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domingo, 31 de julho de 2011

No palco do Megafone Adm: PAULA FERNANDES - PRA VOCÊ.



DJ DO FUTURO

sábado, 30 de julho de 2011

TROTE DA ELIANA

Chupim - o enfermeiro e o fonoaudiólogo - trote audio

CHUPIM - Trote da Pamonha



A galera do Chupim [Metropolitana FM 98.5 Mhz - SP] ligou para o Tigrão, ele fazia propagandas de rua. Beby do Chupim queria fazer propaganda de Pamonha e pediu pra esposa do Tigrão anotar o texto da propaganda. Depois da esposa ter anotado Beby pediu que ela repetisse várias vezes pra ver se ficou bom, ela repetiu... repetiu... mas no final das contas Beby não quis mais contratar o serviço dela hahahahaha

Trote do Chupim - Mulher Louca !!!


A Galera do Chupim ligou pra uma mulher, que antes de uma conversa, ela mandou eles não ligarem mais a cobrar!! Inspirado nisso, Beby começa a atormentar a Mulher e cobrando ela por várias ligações a Cobrar!!!

O CLONE

Macumba pra Dona Cida Chupim




Beby do Chupim da Metropolitana FM (98.5Mhz SP) ligou para a Dona Maria Aparecida. A Dona Cida estava vendendo um jazigo e a Beby fingiu que era o administrador do cemitério! Beby disse para a Dona Cida que estavam fazendo macumba pra ela!!! No final das contas Beby teve que chamar o Pai de Santo para tirar toda a zica de Dona Cida rsrsrs

sexta-feira, 29 de julho de 2011

10 dicas de como enviar currículos por email para empresas




Se você atualmente está desempregado, ou “à disposição do mercado de trabalho“, eu sei que dá um nervoso quando as pessoas perguntam onde você trabalha e você não sabe como responder. É complicado, mas com perseverança você conseguirá uma recolocação. Só que ficar dando tiro pra tudo quanto é lado não resolve nada. Você irá gastar toda sua energia e recursos apenas para aumentar o número de “nãos”.

Portanto, para aumentar as chances de sucesso, repasso 10 dicas do que fazer, ou não fazer, na hora de enviar currículos para empresas por e-mail:

1 – Verifique se a empresa está selecionando pessoas


Antes de tudo, certifique-se disso. Sabendo se a empresa está no momento recebendo e analisando currículos, você já terá certeza que está concorrendo a uma vaga. Quando você manda currículos para empresas que não pediram eles de forma alguma, ficará na expectativa de algo que poderá nunca acontecer.

2 – Veja como e para quem enviar o currículo


Em médias e grandes empresas, quem recebe o currículo geralmente é o pessoal do RH. Nas pequenas, às vezes é o próprio dono ou alguma empresa terceirizada. Verifique para quem ele deverá ser enviado e se a empresa exige algum formato específico. Se puder, ligue para ter certeza do endereço de e-mail para envio. Não corra o risco de mandar o currículo para um executivo ocupadíssimo, que provavelmente irá descartá-lo sem dó nem piedade.

3 – Procure pela seção “Trabalhe Conosco”


Alguns sites de boas empresas reservam uma seção com esse nome ou outro parecido. Lá a pessoa preenche todos os dados que eles necessitam ou vê as informações para envio de currículos. Algumas até já dizem quais vagas estão em aberto.

4 – Comece pelos amigos


Veja quais pessoas do seu círculo de amizades podem facilitar o envio do currículo. Se possível, peça para essa pessoa te indicar. Tem gente que odeia essa de Q.I (Quem Indique), mas as empresas têm mais confiança em contratar pessoas conhecidas dos seus funcionários. Quem tem um bom network raramente fica muito tempo à disposição.

5 – Não enfeite seu currículo


Quanto mais detalhes supérfluos você acrescentar no currículo, pior. O arquivo ficará muito pesado e quanto mais pesado for, mais chance ele terá de ir para a lixeira sem passagem de volta. Um currículo simples e objetivo é o bastante. Procure deixá-lo com 2 páginas apenas.

6 – Não fique pentelhando a empresa por uma vaga


Controle sua ansiedade para trabalhar. Se já mandou o currículo, aguarde pacientemente. Não fique perguntando quando você será contratado; se a empresa realmente precisar de você, ela irá lhe chamar.

