Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FMEA - Análise de Modos de Falhas e Efeitos



Identificar problemas na produção parece ser tarefa simples. Todos em uma empresa sabem que existem uma série de problemas e que estes por sua vez geram outros problemas. Os esforços para a melhoria da qualidade, na maioria das vezes são voltados à detecção de falhas, dando-se pouca importância à prevenção.
Se analisarmos bem, os problemas existem porque não tomamos ações preventivas no passado. As ações preventivas tendem a diminuir as ações corretivas. As empresas que buscam a qualidade assegurada estão utilizando cada vez mais técnicas e metodologias objetivando a prevenção, detecção e controle das falhas no projeto, produtos ou processos, para atender as exigências dos mercados e clientes. Por esse motivo, a prevenção de falhas antes de atingir a fase operacional, tornou-se fundamental.
O FMEA “Failure Mode and Effects Analysis”- Análise de Modos de Falhas e Efeitos, foi desenvolvido pela NASA para o Projeto Apolo, sendo um processo metodológico de análise e sistêmico, que orienta e evidencia em fase preventiva, as falhas em potencial de um produto, processo ou sistema, seja na fase de desenvolvimento, fabricação ou de utilização.
A aplicação do FMEA se deu inicialmente na aviação, na área de energia nuclear e na indústria automobilística. Atualmente vem sendo utilizada pelas indústrias em geral.
Trata-se de uma importante metodologia na melhoria da qualidade, pois os fatores que a influenciam a qualidade hoje, não são os mesmos de décadas atrás. As altas exigências dos clientes refletem diretamente nos produtos, processos e serviços hoje oferecidos, além da necessidade de otimizar custos e a responsabilidade pelo produto fornecido, tem no FMEA um auxiliar muito eficiente.
O FMEA é um método preventivo de falha, por isso deve ser utilizado no estágio inicial de desenvolvimento de um sistema, produto, processo ou serviço. É um método orientado para o trabalho em equipe e de coordenação interdisciplinar entre as áreas envolvidas, além de fornecer uma documentação especifica para a análise e prevenção de falhas.
O FMEA se elaborado na fase de desenvolvimento do projeto, permite eliminar as possíveis causas das falhas. Reduzindo-se a probabilidade de ocorrência de falhas ou defeitos no produto, melhoramos a sua confiabilidade.
Quando utilizar o FMEA?
O FMEA deve ser utilizado quando uma das situações seguintes ocorrer:
- Existência de problemas de qualidade no processo;
- Novo projeto, produto ou processo;
- Alterações significativas no produto ou processo;
- Desenvolvimento ou mudança de fornecedores;

Trata-se de uma metodologia de razoável complexidade, mas que produz resultados potencialmente favoráveis como maior confiabilidade nos produtos, redução no número de modificações, processos mais robustos, padronização, entre tantos outros.
Resumidamente a metodologia consiste em:
- Identificar falha no produto ou processo;
- Determinar o efeito da falha;
- Verificar a severidade e característica;
- Identificar as causas da falha;
- Prever meios de controle;
- Recomendar as ações de melhoria;
- Determinar responsabilidades e prazos;

Procure informar-se mais sobre esta importante metodologia e verifique se não pode ser aplicada na sua empresa.
 

F:http://portal.pr.sebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário