Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como montar um restaurante




Seguindo esta tendência de correria da vida moderna, montar um restaurante de comida por quilo pode ser uma boa opção. As pessoas estão cada vez menos está indo as suas casas almoçar, devido a distancia, trânsito, custo de deslocamento, tempo, etc.
O cliente pode almoçar rapidamente com variedade, escolher o que comer, pagar um preço justo e voltar ao trabalho. Toda vez que uma um problema encontra uma solução lá está uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Analisando esta tendência montar um restaurante parece ser um excelente negócio. No entanto, não é tão simples assim. Igualmente a qualquer tipo de negócio, montar um restaurante requer planejamento. Segundo aABRASEL (Associação Brasileira de Bares e restaurantes) apenas 25% por cento dos restaurantes sobrevivem ao quinto de funcionamento.

O planejamento para montar um restaurante

Abrir um restaurante é um dos projetos de empreendimentos mais ousados e requer maior dedicação, pois existe a preocupação com muitos detalhes como:
  • A localização que deve ser estratégica,
  • A escolha do local que refletirá o público-alvo
  • Como servir o público alvo escolhido;
  • A escolha do imóvel, adequação do imóvel, ambientação, procedimentos para montar um espaço higiênico, com padrões de segurança e ainda um local agradável.
Se você ainda não tem experiência neste tipo de planejamento para iniciar um negócio poderá contratar uma empresa de consultoria, ver mais informações nos nossos artigos sobre plano de negócios ou usar o Kit Como Abrir Um Negócio.
Apenas não tente abrir seu negócio sem um planejamento prévio, pois certamente você encontrará situações onde perderá dinheiro por não ter feito um plano de negócios.
Lembrando que para cada tipo de restaurante existe uma estratégia diferente é que veremos abaixo, quando explicaremos os passos necessários para montagem de cada tipo de restaurantes.

TIPOS DE RESTAURANTES

Self-Service

Os restaurantes self-service representam um ramo promissor e não só uma tendência passageira de serviços no setor de alimentação, pois o modelo de atendimento proporciona praticidade e liberdade de escolha para os clientes, além de a precificação ser considerada justa pelos clientes, uma vez que a comida é precificada pelo peso.
Como o atendimento é bem dinâmico, o restaurante self-service é muito adotado pelos trabalhadores que procuram uma opção rápida de se alimentar para logo depois voltar ao trabalho.
E como lazer os restaurantes self-service podem ser uma opção, pois tudo dependerá da ambientação que proporcione um local agradável para o lazer de toda a família. O que significa um desafio para os empresários – fazer com que o movimento no self-service continue mesmo nos fins de semana, sem a correria de uma semana de expediente.

Diferencial dos restaurantes self-service

Os restaurantes self-service crescem de maneira exponencial ,principalmente em centros comerciais e empresariais, e tem como características: pacotes promocionais, a qualidade da comida não é o diferencial, ambiente não muito trabalhado, forma de pagamentos dinâmicos, atendimento de garçons quase racionado.
A solução para criar diferencial nos restaurantes self-service é, portanto, oferecer cardápio variado, comida de qualidade e ambientação agradável e atendimento de primeiro qualidade e oferecer produtos além do cardápio, como oferecimento individual de vinhos, queijos, sobremesa, fale sobre as novidades do estabelecimento, além do cliente sentir que está recebendo atenção, consumirá mais se houver interesse pelos produtos e invista constantemente em treinamento de pessoal.

Restaurante Tradicional ou à La Carte

Um restaurante com estilo tradicional de atendimento, aquele em que o cliente senta-se à mesa que foi reservada ou não e espera pelo atendimento cordial de um garçom e alguns minutos pela carta de vinhos.
Para montar um restaurante à la carte você pode ser mais ou menos sofisticado e primar pela originalidade que torne o restaurante uma referência para os freqüentadores, para isso é preciso trabalhar a imagem e personalidade distinta do estabelecimento, fazendo com que os freqüentadores associem o restaurante a uma referência positiva, fidelizando o serviço.
Dessa forma, é necessário investir em um ambiente original, agradável e único, o que foge da padronização e ser original tanto na qualidade  do serviço oferecido quanto pela forma de pagamento, cartão fidelidade, descontos especiais e outros.
O fator estratégico de maior criticidade para os restaurantes tradicionais com certeza é o atendimento, este deve ser de qualidade tanto nos restaurantes populares, quanto nos restaurantes sofisticados.
A razão disso é que o atendimento de qualidade proporciona motivos ligados a fatores psicológicos por parte dos clientes, uma vez que as pessoas associam o comer bem e ser servido de maneira estreita, ou seja, o ser servido já faz parte do prato consumido pelo cliente.

Restaurante étnico

Montar um restaurante típico é um projeto arriscado, pois a comida típica é peculiar e precisa encontrar aceitação, por isso antes de arriscar montar um restaurante francês, de comida japonesa, italiana, comida jamaicana e etc.; é necessária a realização de uma pesquisa aprofundada do público-alvo e a aceitação pelo cardápio.
O marketing para as comidas típicas devem quebrar o receio dos clientes em consumirem a refeição por considerarem a comida exótica, sem higiene, muito apimentada e outros receios.
Dependerá, portanto, do marketing de disseminação para que sejam vencidos os preconceitos. Vencidos os preconceitos e analisados quais os melhores locais para instalação de um restaurante típico, a próxima etapa é investir em divulgação dos cardápios, do local e outros e investir numa equipe preparada para um bom atendimento e em um ambiente agradável

Franquias de Restaurantes

A vantagem em se contratar uma Franquia de Restaurantes é que as franquias oferecem treinamento para execução do modelo de negócios, um nome de mercado com uma marca forte, qualidade comprovada, e suporte ao franqueado que inclui:
  • Projeto arquitetônico,
  • Análise financeira,
  • Marketing de inauguração,
  • Apoio no marketing local e,
  • Software de gestão.
O importante é que os interessados em se franquear devem avaliar o sistema de franquias e analisar se a franquia oferece suporte, transparência e comprometimento. Pesquise franquias que sejam registradas na ABF- Associação Brasileira de Franchising. Veja também nosso artigo comCinco franquias de alimentação saudável.

FATORES A SEREM AVALIADOS POR TODOS OS TIPOS DE RESTAURANTES

Abaixo alguns ítens mais importantes  e que são necessários para montar um restaurante em qualquer tipo de segmento, deste um restaurante self-service de bairro até um restaurante sofisticado. Veja:

Análise e planejamento

Analisar o setor, pesquisar localização, concorrência e público-alvo são necessários para que o restaurante alcance sucesso, metas e objetivos. Para analisar e planejar é necessário que os empresários realmente se comprometam e planejem onde instalar o restaurante, como lidar com a concorrência e como planejar um cardápio que atenda ao gosto da clientela local e que tenha viabilidade de custos e preços.

Localização do restaurante

A localização escolhida para abertura do restaurante, seja qual for a modalidade de restaurante a ser aberto ,deve atender as necessidades de atendimento satisfatório do público-alvo, encontrar um local que seja seguro, higiênico sem vazamentos de esgotos, sem incidência de insetos e outros.
Além disso, deve ser pesquisada a clientela potencial, o hábito de se comer fora e qual cardápio faria sucesso. Os restaurantes podem se localizar em avenidas, centros comerciais, centros empresariais e shoppings. A vantagem de instalar um restaurante em um shopping é que a movimentação é intensa e reúne uma diversidade de clientes, com uma diversidade de gostos alimentar.

Concorrência do mercado de restaurantes

Conte com uma gestão de cardápio competitiva, com bom atendimento, boa localização e um ambiente com design e decoração original que chame a atenção e não espante clientes, torne o local acessível e amigável por mais sofisticado que seja e ainda alinhe os preços oferecidos à qualidade e assim não haverá concorrência que resista.

Dicas do Negócio

O Restaurante para ser competitivo e atrair a clientela deve trabalhar com descontos, brindes, eventos como degustação, cursos de culinária,música ao vivo,comemoração de aniversários,surpresas para clientes aniversariantes e outras iniciativas que tornem o restaurante original,criativo e lembrado pelos clientes.

Serviço Oferecido

Recursos Humanos – o sucesso dos serviços oferecidos pelos restaurantes depende basicamente das pessoas que trabalham nele, por isso é necessário selecionar bons colaboradores desde a cozinha até a recepção.
O restaurante precisará de cozinheiro, chefe, garçons, gerente ou maitrê, churrasqueiro, sushiman, saladeiro, caixa e etc.
E serviços de apoio como advogado, engenheiro, consultores, contadores e outros.
Os sábios empresários do ramo de restaurantes investem em profissionais que saibam o momento exato de servir, de apresentar a carta de vinhos e de dar liberdade para o cliente, mais a cordialidade, estratégia de bom atendimento não nasce com o funcionário(a) é necessário treinamento.
A rotina e o ambiente dos restaurantes exigem colaboradores disciplinados e comprometidos com as normas, com a cordialidade e outros, por isso saber selecionar colaboradores com essas competências é essencial. Veja algumas dicas para motivar seus funcionários.

Fornecedores do restaurante

Um dos fatores críticos de sucesso é os fornecedores, eles precisam atender as peculiaridades dos restaurantes como: matéria-prima que podem ser alimentos frescos ou congelados, prazo de entrega e freqüência no fornecimento.
Imagine ficar sem fornecer um prato especial da casa por que seu fornecedor de repente não tem a matéria-prima?
Como imprevistos acontecem é sábia a gestão de se contar com até três opções de fornecedores para cada ingrediente e assim contar com um fornecimento confiável, que seja livre de monopólio e que garante a constância do consumo dos produtos.
Embora a gestão do fornecimento não dependa somente dos fornecedores, como também  dos compradores que devem ser hábeis, para escolher as melhores matérias-prima se frescas, nos melhores supermercados ou feirões e se congelados nos fornecedores desses produtos, fornecedores que sejam capazes de distribuir os produtos com rapidez e qualidade.

Instalações do restaurante

A dica para instalação é que seja escolhido um local amplo para a montagem de cozinha planejada, equipamentos, e ainda com banheiros e salão com as mesas.
Uma cozinha planejada é essencial para o bom desempenho dos colaboradores e para a produtividade do restaurante, por isso a cozinha deve ter espaço para movimentação, proporcionar dinamismo e limpeza fácil e constante.
Para montar uma cozinha com todos esses requisitos os empresários podem precisar de ajuda profissional e contar com um arquiteto especializado em restaurantes será um investimento bem proveitoso e com vantagens que se estenderão em longo prazo.

Equipamentos para montar o restaurante

Os restaurantes para funcionarem de forma eficaz e produtiva precisam estar bem equipados.
Os equipamentos utilizados são: aparadouro, aparelho de som, balança, espremedor de frutas industrial, fogão industrial, forno industrial, seladora para marmitex, liquidificador, carrinhos de pratos, chapa para churrasco, picadores,   torneira elétrica com misturador, freezer, geladeira, garrafões de gás, grelha, Batedeiras, armários, utensílios de inox e outros.

Higiene necessária

Para servir de forma higiênica e de acordo com as normas da vigilância sanitária é necessário a elaboração de um Manual de Boas Práticas que será mais tarde avaliado pela Anvisa.
O manual deve especificar como o restaurante procede quanto à elaboração dos pratos no que tange:
Alimentos preparados, anti-sepsia – procedimentos para redução de micro-organismos como germes, contaminantes – controle e guarda de substâncias contaminantes como detergentes que devem ser armazenados em local apropriado e sustâncias inflamáveis.
O Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas – exige um sistema para prevenção de aparecimento de isentos, roedores e pragas como mofo, ferrugem e cupins.
Concluindo Montar um Restaurante exige planejamento prévio, análise de mercado e dedicação para atrair a clientela e manter o sucesso do empreendimento. Boa sorte!

E você?! Pretende abrir um restaurante? 


DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-um-restaurante/



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aula de Inglês - Módulo 2

Nesta aula de inglês vamos aprender diálogos usados em Inglês para conversação. Vamos ver como usar Inglês na hora em que encontramos as pessoas.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS


O fenômeno da súbita globalização do mundo e da consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
A crescente internacionalização dos mercados levou as nações a adotarem o Inglês como o idioma oficial do mundo dos negócios e considerando a importância econômica do Brasil como país em desenvolvimento, dominar o Inglês se tornou sinônimo de sobrevivência e integração global. O aprendizado do Inglês abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. O mercado atualmente considera um requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o Inglês. Muitas vezes o conhecimento do Inglês significa um salário até 70% maior.
As Universidades hoje, conscientes da importância do Inglês no contexto social e profissional estão testando cada vez mais o conhecimento desse idioma em seus vestibulares. Por essa razão, não só o profissional que já atua no mercado precisa ter conhecimento da língua como também o jovem que deseja ingressar em um curso de graduação. O Inglês deixou de ser luxo para integrar o perfil do profissional ou futuro profissional por mais jovem que ele seja. A realidade é uma só; ou você domina um ou mais idiomas _ e o Inglês é primordial _ ou suas chances serão menores.
Com o advento da Internet , os conhecimentos de Inglês se tornaram fundamentais para aquele que busca fazer uma pesquisa eficiente na Web. A Internet tende a ser, no futuro, um dos mais poderosos instrumentos tecnológicos aptos a trazer e levar informações de forma mais eficiente e a tendência é que as pessoas se dêem conta disso cada vez mais rápido. Se você domina o Inglês , todas as suas buscas na rede lograrão êxito.
O Inglês é um idioma conhecido em qualquer lugar do mundo. Até na China se fala Inglês. Se você gosta de viajar, nada melhor do que dominar um idioma falado em qualquer parte do mundo. Sua viagem com certeza será mais agradável e você não será um turista que só tira fotos e faz gestos para tentar conseguir o que quer.
Pense em todas essas questões e busque já se integrar com o mundo.

Denise Farias Rocha - Especialista em Língua Inglesa, Professora do Centro de Línguas vivas da Católica de Goiás

F:http://www2.ucg.br/flash/artigos/AImportanciaIngles.htm



Por ser muito importante o blog MEGAFONE vai começar a postar vídeos com aulas de inglês online para você aprender/aperfeiçoar o seu inglês.




Aula de Inglês básico. Nesta aula vamos aprender Informações pessoais em Inglês. Isso é um curso de Inglês com uma sequência de aulas. É hora de aprender Inglês. Inglês fácil. Inglês com música, e muito mais. 


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MEGA Consultoria Empresarial



O blog Megafone Adm tem o prazer de apresentar mais um parceiro, MEGA Consultoria Empresarial. 

Seus consultores podem tornar a sua empresa mais competitiva e lucrativa com pessoas motivadas e focadas!

Todo empresário tem o sonho de ter uma equipe comprometida com a organização e porque não tornar esse sonho em realidade?

Com a MEGA Consultoria Empresarial sua empresa vai:

AUMENTAR AS VENDAS E GANHAR MERCADO;
TRANSFORMAR METAS EM RESULTADOS;
FIDELIZAR SEUS CLIENTES;
APRENDER E PENSAR COMO DONO DA EMPRESA;
ADMINISTRAR E SUPERAR CONFLITOS;
TER EQUIPES COMPETITIVAS;
TER ESPÍRITO VENCEDOR PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS;
SER CONFIANTE E COMPROMETIDO COM O NEGÓCIO;

E MUITO MAIS!!!!

Agende já um atendimento com os consultores da MEGA Consultoria Empresarial.

Contato:

mega_consultoriaempresarial@hotmail.com

(51) 8107-7360


                      Direcione sua empresa rumo ao sucesso!


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Uma grande surpresa! O valor de um abraço!

Esse vídeo além de emocionante nos faz refletir sobre o verdadeiro abraço. 

Vocês assistirão soldados do exército americano retornando da guerra e reencontrando a família e em especial o reencontro com os filhos.

Observem o abraço apertado e a frase: "eu te amo".

Quantas vezes abraçamos alguém que amamos bem apertado e falamos "eu te amo"???

Não vamos ter vergonha de expressar o AMOR VERDADEIRO.

Reflitam, pois você pode fazer o mesmo!

Tenham um ótimo final de semana!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Muito lindo e emocionante - As cores das flores

Uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa. A tradução para o português foi feita para o blog "Assim como Você", de Jairo Marques.

 

E você como enfrenta um desafio na sua vida??

Como reagir quando chega a demissão?




Final de ano, inevitavelmente organizações, empresas e os pequenos negócios contratam novos funcionários, substituem outros ou fecham postos de trabalhos. O que fazer quando uma demissão acontece?


Final de ano, inevitavelmente organizações, empresas e os pequenos negócios contratam novos funcionários, substituem outros ou fecham postos de trabalhos. O que fazer quando uma demissão acontece?

De acordo com o psicólogo organizacional da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos – SBDG, André Gabriel Beneduzi, determinados fatos da vida fazem ter que lidar com um “não”, com a rejeição: na família, na escola, com o grupo de amigos e também no ambiente de trabalho. 

Receber este “não” numa de/missão significa: você não faz mais parte desta missão, desta organização, de um objetivo coletivo. O seu espaço estará sendo ocupado por alguém e ter que admitir isso muitas vezes causa stress e angústia, gerada por fantasias de que – “ se não sirvo mais para este cargo, é porque fui trocado por alguém mais novo, com maiores habilidades ou por ter mais competência do que a minha”. 

Uma demissão se torna ainda mais angustiante quando ela não foi planejada, pois esses sentimentos surgem quando um trabalhador é pego de surpresa. A organização em nenhum momento utilizou-se das devoluções de desempenho para sinalizar possíveis mudanças ao término do ano. 

A demissão não deve ser encarada como tão traumática quanto ao não planejamento dela. Um trabalhador ciente do seu potencial e papel, do quanto corresponde, de seus êxitos e erros, de seus projetos estarem ou não sendo operacionalizados, é um balizador para ele mesmo e sua equipe projetarem a continuidade ou não de determinados serviços, argumenta o psicólogo.

Muitas vezes não é o Pedro psicólogo, ou a Claudia jornalista que necessita desocupar tal função, e sim o serviço por ele prestado que não está mais correspondendo a missão e as estratégias da organização (e gostaria de ressaltar que não estamos incluindo a conjuntura econômica-social, nesta análise, que também influencia enormemente a continuidade ou não do trabalhador no seu posto de trabalho).

O que fazer então para que o fantasma da demissão não se torne realidade? Ela é inevitável para os que estão no mercado de trabalho. Aquele trabalhador que consegue perceber o quanto seu trabalho está sendo necessário e que ousa implementar novos projetos, talvez encontre satisfação ao vê-lo sendo implementado. E ao mesmo tempo deverá este trabalhador estar ciente de que quando este projeto não for mais eficiente, que ele possa ser mudado. E porque não levar esta experiência para novas organizações? 



F:administradores.com.br