Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

sábado, 19 de março de 2011

Dinâmica de grupo: o segredo é a atenção


Muito utilizadas hoje, as dinâmicas de grupo têm papel fundamental nos processos seletivos, pois não se prendem à avaliação de competências e habilidades, somente. Elas vão além, conseguem avaliar o comportamento, a personalidade do candidato.

E, se é sob pressão que as pessoas se revelam, é dessa forma que a dinâmica extrai características importantes do profissional. "As dinâmicas colocam os profissionais em situações conflitantes, de modo que sob pressão eles tenham de tomar decisões, trabalhando em grupo e com opiniões diversas", explica a consultora da Right Management, Regina Martins.

Para Aloísio Buoro, consultor da DBM, o grande segredo para ser bem-sucedido na dinâmica é enteder a proposta da atividade e agir com naturalidade, sem querer ser algo que não é. "Os recrutadores são treinados para identificar ações comportamentais, sinais de personalidade e conseguem facilmente perceber se o candidato está mentindo ou tendo comportamentos artificiais", afirma.

Sozinho ou em equipe?

Apesar de fazer parte de um grupo onde todos são concorrentes, é preciso ter um equilíbrio e saber a hora de competir e de ser equipe. Muitas vezes o objetivo da dinâmica é saber quem melhor se sai trabalhando em grupo. Nesse caso, a pessoa que ficar o tempo todo buscando se sobressair vai ser avaliada de maneira negativa. "É um limiar muito sutil entre competir e entender a importância do trabalho em equipe", diz Regina.

Buoro alerta que, mais uma vez, a observação é a chave do sucesso na dinâmica. Se a atividade proposta é que o grupo desenvolva um projeto, por exemplo, é preciso trabalhar em equipe. "Nesse caso, quem quiser fazer todas as atividades isoladamente não vai receber destaque, mas, sim, ser avaliado como uma pessoa com dificuldades de se relacionar e trabalhar em grupo". Segundo o consultor é preciso estar atento para perceber o momento de cooperar e o momento de competir. "Algumas pessoas querem discutir opiniões como se fosse uma competição de certo ou errado. Elas não se dão conta de que a avaliação é muito mais pela atitude, pela postura do que pela opinião em si", considera.

Definitivamente, querer impor idéias não é o caminho. "O conflito é o que permeia a dinâmica de grupo, ele é muito útil no debate de idéias, mas se perde quando as pessoas começam a se agredir", afirma Regina.

Dica de quem sabe

Especialistas no assunto, Regina Martins e Aloísio Buoro dão dicas práticas de como ser bem-sucedido na dinâmica de grupo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário