Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Não está certo crucificar o dono da boate KISS.

Não está certo crucificar o dono da boate KISS em Santa Maria-RS. Hoje o empresário recebe alta do hospital e estão preparando um grande esquema para levá-lo na delegacia para dar o depoimento. Não está certo apontar o dedo. Precisamos pensar sem julgar. 
Pergunto:
Quantos anos estava aberta em Santa Maria a boate kiss?
Se não sabe, a resposta é três anos.
Eu vi uma entrevista com o prefeito de Santa Maria na Globo News e o prefeito falou que não conhecia a boate. Fiquei surpreso com a falta de conhecimento do líder político da cidade. Ele que administra a mesma deveria saber, pois em ano eleitoral os candidatos visitam todos os "buracos" das cidades em busca de votos.
As pessoas que frequentavam a boate, tinham qual grau de escolaridade?
Pelo que vimos a grande maioria era estudante, que estão todos os dias atualizando e aprimorando o seu conhecimento. Pois penso, esse público alvo da boate não tinha noções de segurança? Não podiam questionar sobre a porta de emergência? 
Ninguém pensa que pode acontecer uma tragédia em nossas vidas e sim com os outros, portanto, esperam acontecer para apontar o dedo e achar um culpado. Geralmente no Brasil, o culpado sempre é aquele mais fraco na história. Falo isso porque se houvesse fiscalização competente e séria, o risco seria minimizado. 
Os bombeiros primeiramente não falaram que tinha irregularidade, tanto que autorizou após a vistoria um "ok" para a prefeitura expedir o alvará. 
Tentem se colocar no lugar de um dono de boate que tem um laudo dos bombeiros que estava tudo certo com a segurança na boate e teve seu alvará expedido pela prefeitura. O que você pensaria? Que está tudo certo com o estabelecimento. Então, porque ele é o maior culpado?
Quem fabricou a espuma que é altamente inflamável? Quem vendeu o extintor de incêndio que não funcionou? Quem é o profissional que deu o laudo dizendo que estava tudo ok com a boate? Quem é o responsável por fiscalizar essa questão da segurança? 
E o Estado não tem nenhuma culpa? 
Para finalizar eu pergunto ainda; Será que nesses três anos nunca um policial militar, soldado do exército, político, jornalista, bombeiro, delegado, entre outros, frequentou a boate? Não foi capaz de identificar os riscos? Se diretamente eles não foram e indiretamente, como um filho, sobrinho ou até mesmo conhecido?
Somos seres pensantes ou não? Não temos capacidade de expor nosso ponto de vista?
É muito fácil ir para frente de um computador, entrar no facebook, que para muitos é um mundo a parte, pois no facebook muitas pessoas são "amigas, solidárias, corretas, justas", mas quando não estão nele são o oposto.
Enfim, eu quero justiça assim como a maioria, mas não é justo crucificar o mais fraco nessa história toda. Vamos pensar. Não está certo.
Ass Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário