Consultoria Empresarial - Coaching - Recrutamento e Seleção - Cursos e Treinamentos - Palestras

quinta-feira, 31 de março de 2011

PALESTRA MOTIVACIONAL (Ótima)




Promoção no trabalho: as gafes que atrapalham na conquista de melhores cargos

Alcançar as tão sonhadas ascensões na hierarquia da empresa são metas atingidas por poucos profissionais. Segundo Daniela do Lago, professora da Fundação Getúlio Vargas e especialista em comportamento corporativo, alguns profissionais se autoboicotam em um processo de promoção por não terem uma percepção clara sobre as atitudes valorizadas em sua empresa.

"A promoção depende muito do próprio esforço, mas depende muito mais de a pessoa mostrar que possui um perfil condizente com a filosofia da empresa em que atua", afirma. "Nem sempre a pessoa que mais faz horas extras, por exemplo, é a que traz mais resultados para empresa. Na tentativa de mostrar-se esforçado e comprometido com o trabalho, o profissional pode estar sendo visto como desorganizado e lento."

As gafes no ambiente corporativo vão desde o excesso de bajulação ao chefe até a falta de jogo de cintura entre colegas. As atitudes mais valorizadas variam em cada empresa, mas de forma geral são cinco os comportamentos prejudiciais:

Complexo de hora extra

Foi-se o tempo em que a qualidade do trabalho era medida pelo tempo gasto com os assuntos da empresa. Trabalhar até mais tarde e levar trabalho para casa, ao contrário do que se pensa, são sintomas de um funcionário contraproducente, incapaz de organizar o próprio tempo e executar suas atividades focado nos resultados. De acordo com Daniela, o importante é gerar resultados positivos. "Ocupação não significa eficiência. O que vale são os resultados. Se um funcionário trouxer resultados positivos para empresa a probabilidade de conseguir uma promoção é grande, afinal todos estarão vendo seus resultados", afirma.

Excesso de bajulação

Há muito tempo uma figura persegue o mundo corporativo: o puxa-saco. Não há quem trabalhe e não conte uma história que envolva um bajulador. Daniela adverte: "Nem sempre a bajulação é algo positivo. Pelo contrário. Com o decorrer do tempo, as pessoas não vão querer mais a opinião deste bajulador, por julgar que o mesmo não tem senso crítico e por isso sua opinião não deve ser levada em consideração".

Timidez exagerada

A timidez, por si só, não é problema e, definitivamente, não interfere na eficiência de um profissional. Entretanto, é necessário se atentar aos excessos. "A timidez não pode ser uma barreira na comunicação de resultados. Caso contrário, pode interferir na caminhada em busca do sucesso", salienta a especialista. A dica é combater a timidez com a autoconfiança: "Pessoas autoconfiantes encontram mais facilidade no mundo corporativo. Geralmente elas sabem o que querem e vão em busca de seus objetivos".

Ser sempre do contra

Engana-se quem acredita ser um pecado discordar das idéias dos chefes. Segundo Daniela, idéias novas sempre serão bem vindas. "É muito importante termos opiniões diferentes e feliz é o chefe que tem uma equipe que discorda dele, afinal somente com pontos de vista diferentes que conseguimos enxergar a melhor alternativa". Divergir, no entanto, é algo que pede equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra, sendo que o primeiro caso exige conhecimento e boa argumentação. A especialista ainda cita um exemplo de peso: "Na Google o funcionário é obrigado a discordar com o chefe em uma reunião, com o objetivo de se alcançar a melhor solução para um problema". Mais uma vez, a ponderação precisa ser observada. Discordar não significa entrar em conflitos desnecessários.

Não saber se planejar

O planejamento é imprescindível para quem almeja sucesso, sendo que a ascensão profissional necessita de organização e comprometimento. Não adianta simplesmente desejar ser promovido, é preciso planejar como isto será possível. Um planejamento bem feito inclui identificar pontos fracos, para então trabalhar mudanças, e também identificar pontos fortes, para saber se posicionar em oportunidades em que obterá valorização. É preciso ainda responder algumas perguntas básicas: Que potenciais preciso desenvolver para ocupar o cargo que almejo? O que a minha empresa valoriza em um profissional? Que passos precisarei dar rumo a este objetivo? As respostas normalmente são facilmente colhidas na dinâmica da rotina de trabalha, requer apenas atenção para percebê-las. 

quarta-feira, 30 de março de 2011

As gafes

Veja algumas gafes! Um engano ou falta de conhecimento?









CURIOSIDADES QUE EVITAM GAFES


Atire a primeira pedra quem nunca fez uma gafe ou como falamos, "deu um fora". Na edição de hoje vamos ver as curiosidades que evitam essas gafes e nos protegem do risco de fazer novas no futuro. 



Num mundo globalizado, em que empresas de todo o planeta empregam pessoas de diferentes países, é preciso conhecer alguns pequenos detalhes, para evitar gafes, e até mesmo perda de grandes negócios, pelo choque de culturas.
Há treinamentos específicos para executivos que viajam muito e negociam no exterior
- os chamados cross-cultural-training. São guias e cursos de adaptação que, mais do que ensinar idiomas ou religiões, orientam os "alunos" a respeitar as tradições do países visitados.
O investimento nesse tipo de projeto vem aumentando, com o crescente fluxo comercial global. Isto porque já está provado que um profissional pode construir uma boa imagem da empresa ao demonstrar conhecimentos técnicos, mas destruí-la por ignorar a cultura local.
O guia do grupo industrial CST-Arcelor Brasil destaca as seguintes dicas:
- No Egito, o cartão de visitas deve ser entregue e recebido com a mão direita. Assim como os presentes. A mão esquerda é considerada impura.
- Na India, melhor evitar peças de couro. Afinal, a vaca é um animal sagrado no país. Ao presentear, evite o preto e o branco, consideradas cores que dão azar.
- Numa conversa, no Vietnã, fale da arquitetura e das belezas naturais do país. E sobre o Brasil. Não mencione a Guerra do Vietnã.
- Na Suécia, os presentes não são usuais em ambientes de negócios.
- Na Hungria, um bom tema para conversa é a seleção húngara de futebol de 1954, vice-campeã do mundo. Depois daquele time, nunca mais tiveram time igual.
- No Peru, a pontualidade é bem flexível, pois os atrasos são bem freqüentes e, portanto, nem tão mal vistos assim.
- Na China, pontualidade é coisa séria. Além disso, o executivo mais graduado entra na sala na frente dos seus subordinados. Deve-se deixar que ele os consulte. Jamais se deve falar diretamente com um funcionário do parceiro comercial. É considerado gafe, ainda, pôr açúcar no chá.
- Na Bélgica, as decisões são postergadas até que todos cheguem a uma conclusão.
- Na Alemanha, as mulheres devem evitar jóias ou qualquer ostentação em ambientes de negócios.
- No Japão, tentar seguir as tradições locais é considerado uma enorme demonstração de respeito. Não é costume dar gorgetas. E, se for entregar seu cartão de visitas, faça-o com as duas mãos.
- Em El Salvador, evite dar flores brancas: elas são associadas a funerais.
- Em Taiwan, é preciso ter paciência pois leva-se tempo para ganhar a confiança local. Evite cores vermelha, branca e preta nas roupas.
- Na Tailândia, não fale sobre o filme !Anna e o Rei". Os tailandeses não gostam nada da história do rei que se apaixonou por uma professora inglesa.
Com tantas e boas dicas, não há como provocar confusões multiculturais. Portanto, boa viagem, boa sorte e BONS NEGÓCIOS!

Marília Bellizzi Jaccoud

domingo, 27 de março de 2011

Criatividade!!!

Trouxe  alguns vídeos que mostram que quando queremos algo conseguimos sendo criativos!
Por favor, não façam isso no trabalho!!!
Apenas avaliem o grau de criatividade do ser humano!

