmente perdido. Da mesma forma, não dispense ninguém na véspera de um feriado ou no retorno das férias. Prefira fazer isso no início da semana, pela manhã.

3. Separe pelo menos meia hora em sua agenda – É impossível demitir alguém em dez minutos. Você precisa dar espaço para a pessoa desabafar, falar e expor seus sentimentos. Afinal, o demitido não corta, assim, por mágica, seus laços com fornecedores, clientes e outros membros de sua empresa. Caso ele sinta-se maltratado no desligamento, isso poderá afetar seus negócios.

4. Reúna-se sozinho com o demitido – Desligamentos não são assuntos para comitês. Assuma sua responsabilidade de líder e fale a sós com a pessoa. Essa atitude valoriza as duas posições, principalmente a sua.

5. Não fique dando voltas – A demissão é um choque de qualquer forma, não importa a maneira como a conduza. Seja educado e coloque a questão em termos mensuráveis. Diga, com todas as palavras, o motivo pelo qual a empresa está demitindo o funcionário, afinal, ele tem o direito de saber a razão de sua dispensa e deve ter espaço para ser ouvido com atenção.

6. Documente tudo – Nossas leis trabalhistas são complexas e, dependendo do setor da economia e do nível do colaborador, demissão é sinônimo de “processo”. Por isso, mantenha sempre em dia a documentação de seu funcionário e não deixe nenhum documento de demissão para depois. Resolva o máximo possível de assuntos legais ali, na mesma hora.

7. Explique para o restante da equipe – Reúna o pessoal e diga que Fulano está saindo da empresa e que suas funções serão assumidas por Sicrano e Beltrano, durante uma semana, até que o substituto seja escolhido. Aproveite e peça para que as pessoas indiquem conhecidos competentes para o cargo. Você não precisa contar o motivo da demissão, ainda mais se o demitido estiver próximo. Isso pode causar constrangimento a ele e a outros membros da equipe. Concentre-se em explicar como será o dia a dia a partir dali. 

Um grande abraço,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança


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