Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Concursos: A eterna competição entre o lazer e o estudo!


2ª Dica: A eterna competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se pegou estudando sem a menor concentração pensando nos momentos de lazer, e todo mundo já deixou de aproveitar as horas de descanso por causa de um sentimento de culpa, remorso mesmo, porque deveria estar estudando.
Esta inversão de fazer uma coisa e pensar em outra causa desconcentração, stress e perda de rendimento no estudo ou trabalho. Além da perda de prazer nas horas de descanso.
Em diversas pesquisas que realizei durante palestras e seminários pelo país, contatei que os três problemas mais comuns de quem quer vencer na vida são estes:
  • medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
  • falta de tempo e
  • a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema, namoro, etc.
E então, você já teve estes problemas?
Todo mundo sabe que para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é preciso muito conhecimento, estudo e dedicação, mas como conciliar o tempo com as preciosas horas de lazer ou descanso?
Este e outros problemas atormentavam-me quando eu era estudante de Direito e depois quando passei a preparação para concursos públicos. Não é à toa que fui reprovado em 5 concursos diferentes!
Outros problemas? Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que pagam salários de até R$ 12.000,00/mês, com status e estabilidade, gerando enorme concorrência), problemas de cobrança dos familiares, memória, concentração etc.
Contudo, depois de aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em outros 7 concursos, entre os quais os de Juiz de Direito, Defensor Público e Delegado de Polícia. Isso prova que passar em concurso não é impossível e que quem é reprovado pode "dar a volta por cima".
Dá para, com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevistas, etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral desprezados por quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego:
1º) Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas específicas sobre como fazer provas e entrevistas, abordando dicas e macetes que a experiência fornece mas que podem ser aprendidos.
O conjunto destas técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos, pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos anotar aqui alguns cuidados e providências que irão aumentar seu desempenho.Para melhorar a "briga" entre estudo e lazer , sugiro que você aprenda a administrar seu tempo. Para isto, como já disse, basta um pouco de disciplina e organização.
O primeiro passo é fazer o tradicional quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma "prisão", este procedimento facilitará as coisas para você. Pra começar, porque vai levá-lo a escolher as coisas que quer dar mais tempo e a estabelecer suas prioridades. Experimente. Em pouco tempo você vai ver que isto funciona.Também é recomendável que você separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por incrível que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar em uma enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar "mensagens" sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu tempo definido. Isto aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e o prazer e relaxamento das horas de lazer.
Aprender a separar o tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em tudo.

Novo quadro: COMO PASSAR NOS CONCURSOS!


O Blog MEGAFONE ADM começa hoje um novo quadro sobre os concursos. Várias dicas para ajudar os candidatos na hora de enfrentar um concurso público. 
As dicas de Willian Douglas



1ª Dica: Dicas para obter Motivação
MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo para a ação" ou "motivos para agir".
Você precisa de motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz "segurar a barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá errado. Porém... isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir motivação?
A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na motivação, mas não nos dá-la de presente.
primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz. Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo", que pode se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de disposição para o estudo e o trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a menor delas. Paz, saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser benquisto e admirado, tudo isto são formas de riqueza, que podem ser escolhidas por você e servirem como estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso serviu para resolver problemas. Um deles, o Professor Carlos André Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser Auditor da Receita, pois morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O concurso serviu para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma amiga para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para montar seu consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. São bons motivos.
Motivação é tarefa de todos os dias!
Entenda que todo projeto de longo prazo terá momentos de grande ânimo, momentos normais e momentos de desânimo, e vontade de desistir. Sabendo disso de antemão, procure se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles.
A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.A motivação deve ser redobrada nos momentos de crise, de desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo. Algumas vezes, você vai "surtar", ter uma crise e parar um tempo. Tudo bem, tenha a crise, faça o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido possível. De preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do contraqueche (hollerith) de um amigo que já tinha sido aprovado. Quando eu começava a querer parar de estudar antes da hora, olhava o contracheque que eu queria para mim e conseguia continuar estudando mais um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de uma casa, uma nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica importante: esteja perto de pessoas com alto astral, animadas, otimistas, e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos, que vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com as quais você estará em contato e sintonizado. O canarinho aprende a cantar, ouvindo outro canário. E canários juntos cantam melhor. Esteja perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou prazer. O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação, fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber, acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar dor).
No decorrer da semana vou postar as próximas etapas!


F:pciconcursos.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Criar rapidamente um planejamento de férias simples [Excel]


  • A1 : Entrar as férias de 2008
  • A2 : Entrar Nome e Sobrenome
  • A3 à Ax : Entrar o nome das x pessoas a administrar
  • B1 : Entrar 01/05/08 ; Formato/Célula/Número/Personalizado/Tipo ddd
  • B2 : Entrar =B1 ; Formato/Célula/Número/Personalizado/Tipo dd mmm
  • Incrementar B1: B2 para a direita, em 184 colunas (até 31 de Outubro); para isso, selecionar B1 e B2, puxar a alavanca no canto inferior direito e, no ícone de opções de cópia incrementada, escolher Incrementar uma série
  • Selecionar a folha inteira e ativar a Paginação condicional com Valor da célula ="c" e Formato de fonte azul escuro + motivo de preenchimento azul claro
  • Se preciso, digitar esta legenda no final do quadro: c : dia de folga (exibido em azul)

O tabalho de base está concluído. Para cada funcionário, digite a letra « c » nas casas correspondentes aos dias de folga: Eles vão aparecer em azul! 

Veja o exemplo de um documento Excel, depois de seguir as etapas acima: Planejamento de férias 

Agora só falta ajustar a apresentação ao seu gosto, por exemplo:
  • Bordas (grade pontilhada, de preferência, para evitar o efeito "grade de prisão")
  • As linhas 1 e 2, em fonte Arial Narrow ou Agency FB de tamanho 8 ou 9; linha 2, orientação vertical
  • Reduzir a largura das colunas (largura de cerca de 4,00, seja 33 pixels)
  • Adicionar em todas as células uma regra de validação com uma mensagem de entrada (em vez de escrever uma legenda fixa na parte inferior da tabela)
  • Adicionar uma segunda condição de formatação para os sábados, domingos e feriados

Suplemento para calcular os dias úteis [Excel 2007 apenas]. Se você quiser usar este programa para contar o número de dias úteis, de cada empregado, adicione uma marca para sábados, domingos e feriados.
  • inserir uma linha 3
  • digitar "F" para cada dia não trabalhado (fim-de-semana ou feriado)
  • em GD4 digitar =NB.SI.ENS(B4:GC4;"c";B$3:GC$3;"") e copiar para baixo.


Veja o documento Excel 2007 com o complemento de cálculo dos dias úteis: Planejamento de férias - 2 

Preenchimento automático

Depois da coluna A, inserir 3 novas colunas Data início, Data fim e Dias úteis.
  • as 2 novas colunas B e C devem ser formatadas em data dd/mm ; digitar as datas de férias para cada empregado.
  • dar à coluna B o nome de início, à coluna C o nome do fim , à linha 2 o nome data e à linha 3 o nome F.
  • digitar em F1 a fórmula =E1+1 e copiar à direita nas 184 colunas do planejamento; dar à célula E1 o nome data.
  • na célula E4 (primeira casa da grade-planejamento) digitar a fórmula =SE (E (data>=início; data<=fim; NÃO (F="F"));"C";"") a ser copiado em todas as casas. É esta fórmula que inscreverá F ou C nas casas interessadas respectivamente, para os dias não trabalhados e para as folgas.
  • na célula D4, teremos a fórmula =NB.SI(E4:GF4;"C"), a ser copiado para baixo. Se a coluna GG se tornar inútil, remova-a.
  • para animar a apresentação do planejamento, a partir da E4, aplicar uma Formatação Condicionalcom A fórmula é</souligne > =E$3="F" e um <souligne>preenchimento de cor e, em seguida, estender esta MFC a todas as outras casas do planejamento, à direita e embaixo.


Fonte:http://pt.kioskea.net

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sete técnicas para serem aplicadas em uma reunião.


Reuniões mal conduzidas, assim como o excesso de reuniões desnecessárias são um dos motivos que levam a um fracasso da produtividade coletiva no mundo corporativo atualmente. De acordo com um estudo realizado pela Triad Consultoria, o desperdício que se tem com reuniões improdutivas é de, aproximadamente, 500 mil reais a cada 100 funcionários.
Esse é um problema a ser percebido pelas empresas, que muitas vezes não dão muita importância para o assunto comprometendo, assim, o desempenho de sua equipe e levando a gastos desnecessários. A mesma empresa constatou em uma pesquisa com 2000 profissionais, onde 64% destes dizem que as reuniões nas empresas em que trabalham são desnecessárias ou mal conduzidas.
Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal e empresarial, fundador da empresa realizadora da pesquisa, escreveu um artigo onde relata sete técnicas para serem aplicadas em uma reunião de cárater profissional, uma vez que, segundo ele, o condutor da mesma tem a missão de fazer com que ela atinja os objetivos propostos. Veja:

  1. Estabeleça previamente os propósitos da reunião – Para que uma reunião seja produtiva, todos os participantes devem estar preparados e esclarecidos sobre o motivo da reunião, bem como sobre o que será discutido nela. Reuniões de última hora devem ser evitadas.
  2. Convoque certo – É importante analisar o motivo da reunião, para que se possa convocar as pessoas que realmente forem indispensáveis para tratar sobre o assunto proposto. Fazer número na sala de reunião é despediçar o tempo de algumas pessoas.
  3. Abra a reunião explicitando os propósitos - Ao iniciar a reunião leia o objetivo e a pauta da mesma, deixando-os visíveis durante toda a reunião.
  4. Permaneça em pé – Christian afirma que sempre conduz reuniões para clientes de pé, pois dessa forma ele evita conversas paralelas em função de seu posicionamento, observa os participantes e também referencia visualmente o objetivo escrito, quando o foco é perdido.
  5. Utilize um relógio no centro da mesa – Ter o controle do tempo da reunião é um desafio para os condutores da mesma, assim uma solução a isso seria um relógio grande no centro da mesa para que seja visível a todos e não apenas ao condutor. Assim, todo o grupo será conscientizado e se preocupará com o tempo.
  6. Registre a memória da reunião – Para que a conversa não se perca ou fique prolixa, registrar as principais idéias discutidas na reunião e os próximos passos pode ser uma boa saída.
  7. Avalie o processo – Para ajudar você a aprimorar sua técnica, faça após a reunião uma pesquisa com os participantes sobre a mesma e seu processo de condução.
Christian ainda afirma que cabe ao líder da equipe, além de conduzir o encontro, delegar essa função para algum outro membro do grupo que consiga fazer com que a reunião seja objetiva e, principalmente, produtiva. Essa é uma ótima oportunidade para que os funcionários mostrem sua capacidade de liderança. Uma condução efetiva, além de destacar as características pessoais, permite que a sua produtividade e a da equipe aumentem consideravelmente para que a empresa atinja os resultados esperados.
Vale ter maior atenção na forma em que sua empresa está conduzindo as reuniões, para que se possa ter um maior cuidado e para evitar desperdícios, e para que a mesma possa obter a eficiência e a eficácia desejadas. Tais técnicas relatadas por Christian Barbosa, se aplicadas de maneira correta, podem colaborar para que as reuniões possam atingir os seus objetivos. Experimente!

F:http://www.sucessonews.com.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os piores erros na gestão de equipes






O gestor de uma micro e pequena empresa é peça fundamental para o bom andamento de um negócio. Esse profissional precisa motivar e estimular funcionários, colaboradores e fornecedores a alavancar resultados satisfatórios para o negócio. Entretanto não é simples liderar pessoas e mesmo assim respeitar as habilidades de cada uma delas. O portal Santander Empreendedor reuniu os 10 erros que os gestores costumam cometer na hora de comandar suas equipes:

1 - Tratar pessoas como máquinas
Antes de qualquer coisa o gestor precisa tratar todos com educação e mostrar que está aberto a quaisquer tipos de perguntas. A partir do momento que ele passa a escutar mais os funcionários e a pedir ordens completas e não de forma burocrática, o relacionamento melhora. A dica é sempre manter uma boa comunicação e tentar entender o comportamento das pessoas, mas sempre preservando a condição de chefe.

2 - Ser arrogante
Agir como se fosse o dono da verdade e não deixar ninguém se expressar a respeito de um assunto é outro problema que ocorre constantemente em algumas gestões. O chefe tem papel de destaque, mas não precisa se utilizar do cargo para impor respeito. Esse tipo de postura arrogante desmotiva a equipe e faz com que os funcionários tenham medo de colocar suas opiniões. Além disso, o clima desfavorável também leva à improdutividade, pois as pessoas gastarão mais energia falando mal do gestor do que no trabalho.

3 - Deixar de fazer planejamento
Para o negócio ser bem sucedido é necessário que o gestor faça planejamento a curto e longo prazo. Com esse plano dá para fazer uma análise da economia e do mercado para ver como está a atuação da empresa. Também é necessário entender estratégias globais de organização, definir metas, cronogramas, monitoramentos e avaliações.

4 - Ignorar os retornos
O gestor precisa saber cobrar os resultados. Não adianta apenas pedir, mas não ajudar na estruturação ou correção de desempenho e postura. É preciso procurar o momento e local ideal, de preferência em uma conversa individual, para que não haja constrangimentos e abordar o assunto. Esse profissional também precisa estar preparado para ouvir críticas sobre sua própria atuação, pois não é apenas porque está em cargo de chefia que ele sabe de tudo.

5 - Centralizar tudo
A partir do momento que o gestor não centraliza suas funções e delega à equipe, ele motiva mais os trabalhadores e faz com que eles se sintam parte das metas e resultados da empresa. O próprio gestor, com essa postura, pode se apegar em novos desafios, pois terá uma equipe preparada e bem conduzida.

6 - Interferir na vida pessoal do funcionário
É normal que o convívio com os funcionários façam com que exista um relacionamento, mas não se pode passar do limite e fazer perguntas sobre a vida pessoal de seus empregados. Cada um determina a proximidade que quer ter com o chefe e isso precisa ser respeitado.

7 - Não dar atenção à contratação
Um dos principais papéis do gestor é contratar funcionários para sua equipe e, portanto, é preciso ter conhecimento específico para fazê-lo e não sair contratando pessoas sem competências adequadas. Caso isso seja feito é natural vários problemas surgirem durante o andamento dos projetos, bem como relacionamento com clientes, prazos e qualidade do serviço.

8 - Não saber se comunicar
Comunicação é o ponto chave para qualquer gestão bem sucedida e é preciso ser feita da maneira mais clara e transparente possível. Cada pessoa tem seu entendimento próprio das coisas ditas e situações, portanto é preciso ter certeza que houve uma compreensão total e que não há nenhum ponto subjetivo ou subliminar.

9 - Desrespeitar a diversidade
Todo chefe tem que entender e aceitar que as pessoas são diferentes. O bom gestor explora essa diversidade e usa esse fator como um benefício, pois aproveita o que cada um tem de melhor e faz com que as pessoas ajudem a empresa a crescer. Os gestores que limitam a expressão dos funcionários causam perdas no trabalho.

10 - Ignorar conflitos
Todo grupo tem conflitos e é o gestor que tem que buscar a solução e eliminar as fofocas e não varrer os problemas para debaixo do tapete. Nem sempre o que interessa é a causa do conflito, mas é preciso se posicionar com relação ao problema e não fingir que não está sabendo de nada.

Fontes: Ana Cristina Limongi, psicóloga e professora da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo); Rogério Martins, psicólogo e consultor de empresas; Leyla Nascimento, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), seccional do Rio de Janeiro; Fernando Ferrazza, gerente de recursos humanos da Penalty; Joseph Teperman, consultor da Michãl Page International; Caio Pereira Infante, diretor comercial da Trabalhando.com.br; Luiz Barsand, diretor comercial da Arte Gestão de Pessoas; Tania Nobre Amorim, professora de administração da área de gestão de pessoas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Giselda Sallon Dias, coordenadora do MBA em gestão de pessoas da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Rafãl Shiuzi, professor da graduação de gestão de recursos humanos da Metodista.

domingo, 20 de novembro de 2011

Eu Consigo Fazer!!



EU CONSIGO FAZER
Eles dizem que não pode ser feito?
Então, encontre um caminho para fazê-lo.
Qualquer coisa que é considerada impossível é uma oportunidade esperando para ser descoberta.
Imagine o incrível poder ser capaz de dizer "Eu posso, quando todos estão dizendo, eu não posso".
Seja a pessoa que irá fazer, e o mundo de oportunidade se abrirá para você.
É fácil dizer "não", para evitar o desafio e o esforço.
Sucesso vem para aqueles que dizem "sim", e em seguida começam a fazer algo.
Queixas e desculpas colocarão você em um incrível mundo de mediocridade, ainda que seja impossível para outros, não tem que ser para você.
Receba os desafios, tome a iniciativa, sinta satisfação de fazer o que nunca foi feito antes.
Seja conhecido como uma pessoa que faz as coisas acontecerem, e que aceita desafios e dificuldades.
Tenha coragem e inteligência para dizer "Eu consigo fazer".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Show da Banda ROUTE ROCK

A banda ROUTE ROCK é composta por

Jairo - Bateria

Lucas Bartmann - Guitarra e Vocal


Roger Silveira - Guitarra


 Tairone - Vocal

Matheus Bartmann - Baixo







A Route Rock vem se destacando nos concursos de banda pelo Estado do Rio Grande do Sul, e atualmente é a segunda melhor banda de rock da cidade de Santa Maria-RS. No próximo dia 19 de novembro irão tocar na cidade de Restinga Sêca-RS e o blog Megafone ADM vai até lá para prestigiar e conhecer de perto o talento desses jovens que estão conquistando o público que curte um bom rock.

Twitter da banda é : @RouteRock