Enfim, use a sua com moderação!!!









Sono no trabalho!

É senhores, para ser engraçado achar uma maneira de desfarçar quando estamos com sono no local de trabalho. Acredito que todos já sentiram ou dormiram no trabalho, principalmente nos cursos ou palestras dependendo do assunto de interesse de cada um.
Trouxe aqui as dez melhores coisas para dizer quando os "dorminhocos" forem pegos dormindo, vejam até onde vai a criatividade das pessoas.

Mas, brincadeiras a parte, vamos ver abaixo como uma boa noite de sono é fundamental para o desempenho das pessoas no trabalho. Como vimos na figura acima, a criatividade vai longe quando queremos. Vejam agora como seremos mais criativos sem sono durante o dia e com mais gás para solucionar os problemas do dia-a-dia.




Dormir bem melhora seu desempenho no trabalho.

Pessoas que estão em paz com o seu sono têm maior capacidade de raciocínio

O termo \"workaholic\" foi criado para designar pessoas que são viciadas em trabalho, empenham muitas horas do dia para o seu emprego e geralmente se esquecem de que há outros fatores importantes na vida. Segundo o senso comum, esse tipo de indivíduo, por se dedicar tanto a uma atividade, consegue as melhores oportunidades do mercado e tem maior facilidade para ser promovido e aceito pelos seus superiores.

Esse exagero muitas vezes é refletido no sono. Pessoas viciadas em trabalho geralmente dormem pouco, muitas das quais ficam em seus escritórios ou postos de trabalho até tarde e entram cedo no emprego no dia seguinte. Contudo, de acordo com estudos médicos, a prática de substituir o sono e outros lazeres diários pelo trabalho mais prejudica do que melhora o desempenho humano nas atividades corriqueiras e diminui a capacidade de resolução de problemas.


Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram que a boa noite de sono está ligada à criatividade e à alta produtividade de um trabalhador, seja qual for o segmento profissional no qual ele está inserido.

De acordo com o otorrinolaringologista e diretor da Associação Brasileira do Sono, Michel Cahali, o período do sono ativa a memória e traz o bem-estar físico para que a pessoa consiga maior concentração quando for desempenhar qualquer atividade cotidiana.

\"Hoje já é bem conhecido como a falta de sono atua nas atividades. Até as pessoas que dormem bastante, mas dormem mal, apresentam um prejuízo nítido ao trabalho, a diminuição da memória e a capacidade de concentração\", diz Cahali.

Portanto, se você quer ganhar uma promoção pelo seu desempenho no trabalho, a melhor forma é dormir bastante, para ser capaz de criar e ser inovador em suas atividades.

Ficar no escritório até tarde da noite é a pior estratégia para fazer a diferença no local de trabalho.
Por: UOL

Quem cria o ambiente de trabalho é você!

De vez em quando eu ouço pessoas dizerem "não dá para trabalhar nesta empresa, o pessoal aqui é muito estranho, muito complicado, são todos egoístas"!
Isso me fez lembrar a história de um jovem que chegou em uma cidade, aproximou-se de um velho e perguntou: "Que tipo de pessoa vive neste lugar?".
Ao invés de responder, o velho perguntou: "Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?".
Ah! Um grupo de egoístas e malvadas - respondeu o rapaz- estou satisfeito de haver saído de lá.
E o velho replicou: a mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem chegou no local e vendo o ancião perguntou-lhe: "Que tipo de pessoa vive por aqui?".
O velho respondeu com a mesma pergunta: "Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?".
O rapaz respondeu: "Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras". Fiquei muito triste por ter que deixá-las.
"O mesmo encontrará por aqui", respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas peguntou ao velho: "Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?".
Ao que o velho respondeu: aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos, também os econtrara aqui.
Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente de trabalho somos nós que criamos e isso só depende de nós.

Autor: Alexandre Rangel (consultor, autor e palestrante).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Declaração do Imposto de Renda 2011

Olá! Hoje vamos abordar sobre o IR 2011, todos sabem que na declaração deste ano houve alterações e também novidades para os contribuintes. Toda vez que acontece uma mudança ficamos sempre desconfiados e muitas vezes com medo do novo, mas neste caso do IR desse ano é diferente, pois a mudança foi para melhor em varios pontos.
Para aqueles que declaram o IR via internet eu trouxe para o Blog um video explicativo, com o passo a passo da declaração e as explicações para os campos onde houve as modificações da Receita Federal.
Veja como é simples e agil voce mesmo fazer sua própria declaração do IR.
Não esqueçam que o prazo máximo para a entrega ou envio do mesmo é até 29 de abril de 2011, então fiquei ligado!!!!



domingo, 20 de março de 2011

CONCURSOS PÚBLICOS 2011

O que todo mundo quer é estabilidade no emprego e para isso precisamos focar nos concursos públicos. Consegui uma lista de todos os concursos confirmados para esse ano até agora e trouxe para voces.

 
Atualizado em 18/03/2011


Correios - Correios definem organizadora para 9.190 vagas

INSS - 2.500 mil vagas para níveis médio e superior.

MPU - Presidente Lula sanciona lei que cria mais 6.804 vagas

Petrobras -  Petrobras abre 838 vagas. 2º e 3º graus. Até R$6.217

Polícia Federal - 1.024 vagas na área policial.
 
Confira lista de concursos abertos

Por ordem alfabética

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG
Câmara Municipal de Porto Real - RJ
Câmara Municipal de Rio dos Bois - TO
Câmara Municipal de Sabinópolis-MG
Câmara Municipal de Salvador - BA
Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN
Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão - COREN
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás - CREA/GO
Conselho Regional de Nutricionistas 5 Região - Bahia e Sergipe
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região - CISVIR/PR
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE
Governo do Espírito Santo - SEJUS
Governo do Rio de Janeiro
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
Marinha do Brasil
Polícia Militar de Santa Catarina
Polícia Militar de São Paulo
Prefeitura Municipal de Arvoredo - SC
Prefeitura Municipal de Bananal-SP
Prefeitura Municipal de Betim - MG
Prefeitura Municipal de Biguaçu - SC
Prefeitura Municipal de Bom Despacho-MG
Prefeitura Municipal de Bom Sucesso de Itararé - SP
Prefeitura Municipal de Cachoeirinha - RS
Prefeitura Municipal de Chapecó-SC
Prefeitura Municipal de Chuvisca - RS
Prefeitura Municipal de Croatá - CE
Prefeitura Municipal de Doresópolis - MG
Prefeitura Municipal de Eunápolis - BA
Prefeitura Municipal de Guaraniaçu - PR
Prefeitura Municipal de Guarapuava - PR
Prefeitura Municipal de Guarulhos - SP
Prefeitura Municipal de Guarulhos - SP
Prefeitura Municipal de Guarulhos-SP
Prefeitura Municipal de Guzolândia - SP
Prefeitura Municipal de Ijaci-MG
Prefeitura Municipal de Itajubá - MG
Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra - SP
Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra - SP
Prefeitura Municipal de Jupiá - SC
Prefeitura Municipal de Lamarão - BA
Prefeitura Municipal de Marimbondo – AL
Prefeitura Municipal de Maringá - PR
Prefeitura Municipal de Maringá – PR
Prefeitura Municipal de Mathias Lobato-MG
Prefeitura Municipal de Monjolos - MG
Prefeitura Municipal de Nova Europa-SP
Prefeitura Municipal de Ortigueira - PR
Prefeitura Municipal de Palhoça - SC
Prefeitura Municipal de Pilar do Sul-SP
Prefeitura Municipal de Pirapó - RS
Prefeitura Municipal de Planaltina - GO
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG
Prefeitura Municipal de Poços de Caldas-MG
Prefeitura Municipal de Praia Grande - SP
Prefeitura Municipal de Praia Grande - SP
Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu - PR
Prefeitura Municipal de Rio dos Índios – RS
Prefeitura Municipal de Rio Negro - MS
Prefeitura Municipal de Rondonópolis - MT
Prefeitura Municipal de Rubineia-SP
Prefeitura Municipal de Santa Rita-MA
Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso - MG
Prefeitura Municipal de São Valentim - RS
Prefeitura Municipal de Senador Canedo-GO
Prefeitura Municipal de Serra - ES
Prefeitura Municipal de Serra Negra-SP
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas - MG
Prefeitura Municipal de Tambaú – SP
Prefeitura Municipal de Tapejara-RS
Prefeitura Municipal de Tatuí - SP
Prefeitura Municipal de Tunápolis - SC
Prefeitura Municipal de Turvo-SC
Prefeitura Municipal de Umbuzeiro-PB
Prefeitura Municipal de Votorantim
Prefeitura Municipal de Votorantim - SP
Procuradoria Geral de Rondônia - PGE/RO
Tribunal de Justiça do Maranhão – TJMA
Tribunal Regional do Trabalho da 1 Região
Tribunal Regional do Trabalho da 23 Região - MT
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá - TRE/AP
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/MG
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA


sábado, 19 de março de 2011

SUGESTÃO DO LEITOR - DESAFIOS DO JOVEM LÍDER.



No quadro "Sugestão do leitor", voces podem dar sugestões sobre novas reportagens e assuntos para o Blog.
Hoje recebi um email da seguidora do Megafone, Nariane Carpes, 23 anos, formada em Administração de Empresas; A reportagem é do Jornal Zero-Hora que saiu neste domingo, dia 20 de março, que aborda os desafios do jovem líder no mercado de trabalho.





DESAFIOS DO JOVEM LÍDER


                 Para não perder talentos em uma época escassa em mão de obra qualificada, organizações optam por promover a cargos de gestão profissionais jovens e com pouco tempo de mercado. Essa tendência conduz a um cenário emblemático em que grande parte dos funcionários são mais velhos ou mais experientes do que seu chefe. Levantamento feito por uma empresa de consultoria com empresas brasileiras de grande porte mostram que cerca de 20% de jovens com menos de 30 anos já ocupam cargos de chefia.
                Essa situação tem se tornado bem mais freqüente nas empresas e deve impactar de forma irreversível a relação entre chefes e colaboradores. O ótimo momento econômico pelo qual o país está passando contribui para que esse modelo se solidifique.
                As gerações terão de aprender a conviver com harmonia, porque hoje há grandes oportunidades para todas as faixas etárias. Em contrapartida, corre-se o risco desse profissional assumir um cargo de gestão precocemente. Isso pode acabar se transformando em um problema caso esse jovem encontre resistência dos veteranos da equipe, o embate ocorre entre a geração Y e a geração X.
Ousadia compensa falta de experiência, ao ser liderado por um integrante mais jovem, o sênior entre 35 anos e 50 anos tende a colocar certas restrições por simples capricho e por acreditar que, por sua experiência, ele é que deveria estar no comando. Os colaboradores acima de 50 anos já têm outra conduta, muitos deles já entraram no plano de aposentadoria e trabalham porque gostam.
Especialistas indicam aos gestores de pouca idade que busquem desenvolver as suas habilidades de comando. Um dos aspectos que pode ser cultivado é a capacidade de despertar no funcionário mais antigo a vontade de colaborar. Em geral, o jovem líder tem muita vontade e muita capacidade, só precisa saber usá-las. Um meio é saber levar em conta a experiência de todos da equipe e aprender a dar e a receber feedbacks.
A falta de background acaba sendo compensada com a ousadia, o entusiasmo e a capacidade de superar desafios tecnológicos e de inovação. Cabe às organizações estarem atentas a estas características e trabalharem isso com o grupo, antecipando futuros problemas de aceitação por parte da “velha guarda”, trabalhando nesse jovens as competências em que eles são carentes. Ao mesmo tempo, é preciso preparar os antigos líderes na questão do compartilhamento do conhecimento.

Dinâmica de grupo: o segredo é a atenção


Muito utilizadas hoje, as dinâmicas de grupo têm papel fundamental nos processos seletivos, pois não se prendem à avaliação de competências e habilidades, somente. Elas vão além, conseguem avaliar o comportamento, a personalidade do candidato.

E, se é sob pressão que as pessoas se revelam, é dessa forma que a dinâmica extrai características importantes do profissional. "As dinâmicas colocam os profissionais em situações conflitantes, de modo que sob pressão eles tenham de tomar decisões, trabalhando em grupo e com opiniões diversas", explica a consultora da Right Management, Regina Martins.

Para Aloísio Buoro, consultor da DBM, o grande segredo para ser bem-sucedido na dinâmica é enteder a proposta da atividade e agir com naturalidade, sem querer ser algo que não é. "Os recrutadores são treinados para identificar ações comportamentais, sinais de personalidade e conseguem facilmente perceber se o candidato está mentindo ou tendo comportamentos artificiais", afirma.

Sozinho ou em equipe?

Apesar de fazer parte de um grupo onde todos são concorrentes, é preciso ter um equilíbrio e saber a hora de competir e de ser equipe. Muitas vezes o objetivo da dinâmica é saber quem melhor se sai trabalhando em grupo. Nesse caso, a pessoa que ficar o tempo todo buscando se sobressair vai ser avaliada de maneira negativa. "É um limiar muito sutil entre competir e entender a importância do trabalho em equipe", diz Regina.

Buoro alerta que, mais uma vez, a observação é a chave do sucesso na dinâmica. Se a atividade proposta é que o grupo desenvolva um projeto, por exemplo, é preciso trabalhar em equipe. "Nesse caso, quem quiser fazer todas as atividades isoladamente não vai receber destaque, mas, sim, ser avaliado como uma pessoa com dificuldades de se relacionar e trabalhar em grupo". Segundo o consultor é preciso estar atento para perceber o momento de cooperar e o momento de competir. "Algumas pessoas querem discutir opiniões como se fosse uma competição de certo ou errado. Elas não se dão conta de que a avaliação é muito mais pela atitude, pela postura do que pela opinião em si", considera.

Definitivamente, querer impor idéias não é o caminho. "O conflito é o que permeia a dinâmica de grupo, ele é muito útil no debate de idéias, mas se perde quando as pessoas começam a se agredir", afirma Regina.

Dica de quem sabe

Especialistas no assunto, Regina Martins e Aloísio Buoro dão dicas práticas de como ser bem-sucedido na dinâmica de grupo.



 

sexta-feira, 18 de março de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia da entrevista: acerte na roupa

Currículo bem elaborado, portfólio em mãos, firmeza nas informações. Com certeza esses pontos são muito importantes para conquistar uma vaga de emprego. Mas, além disso, a apresentação pessoal é essencial para causar uma boa impressão. E para quem ainda tem dúvidas, aí vai a resposta: a roupa faz, sim, diferença na hora da entrevista de emprego. "A escolha de o que vestir é fundamental", garante a consultora de etiqueta corporativa, Lícia Egger.

Ela afirma que a atenção do selecionador tem de ficar nas experiências e competências do profissional e não focada em extravagâncias. Por isso, fique atento às dicas da especialista e acerte na escolha da roupa.

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego:


Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!

1. Fale sobre si.

Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?

Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?

Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

5. O que procura num emprego?

As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.

Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?

Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?

Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. E pontos negativos/defeitos?

Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.

      11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

     Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre       alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?

Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

MEGAFONE É...

... Aparelho de forma cônica usado para ampliar o som; porta-voz; aparelho que uma pessoa pode usar para fazer-se ouvir à distância. Uma pessoa, ao utilizar-se de um megafone, fala ou grita em um bocal em um dos extremos. O megafone aumenta o som da voz porque orienta as ondas sonoras em uma direção e evita que se espalhem em todas as direções.