Começa uma nova fase em sua vida. Você decidiu atuar em um novo negócio, tem se dedicado muito e chegou a hora de captar seus primeiros clientes. O que fazer? Aqui vai sua primeira dica: desenvolva uma atitude proativa. Não veja a captação de clientes como um problema, mas como um desafio, um estímulo e uma oportunidade - a oportunidade de ingressar na profissão de seus sonhos. Reflita com atenção sobre esta frase: "Dificuldade é uma questão de ponto de vista". Você conhece a história das vendedoras de guarda-chuvas? É uma historinha muito simples e muito útil.
Dizem que, em algum lugar da China, duas mulheres vendiam guarda-chuva nas ruas de uma grande cidade. Uma delas só conseguia vender quando estava chovendo. Nos outros dias, não vendia absolutamente nada. Já a outra vendia guarda-chuvas todos os dias, independentemente do clima. Com o dinheiro que juntou, abriu um negócio e tornou-se uma próspera comercian
te. Enquanto isso, sua ex-concorrente continuava tentando vender seus guarda-chuvas, pois, embora ganhasse pouco, esse era seu único ganha-pão. Um dia, em meio à labuta diária, a vendedora de guarda-chuvas, que agora já era idosa, viu passar uma senhora elegante e bem cuidada e reconheceu a antiga concorrente.
_ Não era você que costumava vender guarda-chuvas por aqui? _ perguntou ela.
_ Sim, era eu _ respondeu a outra.
_ Me diga uma coisa: vender guarda-chuva quando chove não tem segredo, todo mundo precisa de um para se proteger da chuva. Mas em dias ensolarados, por que as pessoas iriam querer guarda-chuvas? _perguntou a vendedora.
_ É simples: para se proteger do sol _ explicou a comerciante.
_ E nos dias em que não há chuva nem sol?
A comerciante respondeu de pronto:
_ É mais simples ainda: se você não sabe se vai chover ou se vai fazer sol, você tem duas coisas entre as quais se proteger.
A vendedora refletiu um pouco, deu um suspiro e disse:
_ Sorte sua seus clientes pensarem assim...
Ao que a próspera comerciante replicou:
Sorte nada. Quem você acha que fez meus clientes pensarem assim?
Quer saber a moral dessa história?
Aprenda a reverter possíveis obstáculos e a usá-los para favorecer suas vendas. Isso que é atitude proativa. De tempos em tempos, os jornais ficam cheios de notícias sobre crise, desemprego, endividamentos, quebradeira....Você tem duas escolhas...
Ou você pensa: "Quem é que vai investir nesse novo negócio num momento como esse?", ou você arregaça as mangas e pensa: " Agora sim, as pessoas vão precisar investir no meu negócio ainda mais!"
Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário