SIMPLICIDADE
CLAREZA
OBJETIVIDADE
UNIDADE
Não esqueça, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da idéia.
COERÊNCIA
A coerência (coesão) entre todas as partes de seu texto, é fator primordial para se escrever bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as idéias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqüências.
Exemplos: Obedecer uma ordem cronológica é um maneira de se acertar sempre, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Usefiguras de linguagem para que o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação.
ÊNFASE
Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à idéia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
LEIA E RELEIA
Lembre-se, é fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e idéias. Àmedida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias. No computador, esta tarefa se torna mais fácil. Faça sempre uma cópia do texto original. Assim você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar atrás.
Veja abaixo quadros resumos da estrutura de uma redação (introdução, desenvolvimento e conclusão) das três modalidades de uma redação: descrição, narração e dissertação.
Estrutura de uma Descrição | |
CARACTERÍSTICAS | Situa seres e objetos no espaço (fotografia) |
INTRODUÇÃO | A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta. |
DESENVOLVIMENTO | |
CONCLUSÃO | Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização. |
RECURSOS | Uso dos cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivação farta, verbos de estado, linguagem metafórica, comparações e prosopopéias. |
O QUE SE PEDE | Sensibilidade para combinar e transmitir sensações físicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num único parágrafo. |
Estrutura de uma Narração | |
CARACTERÍSTICAS | Situa seres e objetos no tempo (história) |
INTRODUÇÃO | Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. |
DESENVOLVIMENTO | Através das ações das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que culminam no clímax da redação. |
CONCLUSÃO | Existem várias maneiras de concluir-se uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. |
RECURSOS | Verbos de ação, geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre. |
O QUE SE PEDE | Imaginação para compor uma história que entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão. Pode ser romântica, dramática ou humorística. |
Estrutura de uma Dissertação | |
CARACTERÍSTICAS | Discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor. |
INTRODUÇÃO | Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese). |
DESENVOLVIMENTO | Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. |
CONCLUSÃO | Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido. |
RECURSOS | Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados. |
O QUE SE PEDE | Capacidade de organizar idéias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado. |
A Crônica na estrutura de uma redação
F:coladaweb.com
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