Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

domingo, 11 de setembro de 2011

VALORES BÁSICOS DO COMPROMETIMENTO



EXISTEM TRÊS VALORES BÁSICOS PARA O COMPROMETIMENTO DAS PESSOAS QUE SÃO:




AUTO ESTIMA
A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a autoestima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de autoestima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de autoestima). Finalmente, a autoestima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral").


EMPATIA
O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação


AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Até há bem pouco tempo, vivíamos num país totalmente fechado à realidade mundial, particularmente no contexto empresarial. O que prevalecia era a burocracia excessiva, a tecnocracia e o autoritarismo difundido nas relações interpessoais.
Hoje, o mundo globalizado exige uma nova consciência no tocante às relações interpessoais: a consciência de que somos uma grande teia. Deste modo, teremos necessidade de modificar o velho jeito de tratar com pessoas. Teremos que parar de impor tarefas de cima para baixo e nos dedicar a facilitar o processo, incentivando a interação das partes entre si.
Todos vamos precisar de melhores capacidades para ouvir, para comunicar e para conduzir grupos. Esses são os talentos que proporcionam maior afetividade nas relações humanas em que a autoridade, inerente ao poder, acontece de forma fácil e espontânea, sem precisar ser imposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário