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domingo, 30 de setembro de 2012

Artigo: O Ciclo de Vida das Pessoas. Por Marcelo B. Homrich


O ciclo de vida das pessoas.
Por Marcelo B. Homrich



O Facebook pergunta: O que você está pensando? E aqui vou escrever o que estou pensando desde ontem.

Penso no clico de vida das pessoas, assim como das "coisas". Em três etapas construímos o ciclo que são: Crescimento, maturidade e declínio. Este é o ciclo completo. 
Quando vemos um recém nascido associamos ele na primeira etapa, um adulto na segunda e um idoso na última. Isso é apenas questão de percepção, pois em cada etapa temos diversos outros ciclos. Fato é, que muitos ciclos são encerrados já na primeira etapa, assim como nas demais. Complexidade podemos chamar. Ontem assistimos um ciclo acabar, o da apresentadora Hebe Camargo. E sempre quando vemos alguém partir, pensamos no que deveríamos ter feito pela pessoa que se foi. Agradeço sempre a Deus por ter me iluminado quando tive a percepção de que eu precisava curtir mais meu avô quando soube que ele estava doente. Não foi um pensamento pessimista, mas sim de me dar conta que somos seres mortais e que podemos fazer HOJE e não deixar para amanhã. Meu vô Odilon, meu GRANDE AMIGO, lutou cinco anos contra um câncer e veio a falecer, mas durante esse tempo eu aproveitei muito ele, fiz coisas que até não deveria, como dar sorvete para ele no hospital quando me pediu e ainda mentir para o médico que entrou no quarto que o sorvete era meu, que ele estava somente segurando para mim; Meu vô tinha diabetes. Fiz muita coisa para ele e de nada me arrependo.

Já fazem alguns anos que o ciclo dele acabou também. Mas e o meu? e o seu? Não importa a idade, não importa a posição social...

O que importa aqui é que sejamos felizes. Felizes conosco, para poder ser feliz com os outros. A felicidade está em cada um, não existe uma receita, cada pessoa escreve a sua. 
Sonhamos em ser ricos, ter um bom cargo no emprego, ter um carro importado; Enfim, corremos sempre atrás de dinheiro e acabamos esquecendo que tem um sol lá fora, que podemos ir dar um passeio, que podemos curtir uma caminhada num parque, entre outros. Alguém já viu o nascer ou o pôr do sol? 
Se hoje podemos então hoje faremos. Está com saudade de alguém? Ligue! Visite!Reúna os amigos, a família.Está com algum desejo? Realize! Está com alguma coisa guardada dentro de você? Coloque para fora! 
A única coisa é certa nessa vida. A morte! Então não fique esperando ela chegar! Amanhã é segunda-feira, levante e faça o que não fez hoje ou ontem, mas faça. Somos diferentes, com desejos diferentes e a diferença é o que nos fortalece e engrandece.
As pessoas falam: Vivendo e aprendendo, mas eu penso que é ao contrário; Aprendendo e vivendo. Nunca é tarde para aprender na vida e aprendendo estamos motivados, temos a sensação de ser úteis e somos mesmo. A velhice está na cabeça de cada um e não na idade. 
Enfim amigos, vamos brindar pela vida e VIVER!
Um abraço e boa noite para todos!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Venda e pós-venda – a importância do serviço pós-venda


Venda e pós-venda. Dois termos que parecem não andar muito unidos para algumas pessoas.
A maioria das empresas no mercado, só pensam em vender com sucesso e ganhar mais e mais dinheiro, mas acabam esquecendo que o processo de vendas é formado pela pré-venda, pela venda e o pós-venda.
Mas afinal, o que é pós-venda e qual a sua importância para a empresa? Você verá nesse artigo as melhores dicas para aplicar na sua empresa e obter sucesso nas vendas.

O serviço pós-venda

Todo empresário quer ver a sua empresa lotada de gente, mas manter um bom cliente hoje exige muito jogo de cintura.
A qualidade, o bom atendimento e o cumprimento dos prazos ainda são importantes mas eles deixaram de ser um diferencial de concorrência, pois a maioria das empresas já conseguem impor esse padrão.
Então como conseguir se manter competitivo com tanta empresa boa como sua concorrente?
Uma das armas de diferenciação mais fortes hoje é o pós-venda, que deve ser encarado com muita seriedade, porque ele é um elemento de fidelização dos clientes.

O que o cliente busca?

O cliente hoje não busca mais aquela empresa que é a maior da cidade ou que faz o melhor serviço da região, ele busca a empresa que entrega junto ao produto ou serviço prestado um brinde chamado satisfação.
Os clientes esperam que o serviço pós-venda seja um atributo dos produto, assim como a qualidade, a embalagem bonita, o seu rendimento e o preço.
A função do pós-venda é garantir esta satisfação, ajudando a fidelizar o cliente e divulgar a boa reputação da empresa.

Como fazer o pós-venda?

Existem diversas formas de pós-venda que podem ser adotadas, dependendo da necessidade de seu cliente e do produto oferecido pela sua empresa.
Grandes empresas que trabalham em nível nacional, utilizam a terceirização de centrais de telemarketing para o serviço pós-venda. Neste serviço, o cliente entra em contato através de um número gratuito (0800) e o atendimento presta as informações solicitadas.
Ter portais de auto-atendimento no próprio site da empresa na internet também é uma boa ferramenta de relacionamento com o cliente.
Quando a venda é realizada através de representantes, o pós-venda pode ser realizado a cada nova visita, o que irá deixar o cliente satisfeito.

Mantenha o relacionamento com o cliente

Assim como disse Cristiano Sobrinho: ” Nunca foi tão importante manter um bom relacionamento com os clientes como agora”.
Esta citação tem tudo a ver, pois é através da manutenção de um grupo de clientes fieis que uma empresa pode minimizar o árduo trabalho de conquistar continuamente novos clientes e sem falar na luta com um grande número de concorrentes cada vez mais qualificados.
Isso é algo que toda empresa tem capacidade de fazer, e pode acreditar, manter os clientes conquistados sai mais barato do que atrair clientes novos.

Dicas para encantar o cliente com serviços pós-venda

Para se diferenciar de seus concorrentes, a empresa deve buscar uma série de ações para melhorar o relacionamento com o cliente.
Confira algumas dicas citadas por Cristiano Sobrinho para que o cliente sinta cada vez mais segurança de ter comprado na sua empresa:
  • Ofereça a maior vantagem possível em relação a custo X beneficio. Os clientes, cada vez mais querem fazer valer o dinheiro que empregam.
  • A disponibilização de profissionais para o pós-venda é essencial. Realize treinamentos constantes tanto com a equipe de vendas quanto com o atendimento aos clientes.
  • Ofereça sempre o melhor apoio pós-venda para seus clientes. Isso impede que eles comparem o seu serviço prestado pela sua empresa com o da concorrência.
  • Mantenha o cadastro de clientes sempre atualizado. Quando a empresa toma a iniciativa de entrar em contato com o cliente, ele se sente especial e aumenta o nível de satisfação com a empresa e o serviço.
Com esse artigo, eu espero ter lhe ajudado a começar trabalhar na venda e pós-vendados seus produtos e dar mais credibilidade ao serviço pós-venda da sua empresa.


Fonte:http://www.montarumnegocio.com/venda-e-pos-venda/



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Postura correta melhora a qualidade de vida


A postura correta melhora a qualidade de vida e é fundamental para a saúde dos ossos da coluna. Mas para conseguir ter uma boa postura é preciso que todos os músculos do corpo estejam fortalecidos, principalmente os músculos das costas e do abdômem.
O fator psicológico conta muito para uma boa postura corporal. Logo percebe-se quando um indivíduo está triste ou deprimido, devido ao posicionamento de seus ombros. Um indivíduo extremamente cansado ou sonolento dificilmente terá uma postura correta. À medida que um indivíduo feliz e bem disposto têm sempre uma postura melhor.
Algumas situações que podem causar a má postura são o estado psicológico, maneira de sentar incorreta, não realizar exercícios físicos e a posição ao dormir.
Ter uma má postura durante anos a fio pode ter consequências graves como hipercifose (corcunda) e escoliose. Estas, quando não tratadas podem levar inclusive a um comprometimento pulmonar, devido a sua pouca expansão durante a inspiração e às hérnias discais.
Para melhorar a postura o indivíduo pode:
  • Ao sentar-se numa cadeira reta colocar uma toalha de tamanho médio enrolada no fundo das costas. Assim mantêm-se a curvatura fisiológica normal evitando ficar recostado na cadeira.
  • Ao deitar-se, prefira a posição de lado, mas sempre com uma almofada entre as pernas, para que não haja uma diferença na altura dos quadris, que levam consequentemente a uma alteração nas costas.
  • Ao caminhar, jogue um pouco os ombros para trás, mas sem exagero, coloque a barriga para dentro e mantenha o queixo paralelo ao chão.
  • Praticar algum tipo de atividade física com reglaridade.
Contudo, alguns indivíduos não conseguem ter uma boa postura devido à alterações ortopédicas impotantes, e podem necessitar de fisioterapia ou até mesmo uso de um colete ortopédico para melhorar o posicionamento corporal.


F:http://www.tuasaude.com/postura-correta-melhora-a-qualidade-de-vida/


sábado, 22 de setembro de 2012

Conhece-te a ti mesmo. Sócrates e a nossa relação com o mundo


Josué Cândido da Silva*

A figura de Sócrates é como um divisor de águas na Filosofia Antiga, tanto que os filósofos anteriores a ele são tradicionalmente chamados de pré-socráticos

De fato, com Sócrates há uma mudança significativa no rumo das discussões filosóficas sobre a verdade e o conhecimento. Os primeiros filósofos estavam preocupados em encontrar o fundamento (arké) de todas as coisas. Sócrates, por sua vez, está mais interessado em nossa relação com os outros e com o mundo.

Curiosamente, Sócrates nada escreveu - e tudo o que sabemos dele é graças a seus discípulos, particularmente Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo

Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si. 

Ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer, tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito. 

É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscendência, de que fala Sócrates. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.

Como ter acesso à verdade?

Tal modificação para ter acesso à verdade, contudo, não é um ato puramente intelectual. Ela exige, por vezes, determinadas renúncias e purificações, das quais Sócrates é um exemplo. 

Sócrates dizia ter recebido de Deus a missão de exortar os atenienses, fossem eles velhos ou jovens, a deixarem de cuidar das coisas, passando a cuidar de si mesmos. Tal atitude o fez dedicar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo, denominada maiêutica) por meio da qual ele fazia com que seu interlocutor percebesse as inconsistências de seu discurso e se autocorrigisse. 

A atitude de Sócrates questionava os valores da sociedade ateniense, razão pela qual seus inimigos o levaram ao tribunal, onde foi julgado e condenado à morte. Sua morte, porém, não impediu que a questão do cuidado de si se tornasse um tema central na filosofia durante mais de mil anos - e chegasse a influenciar alguns filósofos modernos e contemporâneos.

A questão central do cuidado de si é que jamais se tem acesso à verdade sem uma experiência de purificação, de meditação, de exame de consciência - enfim, através de determinados exercícios espirituais capazes de transfigurar nosso próprio ser. 

Dito de outro modo, o estado de iluminação, de descoberta da verdade, não é produto do estudo, mas de uma prática acompanhada de reflexão constante sobre minhas ações, atitudes - e de como posso modificá-las para me tornar uma pessoa melhor. É como se a vida fosse uma obra de arte em que nós vamos nos moldando, nos aperfeiçoando no decorrer da existência.

A difícil busca da verdade

Atualmente, estamos distantes dessa perspectiva socrática do cuidado de si. A ciência moderna está preocupada com a produção e acumulação de conhecimentos.

Mas quando nos perguntamos: para quê acumulamos e produzimos conhecimento? A resposta é simplesmente: para aumentar infinitamente nosso conhecimento. Entramos, assim, numa corrida sem fim, em que nunca nos questionamos se isso realmente está trazendo os benefícios prometidos. 

Claro que a tecnologia traz inegáveis benefícios, mas não parece que as pessoas, atualmente, estejam mais felizes. Pode-se alegar, no entanto, que não é papel do conhecimento e da ciência promover a felicidade humana - e que, talvez, conhecimento e ciência tenham a única função de contribuir para a concentração de poder e dinheiro nas mãos de alguns uns poucos.

Sócrates, porém, via a busca da verdade como um caminho de ascese, pois, quando cuidamos de nós mesmos, modificamos nossa relação com os outros e com o mundo. 

Mergulhados em preocupações com a aparência e o consumo, pensamos estar cuidando de nós mesmos, quando na verdade estamos nos perdendo em meio às coisas. É preciso conhecer a si mesmo para não perder-se. Claro que você não vai encontrar toda verdade em si mesmo, mas, pelo menos, a única verdade capaz de salvá-lo.

O que há para ler

Do filósofo Michel Foucault, a obra A hermenêutica do sujeito, Editora Martins Fontes, São Paulo, 2004.




F:http://educacao.uol.com.br/filosofia/conhece-te-a-ti-mesmo.jhtm


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palco do Megafone - BANDA BEKA NO FESTIVAL MUNDO LIVRE


Galeeera, maais uma promoção **BANDA BEKA** para vocês!!!


Quem comprar ingresso para o Mundo Livre com a gente concorre a um Red Label e 2 energéticos Burn!!!

Então é isso aí... Comprem ingressos da banda BEEEKA!!

Para quem estiver interessado fica aí os nossos contatos: fone: 96390614, 96946410 e 91831888

 e no msn: rogersilveira_13@hotmail.com e
 m-bartmann@hotmail.com




Compartilhem o link:










O Blog MEGAFONE deseja muito sucesso para esses jovens com a banda BEKA. 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

POSITIVISMO


Tal como são nossos 
pensamentos é nossa consciência: e tal como é nossa 
consciência, é nossa vida.
Se plantarmos uma semente de pensamento limpo e positivo e 
nos concentrarmos nele, damos a ele energia, tal como o sol 
dá energia para uma semente na terra. E tal como a semente na 
terra acorda, move-se e começa a crescer, os pensamentos nos 
quais nos concentramos acordam, movem-se e começam a crescer. 
Então, vamos semear pensamentos positivos.
A cada manhã, antes de começarmos a jornada de nosso dia, 
sentemo-nos em silêncio e semeemos a semente da paz.

Paz é harmonia e equilíbrio. Paz é liberdade - liberdade do 
peso da negatividade e do desperdício. Deixemos que a paz 
encontre sua morada dentro de nós. A paz é a nossa força 
original, nossa eterna tranqüilidade de ser.
Permita que seu primeiro pensamento do dia seja de paz.
Plante essa semente.
Regue-a com atenção e você atingirá a calma. 
Antony Strano

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dez dicas para falar bem em público


O professor de oratória Reinaldo Polito, que dá aulas em São Paulo, lista abaixo os dez principais conselhos para você ter sucesso nas apresentações em público e falar com segurança e desembaraço.

1) Prepare-se para falar. Assim como você não iria para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor. Isto é, se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição. Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou, se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Atenção: embora esse treinamento sugerido dê fluência e ritmo à apresentação, de maneira geral, não dá naturalidade. Para que a fala atinja bom nível de espontaneidade fale com pessoas. Reúna um grupo de amigos, familiares ou colegas de trabalho, ou de classe, e converse bastante sobre o assunto que irá expor.

2) A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação. Se você cometer alguns erros técnicos durante uma apresentação em público, mas comportar-se de maneira natural e espontânea, tenha certeza de que os ouvintes ainda poderão acreditar nas suas palavras e aceitar bem a mensagem. Entretanto, se usar técnicas de comunicação, mas apresentar-se de forma artificial, a platéia poderá duvidar das suas intenções. Respeite seu estilo de comunicação. Você vai se sentir seguro e suas apresentações serão mais eficientes.

3) Não confie na memória, leve um roteiro como apoio. Algumas pessoas memorizam suas apresentações palavra por palavra imaginando que assim se sentirão mais confiantes. A experiência demonstra que, de maneira geral, o resultado acaba sendo muito diferente. Se você se esquecer de uma palavra importante na ligação de duas idéias, talvez se sinta desestabilizado e inseguro para continuar. O pior é que ao decorar uma apresentação você poderá não se preparar psicologicamente para falar de improviso e ao não encontrar a informação de que necessita, ficará sem saber como contornar o problema. Use um roteiro com as principais etapas da exposição, e frases que contenham idéias completas. Assim, diante da platéia, leia a frase e a seguir comente a informação, ampliando, criticando, comparando, discutindo, até que essa parte da mensagem se esgote. Se a sua apresentação for mais simples poderá recorrer a um cartão de notas, uma cartolina mais ou menos do tamanho da palma da mão, que deverá conter as palavras-chave, números, datas, cifras, e todas as informações que possam mostrar a seqüência das idéias. Com esse recurso você bate os olhos nas palavras que estão no cartão e vai se certificando que a seqüência planejada está sendo seguida.

4) Use uma linguagem correta. Uma escorregadinha na gramática aqui, outra ali, talvez não chegue a prejudicar sua apresentação. Entretanto, alguns erros grosseiros poderão ser fatais. Os mais graves que costumam ocorrer são: "fazem tantos anos", "menas", "a nível de", "somos em seis", "meia tola", entre outros. Mesmo que você tenha uma boa formação intelectual, sempre valerá a pena fazer uma revisão gramatical, principalmente quanto à conjugação verbal e às concordâncias.

5) Saiba quem são os ouvintes. Cada público possui características e expectativas próprias, e que precisam ser consideradas em uma apresentação. Procure saber qual é o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes. Assim, poderá se preparar de maneira mais conveniente e com maiores chances de se apresentar bem.

6) Tenha começo meio e fim. Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou. Depois de cumprimentar os ouvintes e conquistá-los com elogios sinceros, ou mostrando os benefícios da mensagem, diga qual tema vai abordar. Assim, a platéia acompanhará seu raciocínio com mais facilidade, porque saberá aonde deseja chegar. Em seguida, transmita a mensagem, sempre facilitando o entendimento dos ouvintes. Se, por exemplo, deseja apresentar a solução para um problema, diga antes qual é o problema. Se pretende falar de uma informação atual, esclareça inicialmente como tudo ocorreu até que a informação nova surgisse.

7) Tenha uma postura correta. Evite apoiar-se apenas sobre uma das pernas e procure não deixá-las muito abertas ou fechadas. É importante que se movimente diante dos ouvintes para que realimentem a atenção, mas esteja certo de que o movimento tem algum objetivo, como por exemplo, destacar uma informação, reconquistar parcela do auditório que está desatenta, etc. Caso contrário é preferível que fique parado. Cuidado com a falta de gestos, mas seja mais cauteloso ainda com o excesso de gesticulação. Procure falar olhando para todas as pessoas da platéia, girando o tronco e a cabeça com calma, ora para a esquerda, ora para a direita, para valorizar e prestigiar a presença dos ouvintes, saber como se comportam diante da exposição e dar maleabilidade ao corpo, proporcionando, assim, uma postura mais natural. O semblante é um dos aspectos mais importantes da expressão corporal, por isso dê atenção especial a ele. Verifique se ele está expressivo e coerente com o sentimento transmitido pelas palavras. Por exemplo, não demonstre tristeza quando falar em alegria. Evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços cruzados ou nas costas. Também não é recomendável ficar esfregando as mãos, principalmente no início, para não passar a idéia de que está inseguro ou hesitante.

8) Seja bem-humorado. Nenhum estudo comprovou que o bom humor consegue convencer ou persuadir os ouvintes. Se isso ocorresse os humoristas seriam sempre irresistíveis. Entretanto, é óbvio que um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. Se o assunto permitir e o ambiente for favorável, use sua presença de espírito para tornar a apresentação mais leve, descontraída e interessante. Cuidado, entretanto, para não exagerar, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a credibilidade.

9) Use recursos audiovisuais. Esse estudo é impressionante: se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes vão se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas com auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido. Mais uma vez, tome cuidado com os excessos. Nada de Power Point acompanhado de brecadinhas de carro, barulhinhos de máquina de escrever, e outros ruídos que deixaram de ser novidade há muito tempo e por isso podem vulgarizar a apresentação. Um bom visual deverá atender a três grandes objetivos: destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado. Portanto, não use o visual como "colinha", só porque é bonito, para impressionar, ou porque todo mundo usa. Observe sempre se o seu uso é mesmo necessário. Faça visuais com letras de um tamanho que todos possam ler. Projete apenas a essência da mensagem em poucas palavras. Apresente números em forma de gráficos. Use cores contrastantes, mas sem excesso. Posicione o aparelho de projeção e a tela em local que possibilite a visualização da platéia e facilite sua movimentação. Evite excesso de aparelhos. Quanto mais aparelhos e mais botões maiores as chances de aparecerem problemas.

10) Fale com emoção. Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se nós não demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que estamos abordando, como é que poderemos pretender que os ouvintes se interessem pela mensagem? A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.


Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/dez-dicas-para-falar-bem-em-publico-4566443#ixzz26mLvxvps 


sábado, 15 de setembro de 2012

EMPRESA MODELO - PIRAHY ALIMENTOS.

Estudamos na teoria os conceitos da administração e trabalhamos para colocá-los em prática. Com base nisso, fiquei impressionado com a competência de uma empresa localizada na cidade de São Borja-RS; A Pirahy Alimentos. 
Vejam o vídeo abaixo e conheçam mais sobre a empresa que  classifico como a EMPRESA MODELO.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

35.000 Acessos. Muito obrigado!

A redação do blog Megafone ADM agradece pelos 35.000 acessos!



DEDICAÇÃO Prato Fino


A PIRAHY Alimentos lançou sua nova Campanha Institucional: Dedicação Prato Fino, que foi ao ar domingo passado no Fantástico e nessa semana no programa Mais Você. 
Você já brincou de passar anel? Nesse momento passo para você a flor que simboliza o filme:




Por isso assista o filme:


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Empresas usam cliente oculto para avaliar qualidade do atendimento



Funcionário disfarçado se passa por cliente comum para fazer avaliação.
Empresas usam método para corrigir falhas e melhorar os negócios.


O cliente oculto é usado para avaliar a qualidade do atendimento em empresas. Um funcionário disfarçado se passa por um cliente comum, mas é o responsável pelo levantamento de informações detalhadas sobre produtos e serviços. E hoje, cada vez mais, essa ferramenta é usada para corrigir falhas e melhorar os negócios de uma empresa.


Ele é uma espécie de detetive das empresas, mas disfarçado de consumidor comum. Pode estar em qualquer lugar onde há atendimento ao público, sem dia ou hora marcados. Numa loja, ninguém imagina, mas qualquer pessoa pode ser um cliente oculto. Com olho clínico, ele observa tudo: atendimento, agilidade e gentileza do funcionário.

“Nosso trabalho é fazer uma observação criteriosa de tudo o que acontece no local, tanto em relação aos atendentes, quanto em relação à qualidade dos produtos oferecidos”, diz um cliente oculto.

No mundo dos negócios, o cliente oculto, ou misterioso, é contratado por uma empresa para avaliar a qualidade dos serviços. “Você faz um cliente oculto para saber se as vendedoras estão fazendo de fato os procedimentos que são importantes para a empresa ou também para reconhecer aqueles que estão cumprindo os processos de técnicas de venda”, afirma Lizia Prado, consultora de gestão.

O empresário José Worcman é formado em hotelaria. Em 2007, largou a profissão para montar uma empresa, especializada no serviço de cliente oculto. O crescimento do negócio é vertiginoso: 70% ao ano. “É uma importantíssima ferramenta de gestão. Hoje em dia, cada vez mais as empresas estão investindo no relacionamento com seu cliente e entendendo exatamente o que eles precisam pra poder retornar”, diz.
O empresário investiu R$ 1 milhão na empresa e montou um escritório. Ele desenvolveu toda a metodologia e um software de avaliação. Depois, selecionou mais de 6 mil profissionais em todo o país para prestar o serviço de cliente misterioso. “Cliente oculto são pessoas comuns dos mais diversos ramos de atividade, são advogados, médicos, donas de casa, estudantes que relatam de maneira bastante objetiva e minuciosa as suas experiências nos respectivos estabelecimentos”, afirma.
O serviço custa a partir de R$ 1 mil por quatro visitas por mês. Em geral, os contratos são longos e o monitoramento constante. A empresa tem 35 clientes fixos e faz 300 visitas secretas por mês.


Um luxuoso salão de beleza é cliente do empresário. Durante três anos, foram feitas seis visitas secretas por mês pelo cliente oculto. No caso, jovens mulheres, apreciadoras de ambientes requintados. Elas fazem as unhas e escova nos cabelos, sempre atentas a tudo.

No final do trabalho, as sugestões dos clientes misteriosos foram incorporadas pelo salão. Entre elas: treinamento rigoroso dos funcionários, criação de um novo sistema de agendamento e melhoria na qualidade geral do atendimento.

“Se você pensar que um trabalho bem feito evita que você perca três clientes por mês. Se você conseguir montar seus procedimentos, você já pagou o custo”, sugere Rosângela Barchetta, diretora-executiva do salão.

Visita
A reportagem acompanhou uma visita do cliente misterioso a uma hamburgueria. O cliente oculto tem o perfil dos consumidores da lanchonete. No caso: jovem, com bom poder aquisitivo e que faz questão de qualidade.

A hamburgueria é monitorada por clientes ocultos desde 2007. Por mês, as 14 lojas da rede são visitadas 36 vezes.


O cliente oculto se senta, avalia o ambiente, olha o cardápio, repara em tudo. Vai ao toalete, verifica as instalações, volta e faz o pedido. E marca o tempo de espera. Quando o hambúrguer chega à mesa, discretamente ele tira uma foto com o celular, para fazer uma avaliação visual do prato.

O cliente misterioso prova o sanduíche, olha para a câmera da reportagem e faz uma confidência. “Podia estar um pouco mais bem passado”, diz. A visita dura 40 minutos.

Graças a essas avaliações, a empresa já providenciou várias mudanças. A gerente de operações aprova o serviço. “É muito barato o custo que nós temos pelo benefício que pode gerar. Nós precisamos de uma ferramenta que nos ajude ouvir o cliente”, diz Valéria Duarte, gerente da hamburgueria.

Com as sugestões, a hamburgueria já trocou a luz da mesa, que estava muito forte. Colocou poltronas mais confortáveis e criou porções menores de fritas e milk shake.
Enquanto a lanchonete melhora o atendimento, a tarefa do cliente oculto continua. Ele faz um minucioso relatório sobre tudo o que viu, aprovou ou não gostou. “São abordados diversos detalhes que um cliente normal às vezes não estaria observando, mas a gente busca captar todos esses detalhes”, diz.


