Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

quarta-feira, 30 de março de 2011

CURIOSIDADES QUE EVITAM GAFES


Atire a primeira pedra quem nunca fez uma gafe ou como falamos, "deu um fora". Na edição de hoje vamos ver as curiosidades que evitam essas gafes e nos protegem do risco de fazer novas no futuro. 



Num mundo globalizado, em que empresas de todo o planeta empregam pessoas de diferentes países, é preciso conhecer alguns pequenos detalhes, para evitar gafes, e até mesmo perda de grandes negócios, pelo choque de culturas.
Há treinamentos específicos para executivos que viajam muito e negociam no exterior
- os chamados cross-cultural-training. São guias e cursos de adaptação que, mais do que ensinar idiomas ou religiões, orientam os "alunos" a respeitar as tradições do países visitados.
O investimento nesse tipo de projeto vem aumentando, com o crescente fluxo comercial global. Isto porque já está provado que um profissional pode construir uma boa imagem da empresa ao demonstrar conhecimentos técnicos, mas destruí-la por ignorar a cultura local.
O guia do grupo industrial CST-Arcelor Brasil destaca as seguintes dicas:
- No Egito, o cartão de visitas deve ser entregue e recebido com a mão direita. Assim como os presentes. A mão esquerda é considerada impura.
- Na India, melhor evitar peças de couro. Afinal, a vaca é um animal sagrado no país. Ao presentear, evite o preto e o branco, consideradas cores que dão azar.
- Numa conversa, no Vietnã, fale da arquitetura e das belezas naturais do país. E sobre o Brasil. Não mencione a Guerra do Vietnã.
- Na Suécia, os presentes não são usuais em ambientes de negócios.
- Na Hungria, um bom tema para conversa é a seleção húngara de futebol de 1954, vice-campeã do mundo. Depois daquele time, nunca mais tiveram time igual.
- No Peru, a pontualidade é bem flexível, pois os atrasos são bem freqüentes e, portanto, nem tão mal vistos assim.
- Na China, pontualidade é coisa séria. Além disso, o executivo mais graduado entra na sala na frente dos seus subordinados. Deve-se deixar que ele os consulte. Jamais se deve falar diretamente com um funcionário do parceiro comercial. É considerado gafe, ainda, pôr açúcar no chá.
- Na Bélgica, as decisões são postergadas até que todos cheguem a uma conclusão.
- Na Alemanha, as mulheres devem evitar jóias ou qualquer ostentação em ambientes de negócios.
- No Japão, tentar seguir as tradições locais é considerado uma enorme demonstração de respeito. Não é costume dar gorgetas. E, se for entregar seu cartão de visitas, faça-o com as duas mãos.
- Em El Salvador, evite dar flores brancas: elas são associadas a funerais.
- Em Taiwan, é preciso ter paciência pois leva-se tempo para ganhar a confiança local. Evite cores vermelha, branca e preta nas roupas.
- Na Tailândia, não fale sobre o filme !Anna e o Rei". Os tailandeses não gostam nada da história do rei que se apaixonou por uma professora inglesa.
Com tantas e boas dicas, não há como provocar confusões multiculturais. Portanto, boa viagem, boa sorte e BONS NEGÓCIOS!

Marília Bellizzi Jaccoud

Nenhum comentário:

Postar um comentário