7 – Não peça esmola


Não mande e-mails dizendo que está passando fome, que a mãe está doente, é feio e mora longe. Os selecionadores não terão peninha de você; ao contrário, eliminarão logo de cara.

8 – Esteja disponível


Não adianta de nada colocar 2 ou 3 números de celular, 4 endereços de e-mails e mais outras formas de contato e, quando for chamado, demorar alguns dias para saber disso. Se mandou currículos, confira diariamente os e-mails, 2 ou mais vezes ao dia se der.

9 – Mantenha os dados atualizados


Verifique seu currículo e atualize-o constantemente, para que os selecionadores não percam tempo ligando em vão. Eles detestam isso!

10 – Continue estudando, sempre


Aprimorar-se é fundamental. Procure cursos na sua área, mesmo que sejam de curta duração ou aqueles gratuitos que se encontra em alguns sites de referência. Conhecimento nunca é demais.
Espero que essas dicas sirvam para melhorar suas chances. Você tem alguma dica que não foi citada aqui? Deixe nos comentários e ajude alguém a conseguir um emprego.


F: pontomarketing.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

7000 acessos.... OBRIGADO!!!


"Entrevista com Estagiário" - Fazer Diferente

PESSOAL.... VALE A PENA VER ESTA ENTREVISTA E PODER RIR UM POUCO COM ESSE ESTAGIÁRIO!!!!


Empresas apostam em benefícios para segurar os talentos




Pesquisa aponta que o mais oferecido é o plano de saúde, citado por 74% de empresas analisadas

Por Equipe InfoMoney, InfoMoney


Com medo de perderem os seus talentos para o mercado, algumas empresas passaram a olhar os benefícios como uma alternativa rápida para retê-los.

Segundo um levantamento realizado pela De Bernt Entschev Human Capital, com mais de 400 organizações, os subsídios em relação a planos de saúde se destoam entre as outras vantagens para segurar as "pratas da casa".

No geral, 74% das companhias proporcionam esse benefício. No mais, entre os outros tipos de benefícios com maior representatividade, estão o auxílio refeição (68%), assistência odontológica e seguro de vida (51%).

A amostra não levou em consideração o valor que cada um desses benefícios tem, sendo que muitas empresas não os subsidiam de maneira integral, seguindo cada uma a sua própria política.

Ninguém vive sem eles

No campo dos benefícios oferecidos, ainda figuram de maneira expressiva algumas outras vantagens. É o caso do transporte, que por meio de fretado, carro ou combustível é oferecido por 43,68% das companhias. Por fim, os auxílios educação e alimentação (vale-supermercado) são oferecidos por 25,24% e 20,30% das companhias. 

O levantamento ainda apontou outros benefícios menos comuns, mas cada vez mais presentes nas empresas.

Eis alguns deles: auxílio farmácia, bolsas em academias conveniadas à empresa e assistência psicológica (muito comum em cargos de risco).

“Garantir que os colaboradores possam usufruir de alguns subsídios oferecidos pela empresa é importante, porém não é tudo. É fundamental cuidar para que eles sejam desafiados e consigam vislumbrar um horizonte positivo dentro da empresa. Caso contrário, nem mesmo esses benefícios serão capazes de ‘segurá-los’ por muito tempo”, afirma a consultora em RH, Izabel Araújo.

Planejando o futuro

Cada vez mais os profissionais estão se preocupando com o futuro. Sabendo dessa preocupação dos principais talentos e em uma tentativa de retê-los em seu quadro funcional, as empresas estão optando por planos de previdência privada.

"Para o funcionário, a vantagem é mais evidente, já que, ao se aposentar, ele consegue retirar uma quantia de dinheiro além do INSS. É como se ele tivesse se preparado durante a vida naquela empresa para se aposentar bem financeiramente. Já para a empresa, é uma forma de garantir que o funcionário permaneça ali até o fim da sua vida profissional, evitando que, antes disso, ele saia dali e vá para outras empresas do mesmo segmento, por exemplo", avalia o vice-presidente da De Bernt Entschev Human Capital, Bernardo Entschev.

Bernardo sustenta que esse benefício é geralmente oferecido por empresas de grande porte. Porém, em alguns casos, somente os cargos de gerência são contemplados, já que na maioria das vezes os depósitos são feitos parte por contribuição do funcionário, parte por contribuição das empresas.

"Já é comum que executivos de alto escalão negociem o plano durante sua contratação, mesmo que a empresa não tenha oferecido isso como benefício. Muitos executivos optam por empresas que têm esses planos, justamente por ser um excelente benefícios e ainda não muito comum", afirma.

Izabel completa: “Um benefício que ainda não tem grande representatividade, mas que os executivos têm desejado cada vez mais, é o plano de previdência privada. Acredito que, em um curto espaço de tempo, será um dos benefícios mais comuns, pois é o que apresenta maior índice de retenção de talentos”. 

F: Administradores.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Postura Correta




A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
A postura correta
O Dr. Mauro Bosi, ortopedista do Fusame - Hospital Municipal de Americana, interior de São Paulo explica que para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo.

Existem três desvios na coluna, relata Dr. Bosi, que são a escoliose, a cifose e a lordose, os quais podem ser congênitos ou adquiridos. Segundo ele, são problemas físicos que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e/ou coletes, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico. A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível (geralmente em pacientes idosos), acrescenta.

Atividades e postura
São vários os tipos de trabalho que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo e que podem acarretar problemas posturais. Os dentistas, os ourives, os digitadores, os estivadores, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho. Dr. Bosi lembra que, na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc...) para prevenir defeitos posturais. Assim, qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas.

Uma pessoa que se senta de maneira encurvada, em uma cadeira inadequada para costurar ou digitar pode vir a ter problemas no cóccix. Esse problema pode ser corrigido como? A dor no cóccix pode acontecer por sobrecarga local (sentar-se por muito tempo) ou queda sentado, responde Dr. Bosi. O tratamento é feito com analgésicos, antiinflamatório e calor local. A pessoa deve ainda procurar sentar-se, daí por diante, em lugar macio.

Que são métodos cinésioterapêuticos e como se aplicam para a postura? Cinesioterapia é a terapia através dos movimentos (exercícios de uma forma geral) e amplamente utilizada na correção da postura, relata o médico. Além disso, ioga, alongamentos musculares, reeducação postural global (da Escola Francesa), hidroterapia, são recursos que podem auxiliar. 

As crianças, a escola e o lazer
O que os pais devem ensinar à criança para que ela tenha uma boa postura? O pé chato tem alguma relação com isto?, são perguntas que os pais se fazem. O Dr. Bosi diz que o pé chato nada tem a ver com postura incorreta. As crianças devem ser alertadas ao sentar para estudar, ver tv e vídeo games, carregar materiais escolares pesados de um lado só do corpo, e outras posturas incorretas do dia-a-dia. Devem ter o hábito de praticar qualquer atividade física o mais precocemente possível, dando preferência a esportes aquáticos.

O peso das mochilas deve ser regularmente vistoriado pelos pais, pois este é um problema muito sério e que as escolas devem prestar bastante atenção. Uma criança que porta quatro cadernos e mais quatro livros didáticos, além de lanche e outros acessórios, está carregando diariamente um peso demasiado grande para seu porte físico. É preciso uma campanha junto a pais e professores e é direito dos pais questionarem a escola sempre que a criança for obrigada a transportar (muitas vezes em longos trajetos da casa até a escola) um volume excessivo de material escolar.

Em casa, outro problema que pode influir na postura é a permanência da criança em frente ao computador, jogando vídeo game ou navegando na Internet. Essa criança - isso vale também para o adulto - deve ser ensinada a ter os pés apoiados em uma superfície sólida, coxas paralelas ao solo e ajustar a cadeira de modo que fique bem encostado na parte de trás, com os joelhos dobrados em ângulo de 90º, diz a Dra. Tricia Lyons, fisioterapeuta da Health Corp. Consulting, na California State University, EUA. 

Doenças ligadas à postura
Uma doença se desenvolve como resultado do desgaste dos tecidos do corpo - juntas, ligamentos, tendões, nervos e músculos, relata Dra. Tricia. A postura, a repetição e os movimentos onde há constante esforço são fatores que propiciam a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), como os vídeo games.

Normalmente, afirma a médica, duas horas por dia de trabalho no computador não significarão um risco de adquirir LER. No entanto, a maioria das pessoas usa computador pelo menos de quatro a dez horas por dia, pois o fazem tanto em casa quanto no trabalho. A Dra. Tricia recomenda que essas pessoas façam um registro do tempo que despendem no computador. Com isso, ela acredita que vão perceber que passam tempo demais na posição sentada e que precisam intercalar atividades para não contraírem LER ou outra doença relacionada à postura. 

Escolhendo um profissional
Encontrar o profissional ideal para tratar de assuntos relacionados às dores e aos problemas de coluna, à má postura, e principalmente às lesões por esforço repetitivo (LER) não é tarefa tão fácil. Dependendo do problema, ele pode ser mais bem detectado pelo ortopedista, reumatologista, pelo fisioterapeuta, por um médico do trabalho, um clínico geral ou um neurologista. Como as dores lombares e outros males afetando a coluna podem ter diversas causas, é preciso encontrar um profissional que dê um diagnóstico 100% eficaz. 

Nesse caso, as perguntas que uma pessoa deve fazer a si mesma são:

- Meu médico faz parte do plano de saúde que eu possuo? (caso tenha plano de saúde). 

- Meu médico tem horários compatíveis com os meus?

- Onde posso encontrar meu médico, em caso de emergência?

- Tenho tempo durante a consulta, ou sinto que estou sendo apressado?

- Posso abrir-me com ele naturalmente?

- Ele me explica e me faz perguntas de maneira que eu possa entender?

- Sinto-me confortável durante a consulta e recebo atenção?

Cuidados no trabalho
Pessoas que executam serviço repetitivo (digitar, levantar e abaixar maquinários, etc) tendem a ser acometidas de LER. As empresas já estão se dando conta de que os afastamentos e as trocas de funcionários por lesões repetitivas não trazem benefício nem a elas próprias, nem aos empregados. Para que isto não ocorra, há corporações hoje que já se preocupam com a altura certa das cadeiras, das bancadas, dos maquinários, e fazem um acompanhamento mais acurado quanto à postura e a força do empregado no momento do trabalho. Outras empresas chegam a contratar especialistas para promover momentos de alongamento entre os funcionários, o que pode ser muito útil na prevenção postural e de doenças da LER.

Além disto, mudar o empregado de setor é uma alternativa, bem como oferecer intervalos regulares no trabalho. Esses intervalos, ao contrário do que pensam alguns empresários, fazem com que o rendimento e a atenção do trabalho aumentem.

O repouso
O sono mal dormido (tenso) pode influir na postura? Qual o tipo de colchão mais adequado para um bom repouso? O que há de verdade e de mentira nos anúncios sobre colchões?

O Dr. Bosi diz que o colchão tem que ser plano, não duro, e o estrado reto. Não há necessidade de comprar "colchão ortopédico", mas um bom colchão, que a pessoa mesma deve experimentar ou vistoriar atentamente no ato da compra. Por outro lado, um colchão de má qualidade, com espuma muito fina, por exemplo, em pouco tempo pode ser responsável pelo cansaço que a pessoa tem na hora de acordar e ao longo do dia, prejudicando sua saúde e suas atividades. O período de repouso também é importante, preferencialmente intercalado entre os períodos de trabalho, dando oportunidade aos músculos para relaxarem.



F: Personare.com.br

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CUSTO OU DESPESA?


De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício.
Custo
De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”
Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
Despesa
Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.
Como diferenciar?
Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.
Se ainda restar dúvida proponho a seguinte pergunta para esclarecimento da natureza do gasto:
Se hipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada?
Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos uma despesa.
Exemplo de aplicação:
Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa?
Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. Portanto trata-se de uma despesa.
Quadro Comparativo: Custos x Despesas
Custos
Despesas
Gastos de produção
Vinculados diretamente aos Produtos/Serviços
Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade-afim)
Gastos administrativos e de vendas
Não se identificam diretamente à produção
Gastos outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio)
Explicações e exemplos mais detalhados sobre este e outros assuntos, podem ser encontrados na obra Contabilidade de Custos de Júlio César Zanluca.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Clima da empresa não está bom ?


Como resolver a "falta de química", sem chegar ao ponto da demissão
O bem-estar da equipe é essencial para o sucesso da empresa. Por isso, a resolução de problemas de relacionamento ou de "falta de química" entre líder e liderado é fundamental à retenção de talentos. Só que mais importante do que solucioná-los é evitá-los.

De acordo com o consultor da DBM, Aloísio Buoro, uma primeira medida nesse sentido é evitar dar autoridade demais a apenas uma pessoa.

"Quando o indivíduo tem muito poder, amplia-se o risco de ele estabelecer relações que não são respeitosas com as demais pessoas, de perder a noção do que é correto", afirma o especialista.

Além disso, segundo ele, a concentração de poder faz com que a empresa opere seguindo apenas uma linha de raciocínio, sem dar espaço para pontos de vista diferentes, que poderiam ser muito mais enriquecedores ao negócio.

FEEDBACK
O retorno constante quanto ao trabalho realizado pelos liderados é essencial, mas também é preciso encontrar um horário na agenda para ouvi-los.

"É necessário abrir caminho para que o funcionário se expresse, informe suas dúvidas e problemas. Uma relação madura e transparente evita confronto entre funcionários", explica Aloísio Buoro, ao ressaltar a importância do feedback.

QUANDO A FALTA DE QUÍMICA PREVALECE
Se um problema de química não for solucionado, apesar de as partes envolvidas (líder e liderado) contarem com conhecimento e instrumentos para tal, cabe ao executivo principal da empresa ou ao departamento de Recursos Humanos informar que o problema está prejudicando o ambiente corporativo e os resultados da empresa. Também é importante dizer que é aguardada uma solução para o problema.

"A empresa deve deixar claro que não deseja perder talentos somente por conta de questões de relacionamento e que espera que os profissionais envolvidos no assunto solucionem a questão", afirma o consultor da DBM.

"Isso deve ser feito sem que a empresa tome partido. Ela deve manifestar sua preocupação com um ambiente equilibrado, no qual inveja, falta de humildade ou arrogância não falem mais alto", acrescenta.

Buoro finaliza citando três palavras-chave para que os executivos de uma empresa mantenham o bom relacionamento com seus pares no ambiente de trabalho: "sinceridade, clareza e capacidade de autoquestionamento.
Fonte: Administradores.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Valor da Amizade

Você já parou para pensar sobre o valor da amizade? Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta há situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.

 Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença traz de volta o sol a brilhar em nossa vida. 

 A simplicidade das brincadeiras pueris, da conversa informal, momentos de descontração que muitas vezes pode ser numa conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no ambiente de trabalho ou de escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora. 

 Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação que como em qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais.

 Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúme, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.

 Podemos comparar esse elo de amizade ao tempo que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos, que se desenvolve uma amizade.

 Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos. 

 Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham a sua experiência conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.

 São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar, compreender.

 Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudade, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. 

 É na amizade verdadeira que encontramos sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.

 Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir. 

FELIZ DIA DO AMIGO!!!!


terça-feira, 19 de julho de 2011

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO



Atender e conviver bem com as pessoas não é mais simplesmente recepcioná-lo dentro do estabelecimento hospitalar, não é mais ser cordial ao telefone, ou responder de imediato a sua demanda. Atender bem seja usuário ou colega de trabalho é poder antecipar-se às suas necessidades. Para que isso se torne efetivo, temos que levar em consideração alguns requisitos, informações e posturas muito importantes.



Seguem algumas regras básicas:

· RESPEITO HUMANO - é importante termos sempre em mente que o outro, exatamente como nós, tem muitas qualidades e defeitos e que cada um de nós possui sentimentos e que nos guiamos por escala de valores diferentes. Por isso: "Trate o outro como você gostaria de ser tratado!"
· INTERESSE-SE PELAS PESSOAS - por mais diferentes que possam ser, todos queremos que se interessem por nós, e por nossos problemas. "Para os outros a nossa vida pode parecer uma comédia, mas para nós que a sentimos, é uma tragédia."

· OUÇA COM ATENÇÃO E INTERESSE - as pessoas precisam de tempo para falar sobre si mesmas, seus interesses e problemas. Portanto precisamos ouvir com atenção, interesse e respeito.