O trabalho reforça a imagem da empresa. E vira propaganda gratuita no boca a boca dos consumidores.

“Antigamente, não há muito tempo atrás, um cliente satisfeito falava pra três pessoas da sua boa experiência e um não satisfeito falava pra dez a 12. (...) Recentemente, tiveram vários casos no Brasil e nos Estados Unidos em que a imagem da empresa ficou bastante danificada com relação a más experiências de clientes que expuseram estas experiências através de mídias sociais”, afirma Worcman.


F:http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/09/empresas-usam-cliente-oculto-para-avaliar-qualidade-do-atendimento.html


terça-feira, 11 de setembro de 2012

A venda consultiva é uma questão de preparação... e atitude!


A pergunta que me tem feito com freqüência é: “Qual é a diferença entre um vendedor e um consultor?”. E a resposta é simples: muitas mais vendas para o consultor.<br /> <br /> A estratégia da venda consultiva é a estratégia do século XXI para ajudar clientes e prospects a comprar. Mas cuidado: você não pode sair e mandar trocar o cargo no seu cartão de visitas. O truque é que você tem que conquistar esse ‘título’. E não será nada fácil, meu amigo.



A venda consultiva é uma questão de preparação... e atitude!

Por Raúl Candeloro

A pergunta que me tem feito com freqüência é: “Qual é a diferença entre um vendedor e um consultor?”. E a resposta é simples: muitas mais vendas para o consultor.

A estratégia da venda consultiva é a estratégia do século XXI para ajudar clientes e prospects a comprar. Mas cuidado: você não pode sair e mandar trocar o cargo no seu cartão de visitas. O truque é que você tem que conquistar esse ‘título’. E não será nada fácil, meu amigo. Aqui estão algumas características de um consultor em vendas, segundo Jeffrey Gitomer, presidente da Business Marketing Services:

- Um consultor faz visitas, telefonemas e vendas como qualquer outro vendedor. A diferença está na sua atitude, no seu approach e na sua dedicação.
- Um consultor está disposto a abrir mão de ganhos de curto prazo, em busca de resultados maiores a longo prazo (tanto para ele ou ela quanto para seus clientes).
- Um consultor constrói relacionamentos baseados em confiança, respeito e resultados.
- Um consultor conquista e constrói sua credibilidade. Na nossa profissão, a credibilidade vem de demonstrar consistentemente preparação, conhecimento e preocupação genuína com o sucesso do cliente, de maneira que o próprio cliente nos veja como úteis, necessários e valiosos. Você deve criar essa credibilidade. Você deve transformar-se na cabeça do cliente – de vendedor para recurso.

Você executa o processo da venda no seu nível mais alto? Analise as perguntas que você faz hoje. Liste-as. São extraordinárias? Fazem com que seu prospect pense criativamente? Se não, mude-as. Aqui estão algumas dicas de Gitomer para fazer perguntas consultivas:

- O que o faz pensar que...?
- Como você escolhe...?
- O que é mais importante para você?
- Onde você vê isso acontecendo?
- Como você já usou...?
- Quais têm sido suas experiências sobre isso?
- Se você pudesse mudar uma coisa sobre... qual seria?
- Como você acha que poderíamos melhorar isso?
- Que planos você fez em relação a isso?

Ser um consultor em vendas está para um vendedor como uma Mercedes 600 SE está para o Fusca. Os dois vão levá-lo ao baile, mas a Mercedes se vende sozinha. O Fusca é uma venda forçada. É especialmente difícil quando estão lado a lado. (Se você pudesse escolher, qual desses carros você teria?

Você é um consultor ou um vendedor? ‘Consultor!’, você deve estar gritando. “Eu sou um consultor!”. Tornar-se um consultor de vendas nfão é conseguido magicamente da noite para o dia. É uma disciplina que deve ser aplicada diariamente. Não é só dedicar-se a mudar a maneira como você encara a profissão de vendas, mas sim a dedicação necessária para mudar a maneira como você próprio se vê, e sobre sua habilidade de servir ao cliente e ajudá-lo a resolver seus problemas.

E lembre-se: ver-se como consultor é uma coisa. Fazer com que o cliente o perceba como consultor é outra. Vamos perguntar de novo, só que agora pensando nos seus clientes: para eles, você é consultor ou vendedor? Essa é provavelmente a resposta de um milhão de Reais. 





F:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-venda-consultiva-e-uma-questao-de-preparacao-e-atitude/1474/


sábado, 8 de setembro de 2012

Teste de Carreira - QUE TIPO DE CHEFE É VOCÊ?




Este é um levantamento sobre suas atitudes frente a algumas situações e, por isso, não existem respostas certas ou erradas. Desta forma, responda cada questão de acordo com o que você pensa sobre seu desempenho como líder, e não como você gostaria de ser.

Cada questão possui três alternativas. Numere-as de acordo com a importância que elas têm para você, usando os números 3, 2 e 1. É possível que duas ou mais alternativas tenham a mesma importância para você, ou que nenhuma delas seja importante, porém você deve assumir que estas são suas únicas possibilidades.

Faça o seu teste agora clicando no link abaixo do site da VOCÊ SA e saiba que tipo de chefe é você!!

domingo, 2 de setembro de 2012

5 dicas para encarar erros graves


Especialistas dão algumas sugestões de como você pode lidar com deslizes da melhor forma possível


Toda pessoa é passível de cometer erros ao longo da vida e também da carreira profissional. Mesmo a mais nobre das finalidades não significa que a empreitada terá sucesso. Saiba o que fazer quando a falha aparece:

Reconheça e assuma

A primeira ação, ao se deparar com o erro, é examinar as possibilidades de consertar a situação e evitar a falha, diz Gerson Correia, sócio da Talent Solution. "Mas, muitas vezes, isso não é mais possível", diz. Se não há solução, a etapa mais importante em uma situação delicada como essa: assuma. "É o melhor a se fazer", diz o especialista. "Erros são feitos para serem cometidos e serem assumidos", explica.

"Transparência gera confiança", diz Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. Na opinião do especialista, a humildade de reconhecer o erro aumenta as chances de a falha ser mais bem recebida. A maneira como o erro é apresentado pode fazer toda a diferença, diz Gerson. A dica é fugir de uma posição defensiva. 

"Você tem razão, isso não poderia ter acontecido, mas aconteceu" ou "no seu lugar eu estaria ainda mais irritado", são frases certeiras na hora de se explicar para o chefe ou um cliente. "Você desarma a pessoa, ela não tem mais com quem brigar", diz Correia.

Pense nas implicações do erro

Analise a falha. Quais as decorrências do seu erro? "Nem sempre as pessoas estão estruturadas para fazer isso", diz Rangel.O essencial é identificar quem será afetado pelo erro cometido. É a empresa? É o cliente? É um colega de trabalho? É o seu chefe? Ou é você mesmo?

Identifique soluções

Existem erros graves reversíveis e irreversíveis. O quadro "Ecce Homo" não deverá nunca ser recuperado. Falha irreversível, portanto, sem solução. "Diante de uma falha assim o caminho é assumir a responsabilidade e as consequências", diz Rangel.

O especialista conta a história de um gerente de uma empresa que participaria de uma licitação de R$ 1 milhão. Mas, por falta de conferência, faltou um documento que a empresa tinha e que era requisito para a participação. A empresa acabou ficando de fora da concorrência por conta do erro do gerente. Ele assumiu a falha e encarou as consequências. Mas não teve jeito: foi demitido.

Mas quando se trata de um erro reversível, o caminho, diz Rangel, é assumir e tentar resolver a situação. "A dica é identificar as melhores soluções para serem sugeridas". Apresentar um problema seguido de uma possível solução minimiza prejuízos e demonstra comprometimento com o trabalho.

Antecipe-se

Essa dica é fundamental para você não ter que ouvir a seguinte frase: "Por que você não me avisou antes?". "Grande parte dos aborrecimentos ocorrem porque a pessoa não antecipa quem será diretamente implicado pelo erro", diz Rangel. 

Não vai cumprir o prazo e precisa de mais tempo? Avise o quanto antes. "Dessa maneira quem for ser afetado pode tomar medidas alternativas", explica Rangel.

Aja para resolver

Corra atrás do prejuízo. "É preciso ser proativo nessas horas", diz Rangel. Com dedicação e afinco muitas vezes dá para minimizar danos e até resolver a situação.

Depois de assumir a falha, busque reverter a situação da melhor forma possível: trabalhando. "Se é um projeto ou uma apresentação que ainda não foi entregue e está com os cálculos errados, a pessoa pode trabalhar no fim de semana ou fazer horas extras durante a semana (sem cobrar por isso) e corrigir os erros", sugere Correia.


F:http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/5-dicas-encarar-erros-graves-699432.shtml