· NUNCA QUEIRA SER O DONO DA VERDADE - por mais que possamos conhecer sobre um assunto, mesmo que vivamos mil anos, ainda assim haverá muitos aspectos com relação a ele que desconhecemos, sempre haverá algo mais a aprender, uma maneira diferente de ver, portanto nunca se considere o único capaz, ou correto.

· A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE CONTA - portanto não seja agressivo, ofensivo, descortês, lembre-se: "Seja gentil!". Se o primeiro contato for alegre, cordial, cortês, esta será a impressão que deixaremos para o outro. Porém se num outro contato formos grosseiros, mal-educados, sem dúvida toda aquela primeira impressão será apagada e substituída por essa nova.



· FAÇA PERGUNTAS ... para descobrir problemas, desejos e necessidades das pessoas. Mas faça perguntas abertas e não perguntas que levem a um "sim" ou "não". Ou aquelas que são invasivas na vida do outro.

· Para do seu relacionamento algo que se destaque dos demais FAÇA ALGO EXTRA e preocupe-se com o problema e se interesse em ajudar as pessoas! FAÇA SEMPRE TUDO O QUE PUDER!



Finalizando, é preciso:

Estar orientado para o serviço; Tente manter estreito relacionamento com os colegas e clientes; Mostre-se valor e calor humano ao cliente; Integrar seu tempo real as informações da unidade hospitalar; Tenha um canal de comunicação fácil de usar e acessar. E finalmente seja gentil. Isso irá emanar em você energia positiva e aproximará as pessoas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

BANCO DE HORAS - ASPECTOS PARA VALIDADE

Sérgio Ferreira Pantaleão


O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, através da alteração do art. 59 da CLT, momento em que o país atravessava uma grande recessão econômica que gerou a demissão de centenas de trabalhadores, além do encerramento de atividades de muitas empresas.
O Governo procurou, através da edição desta lei, flexibilizar alguns direitos trabalhistas previstos na CLT de forma a combater o desemprego e amenizar o impacto trabalhista, autorizando as empresas, em momentos de dificuldades ou crises temporárias, a conceder folga a seus empregados em barganha da garantia do emprego.
Passados mais de 10 anos da edição da lei, esta continua mais atual e necessária do que nunca, haja vista a crise Norte Americana que desencadeou um processo de instabilidade econômica e financeira, refletindo diretamente na capacidade das empresas nacionais em se utilizar de ferramentas para a manutenção do emprego.
Defende-se, como medida de flexibilizar a relação de emprego, que a adoção de banco de horas deve estar condicionada a real necessidade do empregador como forma de impedir dispensas coletivas, justificando-se temporariamente a redução de jornada sem redução de salários para posterior compensação sem pagamento de horas extras. O banco de horas só seria legítimo, portanto, estando presentes esses dois requisitos.
A lei prevê também que esta prática só é legal se for acordada em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho com a participação do Sindicato da categoria representativa. Os valores das horas trabalhadas, horários, período e forma de compensação do banco de horas, entre outros direitos devem constar na Convenção.
A decisão também deve ser discutida e votada, geralmente por aclamação ou voto secreto, com os trabalhadores, pois são eles os maiores interessados no acordo.
Apesar de nosso ordenamento jurídico permitir o banco de horas mediante acordo coletivo ou individual, as empresas devem preferencialmente instituí-los por meio de negociação coletiva e com autorização expressa do sindicato da categoria. A negociação individual é arriscada, pois os tribunais poderão julgar inválido o acordo.


PRATICA ATUAL DA ADOÇÃO DO BANCO DE HORAS
Atualmente o banco de horas é adotado pela grande maioria das empresas, independentemente de real crise econômica e de necessidade imperiosa de impedir dispensa de empregados, abrangendo geralmente todas as áreas da empresa.
O que a princípio se justificaria a adoção do banco para computar o saldo de horas não trabalhadas em razão da diminuição da demanda, mantendo-se os postos de trabalho para posterior compensação com o aumento da duração do trabalho, o que ocorre hoje no Brasil é primeiro a imposição ao trabalhador da sobrejornada para posterior compensação.
Cabe ao empregador, portanto, o cuidado de garantir que o banco de horas seja válido perante a justiça trabalhista, que tem se mostrado de forma rígida no momento de manifestar sua autenticidade.
O banco de horas é uma ferramenta muito importante que visa proporcionar ao empregador e ao empregado uma flexibilização na relação de emprego, de modo que, em razão da variação econômica e de mercado ou de necessidade maior de produção ou de serviço, não onere a folha de pagamento e tampouco comprometa o emprego, desde que observadas as exigências legais.


ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
O acordo do banco de horas, para ser implementado, deve obedecer alguns requisitos principais:
  • Previsão em Convenção ou Acordo Coletivo de trabalho;
  • Aprovação dos empregados devidamente representados pelo Sindicado da Categoria;
  • Jornada máxima diária de 10 (dez) horas;
  • Jornada máxima semanal de 44 (quarenta e quatro) horas previstas durante o ano do acordo;
  • Compensação das horas dentro do período máximo de 1 (um) ano;
  • Deve ser mantido pela empresa o controle individual do saldo de banco de horas bem como o acesso e acompanhamento do saldo por parte do empregado;
  • Pagamento do saldo das horas excedentes não compensadas no prazo máximo de 1 (um) ano ou quando da rescisão de contrato de trabalho;
  • Em trabalhos insalubres e perigosos, a instituição do banco de horas depende de autorização expressa de autoridade competente em matéria de segurança e higiene do trabalho do Ministério do Trabalho.
Além destes requisitos principais, outros pontos são questionados e levantam dúvidas sobre a maneira correta de fazer valer o banco de horas quando da compensação da jornada extraordinária do empregado.
Um destes pontos é a tolerância diária para entrada e saída do empregado, por exemplo, que é de 10 minutos (5 minutos para a entrada e 5 minutos para a saída) a qual não deveria ser inclusa no banco de horas, pois este não vislumbra esta possibilidade.
Outro ponto é com relação à hora extraordinária que, quando é paga, deve ser acrescida de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da hora normal, de acordo com a CF/88, e quando é para compensar, não recebe este acréscimo se a compensação é feita no período de 1 (um) ano, conforme prevê o § 2º do artigo 59 da CLT:
Art. 59 - § 2º : Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
Há quem julgue este parágrafo inconstitucional pois se o empregado tem o direito de 50% (cinqüenta por cento) de acréscimo nas horas pagas, igualmente teria este direito para cada hora extraordinária compensada, ou seja, uma hora e meia de descanso para cada uma hora extraordinária realizada durante os dias normais e duas horas de descanso para cada hora extraordinária realizada nos domingos e feriados.
Como a lei não se manifesta com relação a horas extraordinárias em dias normais ou domingos e feriados, as horas seriam compensadas 1 por 1 em qualquer situação, salvo as garantias expressas em acordo ou convenção coletiva.
No entanto, restando saldo positivo no vencimento do acordo, caberia ao empregador identificar neste saldo, quais se referem a dias normais e quais se referem a domingos e feriados, para que o pagamento seja feito obedecendo aos respectivos percentuais previstos em Convenção Coletiva de Trabalho.
Assim, considerando por exemplo um saldo de 20 (vinte) horas positivas para o empregado no vencimento do acordo, destas, 8 (oito) poderiam ser de um domingo trabalhado e 12 (doze) de dias normais.
Assim, se a Convenção prevê percentuais diferentes para pagamento, as 8 (oito) horas deveriam ser pagas com 100% (cem por cento) e as 12 (doze) com 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da hora normal.


MULTAS PREVISTAS PELO DESCUMPRIMENTO DA LEI
A legislação prevê ainda multa para o empregador que mantêm acordo de banco de horas de forma irregular ou que não atenda os requisitos legais.
Caso o empregado esteja trabalhando mais de duas horas extras por dia, a empresa pode ser multada, dependendo da quantidade de empregados, no valor que varia de R$ 736,00 a R$ 4.025,00, dobrando em caso de reincidência. Já se o empregador não pagar as horas extras trabalhadas no vencimento do banco de horas, o valor é de R$ 170,26 por empregado.
Nos casos em que o Acordo ou a Convenção estabelecer penalidade pelo descumprimento do acordo do  banco de horas, a empresa sofrerá a penalidade firmada no acordo, sendo o valor da multa variável.



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